Tingir os cabelos atualmente é uma das principais formas de mudar o visual para as mulheres, além de que o tom do cabelo pode tanto passar um ar mais sensual, como um de maior seriedade e outro mais jovial. Para fazer a escolha certa basta combinar o tom com um bom corte para seu tipo de rosto e arrasar em todas as ocasiões da sua vida. Hoje em dia é muito fácil tingir os cabelos e muitas mulheres optam até por fazer o procedimento em casa, outras vão a salões e com um bom profissional conseguem chegar a qualquer tom desejado, o fato é que se tornou algo muito comum e corriqueiro, você encontra tintura para cabelos em supermercados, perfumarias, farmácias e etc. Mas quando foi que as mulheres começaram a tingir os cabelos e o que elas usavam antigamente?
A tintura nos cabelos remete a época da Cleópatra, no ano de mil e duzentos, a rainha do Egito mais famosa da história possuía cabelos extremamente pretos, para parecer com ela suas súditas tingiam os fios com kohl e henna. Em mil e quinhentos outra rainha se destacava por seus cabelos, Elizabeth I, essa com belos cabelos ruivos, o que fez várias pessoas usarem tinturas como henna para ficarem parecidas com ela.
Mas foi em mil oitocentos e sessenta e três que August Wilhelm von Hofmann revolucionou a industria dos cosméticos, descobrindo as propriedades de coloração do PPD (parafenilenodiamina), levando a criação de tinturas para os cabelos. Quatro anos depois uma parceria entre o químico britânico E.H. Thiellay e o cabeleireiro francês Leon Hugot descobriu os benefícios do peróxido de hidrogênio, que comparado a soluções alcalinas, provocava menos queda de cabelo. Esse tipo de tintura é o mais utilizado no mercado atual, porém foi sofrendo algumas melhorias ao longo do tempo. Em mil novecentos e sete o fundador do Grupo L’Oréal, Eugene Schueller desenvolveu a primeira tintura permanente oxidante, capaz de clarear os fios. Com os anos foram surgindo novas invenções que são aliadas das mulheres e de quem mais desejar mudar o visual.
Hoje em dia as mulheres podem ter os cabelos nas mais variadas cores e tons, não é difícil de se ver pessoas com cabelos coloridos como verde, azul, rosa, além dos tons mais comuns como ruivo e loiro. Mas o que predomina entre as mulheres são os tons de cabelo castanho, chocolate, marrom, etc. A maioria das mulheres nascem com esses tons de cabelo, e mesmo algumas que não nascem os escolhem por ser um tom que sempre fica bonito e não é muito trabalhoso para cuidar (como o caso do ruivo e loiro).
Um tom que tem chamado bastante atenção das mulheres é o cabelo chocolate dourado, que tem promessa de ser um sucesso no inverno de dois mil e dezoito. A cor na verdade é impossível de sair de moda. O tom de chocolate com nuances douradas da um ar de jovialidade e ao mesmo tempo ilumina os fios. Para chegar nesse tom o mais recomendado é procurar um profissional, pois muitas vezes não basta tingir os fios, é preciso descolorir ou uma tinta mais potente, porém se o desejo é fazer em casa você encontrará o tom de várias marcas. O chocolate é uma versão mais quente do castanho, e combina com qualquer tom de pele, desde as mais branquinhas as morenas e negras, ele irá se encaixar com todo tom de pele e com todos os cortes de cabelo, além de combinar com as pessoas mais jovens e também as mais velhas. O tom de chocolate consegue realçar a pele morena dando a ideia de bronzeado, casar com a pele negra e deixar as branquinhas ainda mais charmosas.
Após tingir os cabelos pela primeira vez há alguns cuidados que devem ser tomados para não perder a vida dos fios, tente usar um shampoo e condicionador para cabelos tingidos, procure não ficar muito tempo no sol pois ele desbota a cor. Faça uma rotina de tratamentos incluindo hidratação nutrição e reconstrução dos fios se necessário. Evite ao máximo lavar os fios com água muito quente, se possível use água fria, se você não consegue deixe ela morna.
A tintura pode ser feita tanto com tinta permanente como com tonalizante, dependendo do método que você achar mais eficiente, e a manutenção vai de acordo com o método utilizado, quando se usa o tonalizante retoque é feito após mais ou menos trinta lavagens, já a tintura varia de quinze a trinta dias.
O cabelo chocolate dourado é uma se encaixa naquelas pessoas que desejam mudar o visual porém não pretendem ousar muito ou se destacar dos demais, o tom da vida ao cabelo, proporciona fios mais bonitos e se cuidados bem destacam-se por sua beleza quase que natural. Combinando com todos os estilos e gostos é uma ótima opção!