Moda
Até pouco tempo atrás a moda era algo feito em alguns poucos países europeus e nos Estados Unidos, e exportado para o resto do mundo. O máximo do chique era comprar uma roupa de uma grife estrangeira, principalmente de alguma que houvesse lançado um conceito em desfiles e semanas de moda nos países que ditavam a regra desse mundo.
No entanto, a globalização não surtiu efeito apenas para as indústrias: o mundo da moda também passou por transformações e se tornou mais receptivo a influencias de outros países. Estilistas de outros países começaram a fazer sucesso e lançar tendências com um toque da cultura local, tornando a moda mais democrática e colorida. Além disso, a participação de modelos de vários lugares do mundo dinamizou os desfiles, que até então possuía poucas mulheres que não possuíssem um padrão europeu de beleza e diversificando os modelos apresentados. Atualmente países como Indonésia, África do Sul e China lançam suas semanas de moda, entrando em um mercado que movimenta bilhões anualmente, e não apenas como expectadores ou importadores de tendências, mas como participantes do segmento.
Semanas de Moda ao Redor do Mundo
A África do Sul realizou sua semana de moda em 2009 e apresentou nas passarelas de Johanesburgo 5 estilistas representando 21 países africanos. As roupas apresentadas possuíam bastante influencia da cultura africana, como as apresentadas pela marca nigeriana African Mosaique. Outro país africano que vem ganhando destaque no mundo da moda é o Quênia, que apresenta desfiles com roupas características como o maasai. Hong Kong apresentou sua coleção de moda para a temporada de outono-inverno 2011, e também se notou forte influencia da cultura chinesa nas roupas apresentadas, desde os vestidos com recortes de leques orientais até os tecidos coloridos com motivos comuns ao país.
O Paquistão apresentou em abril sua segunda semana de moda realizada em Karachi, com modelos vestindo roupas características do local de maioria muçulmana. Almaty é a maior cidade do Casaquistão e também possui sua Semana de Moda, cuja primeira edição ocorreu em 2008. Embora as roupas possuam inspiração nos trajes muçulmanos, os estilistas são bem mais ousados do que os do Paquistão (onde o medo de um ataque terrorista tornou as exibições mais discretas). A marca Kenje, por exemplo, exibiu um modelo rosa curto e com transparências.
Moda da Indonési
A Semana de Moda da Indonésia ocorreu também em 2009, e contou com a participação de 60 estilistas. A Índia realizou em março sua Semana de Moda em Mumbai, com desfiles de roupas produzidas por Payal Singhal. Segundo o estilista a intenção do desfile é integrar a Índia na moda. Essas Semanas de Moda promovidas por diversos países contribuem para tornar da moda um mundo mais diverso, construído a partir das diferenças.
Neto