Trança Boxeadora Com Fita

As tranças são um penteado muitas vezes simples e fácil de fazer, que sempre deixam um visual diferenciado e estiloso. Mas você sabe qual é a origem desse penteado que está tão presente nos dias atuais?

Origem Das Tranças

Essa forma de arrumar o cabelo já é utilizada desde três mil e quinhentos antes de Cristo, e ela surgiu juntamente com a civilização africana. Acredita-se que as primeiras tranças que surgiram foram as que hoje chamamos de nagô. Mas esse penteado é algo estritamente ligado as mulheres, elas utilizaram tranças na Grécia Antiga, na Idade Média, e em diversos períodos históricos.

Em muitas culturas as tranças no cabelo não são somente um penteado diferente. Elas estão inteiramente ligadas a idade, origem, tribo, estado civil, posição social, ou outros fatores que definem realmente quem aquela pessoa é. Os penteados com trança se tornaram uma espécie de marco de posição da pessoa por exemplo durante o século XV, quando se começou a escravidão. Foi através da escravidão que as tranças vieram ao Brasil, e as escravas eram quem utilizavam esse penteado.

Depois, nos anos setenta e a explosão do movimento hippie, as tranças se tornaram uma das expressões de tal movimento, algo característico daqueles adeptos. E a partir de então, mesmo que alguns anos as tranças não estejam totalmente em alta na moda, elas nunca realmente saíram do gosto popular. As tranças então são bem mais que simples penteados, elas já foram uma figura importante e com representações diversas tanto em algumas culturas como em movimentos que ocorreram ao longo dos anos.

Caindo No Gosto Popular

Uma das coisas mais legais que se pode destacar quando falamos sobre essa forma de arrumar o cabelo, é a quantidade de tipos de trança que podemos fazer o que se torna uma opção de penteado para muitas ocasiões. E é essa variedade que fez com que elas caíssem no gosto popular, pois com a possibilidade de várias formas, acaba sendo fácil encontrar um estilo que combina mais com você. Algumas tranças passam sensualidade, outra feminilidade, outras são mais infantis e por assim vai, basta escolher o modelo que se adequa a você.

Um tipo de trança que surgiu nas ruas e entre as famosas nos últimos tempos  foi a trança boxeadora.

A trança boxeadora era tradicionalmente utilizada pelas mulheres que praticam esportes no geral, por ser um penteado que prende o cabelo de forma bastante segura. Com a popularidade do MMA, modalidade de luta que se tornou mais conhecida nos últimos tempos, esse penteado acabou encantando as mulheres que perceberam que ali estava algo diferenciado e bonito.

Nos ringues a trança é utilizada pois se feita de maneira bem firme, é impossível que o cabelo se solte e atrapalhe durante a luta. Já as mulheres que aderiram o penteado para o dia a dia, procuram um penteado com estilo, que é marcante e se encaixa em diferentes ocasiões.

Passo a Passo Da Trança Boxeadora

A trança boxeadora pode até parecer um penteado fácil, mas para você conseguir fazer é preciso conhecer um pouco das técnicas e também ter um braço forte, pois ele ficará elevado e pode doer. Ela consiste basicamente em duas tranças embutidas, então se você não tem costume de fazer trança embutida, tente treinar um pouco uma só, para depois passar para duas. Segue abaixo um passo a passo para facilitar na hora de fazer o penteado:

