As tranças são penteados bonitos e que chamam muita atenção, elas são usadas desde os tempos remotos e nos dias de hoje ainda são modernas e atuais.
Na Antiguidade
Os penteados são usados desde a antiguidade, nessa época, mulheres egípcias e romanas faziam o uso de uma mistura muito conhecida, na qual tinha ingredientes como argila e água, que faziam com que os cabelos ficassem, mesmo que por pouco tempo, ondulados. Após fazer essa mistura, as mulheres pesavam ela nos cabelos, enrolando as mechas em rolinhos de madeira e após isso ficavam no debaixo do sol até a argila secar. As egípcias tinham o costume de utilizar os cabelos presos no alto da cabeça, e quando havia alguma ocasião especial essas mulheres chegavam até a usar perucas pretas com alguns enfeites feitos de marfim ou até mesmo ouro.
Já as gregas e romanas era, em grade maioria, loiras e pintavam e coloriam o cabelo com hena, e uma curiosidade interessante é que as mulheres mais ricas dessa sociedade, usavam o cabelo salpicado com um pó de ouro. Outro fato interessante é que as mulheres romãs tingiam seus cabelos com sabão amarelo e usavam perucas que eram feitas com cabelos da cor loira de escravos bárbaros da época.
Época Medieval
Já em outra época, um pouco mais tarde, por volta do século XV, era comum que as mulheres arrancassem os fios que ficam em frente da cabeça para que assim elas passassem a impressão de que possuíam uma face um pouco maior, característica essa que era muito admirada na época. No século XVI, por influência da rainha Elizabeth segunda, virou uma moda rostos brancos carregados de pó de arroz, além das muito famosas e usadas perucas vermelhas. Não pensem que as perucas eram simples, pelo contrário, elas ficavam cada vez mais elaboras e cheia de cores e detalhes e repletas de “glamour”. Essas eram tão inusitadas e até mesmo excêntricas que algumas faziam o uso de gaiolas para que o cabelo fosse modelado modificando assim seus penteados.
Uma curiosidade que pode ser contada é o fato de que algumas mulheres faziam ainda o uso de dejetos de pássaros como andorinhas em sua cabeça, no cabelo, por debaixo das perucas, faziam isso porque normalmente os cabelos que ficavam por debaixo dessas perucas eram curtos e ficavam sempre sujos.
História Das Tranças
Os penteados que são conhecidos como trança, estão hoje em dia, e sempre estiveram na moda, sendo um penteado muito conhecido em todo o mundo. Elas são versáteis e além disso combinam com as estações do ano e ocasiões, sejam essas ocasiões, festas de aniversário, casamentos, shows, tudo. Outra vantagem é que esse penteado combina e fica bonito em todos os tipos de cabelo, sejam eles grandes, curtos, lisos, cacheados, ondulados ou crespos. Podemos dizer que esse é também um penteado fácil e que todos sabem fazer, é necessário somente três mechas de cabelo. Sabendo de tudo isso que tal iniciarmos o estudo da história e do surgimento desse penteado tão usado mundialmente.
De acordo com alguns registros de estudiosos, foram encontradas na época de vinte e dois mil anos, antes de Cristo, as primeiras tranças, essas que estavam em estátuas de Vênus de Brassempouv e também na de Willendorf. Entretanto, essa técnica de tranças o cabelo foi somente notada mais tarde, no período de três mil e quinhentos anos, antes de Cristo, no território onde se encontra o continente africano. Esse penteado, nesse período era muito usado com a finalidade de identificar todo o tipo de coisa, desde de estado civil, tribos, religião a até mesmo a posição social que a pessoa ocupava na sociedade. Em cercas culturas de origem africana, por exemplo, a trança era usada como uma ferramenta de linguagem.
Já no antigo Egito, o penteado carregava consigo o sinônimo de riqueza, quando uma pessoa tinha tranças isso significava que ela tinha dinheiro e ocupava uma alta posição na sociedade. Não em vão, Cleópatra, sempre esbanjava diversas tranças em sua cabeça e essas vinham acompanhadas de fios de ouro. Por outro lado, os homens que costumavam utilizar esses penteados na barba, carregavam o significado de ser próximos dos Deuses. Mesmo morrendo, essas pessoas continuavam com esses penteados na cabeça.
Na Grécia antiga, as mulheres a partir de um momento a elaborar penteados que vinham acompanhados de arames, linhas, tudo que poderia armar o coque da trança. Na Idade Média, apesar de as mulheres usarem toucas, o que vinha embaixo delas eram na maioria das vezes tranças. Sendo assim, podemos ver como cada cultura tem uma relação diferente com esse penteado. Por exemplo, aqui no nosso país, Brasil, foi com os escravos, no período colonial, que tivemos o primeiro contato com as tranças. Entretanto, apesar disso, foi somente na época de mil novecentos e setenta que esse penteado entrou para a moda, o movimento que ajudou a realizar isso foi o movimento hippie.
Trança Boxeadora com Jumbo – Quanto Tempo Dura?
A Trança boxeadora é uma espécie de trança que está muito na moda no dia a dia, ela surgiu como um penteado prático e útil, que era usado principalmente por lutadoras, e por isso o nome. Esse penteado é versátil e combina com todos os cabelos. Algumas dúvidas costumam acompanhar esse penteado e elas vão ser respondidas logo a seguir.
Quanto custa? O preço varia bastante de lugar para lugar, mas podemos dizer que fica em uma média de 90 reais, contando com a mão de obra e também com os apliques que podem ser usados caso você queira aumentar o tamanho delas.
Como conservar? Uma dica boa é usar uma touca de cetim para dormir, essa evita o frizz.
Quando tempo dura? Entre 7 e dez dias.
Estraga o cabelo? Se você fizer a manutenção adequada e com um bom profissional o cabelo não estraga.