Cabelos
Não há duvidas de que as mulheres são eternas insatisfeitas com seus cabelos, as loiras querem ser morenas, as lisas querem ficar crespas, e as crespas também desejam um cabelo liso e escorrido. Se o cabelo não fica bem como o desejado, muitas apelam para alisamentos permanentes e tratamento com químicas fortes e que prometem um resultado eficaz e duradouro. Mas para quem não quer tomar uma medida tão cara e radical a chapinha ou prancha é um produto eficaz e pratico de ser usado, pois é possível executá-lo sozinha e em casa. Parece que até pode ser dito que o cabelo liso virou uma questão cultural no Brasil, pois a moda pegou de um jeito, que é difícil uma adolescente não ter ou querer a chapinha.
Antigamente era comum o improviso da chapinha, porque o desejo de um cabelo bonito e liso sempre existiu. E as mulheres acabam fazendo verdadeiras loucuras para deixá-lo como desejavam, usando, muitas vezes, o ferro de passar roupa e algum material para cobrir o cabelo e assim passar as madeixas até ficarem bem esticadas. É obvio que esse método arcaico não era nada seguro e colocava as mulheres em situações de risco, pois devia ser bem fácil queimar o rosto ao manusear a invenção caseira.
Tecnologia
E para felicidade feminina e também masculina, hoje em dia as chapinhas só estão se aprimorando, tornando-se mais leves e eficazes no quesito “cabelo muito liso”. Outra vantagem é que depois de usá-la é possível manter o cabelo alisado por uns dois dias, pois só com o efeito do calor e prensa já é possível conservá-lo no efeito desejado. Isso sem lavar, pois não é permitido o uso de outros produtos de fixação junto ao aparelho.
Como Usar a Chapinha
O uso da chapinha é muito simples, basta lavar os cabelos e secá-los bem antes de utilizá-la, pois o cabelo não pode estar molhado durante o processo. A prancha deve ser aplicada da raiz até as pontas seguindo o sentido dos fios. Evitando fazer interrupção. Não é necessário passar o aparelho mais de duas vezes em uma mecha, caso o cabelo seja muito crespo, opte por dividi-lo em mechas menores. Os únicos produtos permitidos são os termos ativos e esses devem ser aplicados antes de passa a prancha. E é interessante consultar um profissional quanto a qualidade e eficácia desses produtos. É provável que o uso contínuo agrida o cabelo então evite usá-lo diariamente e procure hidratá-lo sempre que possível. O ideal é ter uma rotina de hidratação quinzenal ou mensal dependendo da necessidade do cabelo. E muita atenção na qualidade do aparelho, uma chapinha com defeito pode queimar durante o uso e causas danos irreparáveis ao cabelo, quando não provocam danos mais sérios.
Autoria: Clarissa Pippi