  1. Para começar, você deve preparar os seus fios. O ideal é utilizar um produto que de ao cabelo mais textura, isso é possível com uma pomada ou mousse. A textura vai ajudar que o cabelo não fique escorrendo dos dedos, e assim complique mais na hora de trançar. Cabelos recém lavados podem ser mais difícil de trançar, assim como fios que acabaram de passar por uma hidratação poderosa e se encontram sedosos.
  2. Depois você irá dividir o seu cabelo, para facilitar pegue um pente com ponta fina e faça um risco, do meio da testa até o fim da nuca, assim separando o cabelo em duas partes iguais. Para facilitar, você pode prender uma das partes em um coque, para que os cabelos não se misturem.
  3. Para começar a trançar, você irá separar três mechas de cabelo finas, bem na parte da frente da cabeça. Você começa a fazer uma trança embutida, mas ela não segue o padrão da trança embutida normal, a ideia é que ela fique em alto relevo, dessa forma, ao invés de trançar as mechas por cima, deve passar elas por baixo da mecha que está no meio, assim ficará com um efeito visual diferente da trança embutida comum.
  4. A partir do posicionamento da sua trança, você escolherá qual será o efeito do seu penteado. Se você aproximar a trança da orelha, ela ficara com um jeito mais romântico. Se a trança for feita mais pelo meio da cabeça, o efeito será mais forte e causará um impacto visual mais despojado.
  5. Quando acabar a nuca, a trança será feita da maneira de uma trança comum. Nesse ponto, ela deve ser bem apertada pois assim ela ficará bem rente a cabeça e não se soltará.
  6. Depois repita o processo do outro lado. O estilo final da sua trança você que escolhe, mas o legal é que ela tenha um acabamento mais bagunçado, você pode puxar alguns fios para ficarem soltos no rosto e também puxar levemente os gominhos da trança.
  7. Finalize com um pouco de pomada ou um spray de fixação, assim tudo ficará no lugar.

Trança Boxeadora Com Fita

A moda tem estado em constante mudança, onde sempre é possível adicionar algo novo para que cause um efeito visual totalmente diferente do original, criando vários estilos e formas diferentes. O mesmo acontece com os penteados, quando adicionamos alguns enfeites e coisas que podem diferenciar criamos um novo estilo.

Isso ocorreu com as tranças e fitas, sim, fitas coloridas que passarão uma imagem mais alegre para o seu look. Esse tipo de penteado começou a fazer sucesso em festivais de músicas, onde as mulheres querem ousar e mudar o seu estilo, depois ele acabou caindo também no gosto popular.

A trança boxeadora com fita pode ser usada de duas formas. Você pode prender fitas as mechas para que trance o cabelo com elas, seguindo o passo a passo que foi mostrado anteriormente, assim ambas as tranças terão um colorido, ou vários, desde o inicio. Você também pode usar uma fita para unir as duas tranças no final da nuca, dessa forma você terá três tranças, sendo que a ultima delas terá o colorido das fitas.

Onde E Com Que Usar?

A trança boxeadora com fita pode ser tanto um penteado descolado, que transmite estilo, como algo mais romântico e feminino.

Quando você possui um estilo mais alternativo, a trança boxeadora com fita será perfeita para locais como festivais, baladas e ambientes menos formais. A roupa deve ser combinada de acordo com o seu estilo, você pode ir desde o mais básico até a looks mais “performáticos”. A trança boxeadora com fita pode ser perfeitamente usada com um vestido colocado ao corpo e uma jaqueta. Ela também vai bem com uma calça boyfriend e camiseta com tênis. Outra combinação muito legal e que serve pra maioria dos ambientes é um short de cintura alta com um cropped. O importante aqui é você se sentir bem.

Já a trança usada para propor um estilo mais romântico, é mais soltinha e combina perfeitamente com vestidos, saias, tudo mais leve e solto. O legal aqui é combinar estampas como o floral, o poá, dentre outras. Assim como no que foi falado acima, o ambiente e a forma de se vestir tem que estar condizendo com o seu conforto.

Maquiagem E Acessórios

As tranças tem o poder de mostrar mais o rosto das pessoas, e com isso dar ênfase a face e as suas expressões. É por isso que quando se está utilizando trança, você precisa dar uma atenção especial a sua maquiagem e também aos acessórios que serão combinados.

No que se refere aos acessórios, procure chamar mais atenção ou nos brincos ou nos colares. No geral os brincos maiores são mais legais para se combinar com esse tipo de penteado. Aposte nas argolas e você com certeza não se arrependerá! Além disso, os maxi colares também caem bem, dependendo do local onde serão usados. Ao optar por um dos acessórios maior, utilize no outro algo mais simples, combinações como argola e gargantilha, ou maxi colar e um brinco de perolas simples.

Se tratando da maquiagem, devemos dar atenção especial a nossa pele. Ultimamente vem havendo uma explosão de maquiagem clean, onde não se pesa muito no batom ou sombra, tentando dar um visual mais saudável ao rosto. Sendo assim ou com maquiagem mais pesada, você precisa lembrar que com a trança o seu rosto estará totalmente a mostra, dessa forma, o importante é que a maquiagem seja impecável e não evidencie possíveis defeitos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cabelo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *