Francisco Costa, brasileiro de Minas Gerais é diretor de criação da Calvin Klein e dia 9 de junho apresentou em Nova York o que foi apenas uma mostra do que será a proposta da marca em relação à coleção de moda feminina para a temporada de primavera-verão 2011.
Nesta os destaques ficam por conta das formas sofisticadas e naturais, dos comprimentos agora longos e das cores em tons suaves. É o romantismo renascendo, algo que é muito próprio para a estação.
Como o brasileiro ficou conhecido
É costume dizer que mineiro pode ser encontrado em qualquer lugar do mundo, mas Francisco Costa, este brasileiro que hoje é um homem de sucesso, em 2003 quando era ainda um desconhecido, de repente se viu lançado a um lugar que poucos freqüentam.
Foi no final de um desfile da Calvin Klein na Semana de Moda de Nova York que esse mineiro que até então poucos tinham escutado falar a não ser que fossem do meio da moda, ao subir na passarela foi muito aplaudido pela coleção apresentada.
Esta ainda não seria a consagração, mas bastou o fato de saberem que o grande criador da Calvin Klein não mais estava à frente da marca e que este posto havia sido assumido por um ilustre desconhecido foi mais do que suficiente para que as atenções todas se voltassem para ele.
Prêmios ganhos
O tempo foi se encarregando de fazer com que Costa se firmasse mais como estilista da grande marca e seu trabalho acabou finalmente tendo o merecido reconhecimento quando em 2006 e novamente em 2008 se tornou o ganhador do premio de melhor estilista do Council of Fashion Designers dos Estados Unidos (CFDA).
Sobre amostra primavera-verão
Segundo Costa, a coleção se apresenta com uma suave atmosfera, mas permanece sendo muito feminina e isto é especialmente para mulheres fortes e confiantes em si mesmas.
Novidades da coleção
Entre as várias novidades que a coleção apresenta estão às jaquetas e em especial as saias longas que vão despedindo as saias curtas trazendo de volta um estilo que favorece em muito a maioria das mulheres. As cinturas altas para saias e vestidos trazem aquele visual sofisticado especialmente se o look for complementado por um belo salto alto.
Todos estes detalhes só fazem revelar a feminilidade e a elegância que muitos modelos às vezes fazem questão de esconder. Em muitos dos modelos apresentados dá para notar os detalhes feitos a mão o que só vem agregar valor ao trabalho da coleção como um todo.
As cores
A paleta de cores usada pelo estilista é composta muito por cores naturais, desde o branco giz, passando pelo marfim e daí para os cinzentos, seguindo-se os tons em verde água, os amarelos e os tons terra.