Um Pouco da História das Tinturas para Cabelo
Quando pensamos em cores para o cabelo logo vem a nossa cabeça uma infinitude de possibilidades que temos acesso para renovar o visual. Quando tratamos de cuidados capilares, há algumas ressalvas a se fazer para que o cabelo pareça sempre saudável e bem cuidado, e que assim possamos nos sentir bem com o nosso visual. Ao longo dos anos, algumas cores de cabelo tem seu “ápice” digamos assim, e depois se tornam menos recorrentes, aquelas que se acostumam a seguir a moda, acabam acompanhando e trocando novamente a cor das suas madeixas. Pode parecer estranho, mas a ideia de se passar tintura nos cabelos vem do Egito Antigo, com uma das mulheres de maiores destaque da história do mundo: a Cleópatra. Foi inspirado em seus fios pretos, que as mulheres começaram a tingir os seus cabelos para que pudessem ficar mais parecida com aquela mulher que tanto admiravam. Ao longo dos séculos isso continuou ocorrendo, quando havia uma mulher de grande influência, as pessoas ao seu redor queriam ficar parecidas com ela, isso também ocorreu na época em que viveu a Rainha Elizabeth I, ela era ruiva, e impressionava com sua beleza, assim as mulheres começavam a tingir os cabelos para que parecessem com elas.
Depois de muito anos, foi criada a tintura que conhecemos, e utilizamos, em nossos cabelos hoje, foi somente no ano de mil novecentos e sete que ela apareceu, criada pelo pelo fundador do Grupo L’Oréal, Eugene Schueller. Com isso, as mulheres conseguiram alcançar novas colorações para o cabelo, e podendo diversificar ainda mais a sua aparência. Mas pensa que o fenômeno de “copiar” as mulheres influentes acabou? Não! O que mudou foi o foco, pois hoje em dia não há apenas uma mulher que inspira todas as outras, nos constantemente nos inspiramos em atrizes, modelos, cantoras, influenciadoras, enfim, todo tipo de gente que está na mídia e que temos acesso a sua figura, acabamos por nos inspirar neles, e elas de antemão se inspiram nas tendências do mundo da moda, por exemplo, qual cor de cabelo é a cor da próxima estação. Podemos dizer que no final dos anos noventa e no começo dos anos dois mil, o cabelo loiro e com luzes foi um sucesso, por volta de dois mil e quinze houve um bum de cabelos coloridos, verde, azul, rosa, roxo… Um tempo depois foi a vez do ruivo bem vivo, muitas pessoas aderiram esse ruivo tanto famosas como mulheres comuns que queriam mudar o visual seguindo a moda. Podemos dizer que atualmente, e provavelmente para as próximas estações, o que estão em alta são os cabelos com cores mais fechadas por assim dizer. Loiro escuro, preto, e o vermelho amarronzado. De todos esses, talvez o mais incomum seja o vermelho amarronzado, é por isso que nesse artigo vamos dar mais detalhes sobre ele, e também algumas dicas de como você pode atingir essa cor, além de cuidados necessários com os fios tingidos.
O Vermelho Amarronzado
Como foi dito anteriormente, atualmente está em alta as cores mais fechadas, aquelas que passam mais seriedade, mas sem perder o estilo o vermelho amarronzado é um ótimo exemplo disso. Nessa cor, há um contraste no tom, além de parecer um ruivo, mas ele lembra muito o marrom, de modo que o contraste que há entre as cores fique na medida certa. Por isso, se você tem pensado em repaginar o visual, e não sabe ao cedo no que apostar, pense no vermelho amarronzado, ele irá iluminar seu rosto de uma maneira bela e sutil.
Para se obter essa cor, é preciso de uma base de castanho junto do vermelho, o interessante é que ele pode mudar e estar em várias nuances, pois se você utilizar um castanho claro, a cor sairá mais iluminada, já um castanho mais escuro dará você um visual mais escuro sem perder todo o charme da cor. Se você quer um cabelo mais claro, aposte num castanho em tons mais claros, e num vermelho mais fechado, essa combinação irá lhe render uma combinação de cores que conversam entre si. Já se você prefere um castanho mais escuro, aposte em um vermelho mais vivo, essa combinação irá trazer mais charme ao seu visual, e maior iluminação ao seu rosto. Além disso, se você quer mudar o visual mas não consegue fazer uma mudança radical, tente começar com mechas no seu cabelo convencional. Uma boa opção é fazer mechas do marrom avermelhado em um tom próximo do seu natural, por isso siga a linha de encontrar um tom de castanho parecido com o seu cabelo, e o misture a um vermelho mais ou menos vivo, dependendo de qual é a o seu resultado final desejado.
Cuidados com o Cabelo
Se você pretende tingir seus fios, é necessário tomar alguns cuidados tanto antes quanto depois da coloração. É fato, por mais que você esteja fazendo a tintura com o melhor profissional de sua cidade, o seu cabelo irá ressecar (em alguns casos de forma mais brusca e em outros de forma mais leve), o nível de ressecamento irá depender dos seus cuidados tanto antes como depois da coloração.
Como a tintura utiliza água oxigenada para que se abra as cutículas do cabelo e assim possa entrar a cor, seu cabelo será danificado por esse processo. O primeiro passo para fazer a coloração e manter seus cabelos saudáveis é procurar um bom profissional, ele irá lhe recomendar os passos corretos para a pré coloração, alguns recomendam shampoos e condicionadores ideais para esse fim, onde se começa um tratamento antes do processo em si. O profissional também irá lhe ajudar a cuidar dos fios e dar dicas de como você deve manter o cuidado em casa, para que se mantenha saudável. Ele fará um teste de mecha para ver se seu cabelo reage bem a coloração, uma hidratação pós a tintura, e lhe recomendará bons produtos.
Mas, se você pretende mudar o visual em casa, você também pode tomar alguns cuidados para que seu cabelo mantenha-se saudável. O primeiro passo é iniciar um tratamento mais ou menos dois meses antes da coloração, pode-se parecer absurdo ser algo com tanto tempo assim, mas dessa forma, se seu cabelo não estiver saudável, você pode tentar recupera-lo. O indicado é que você siga um cronograma capilar, você pode adequá-lo as necessidades do seu cabelo, por exemplo se você precisa mais de hidratação, reconstrução ou nutrição, o fato é que todos os fios precisam desses três indicativos, então você verá qual o mais necessário pra você e assim montar um cronograma da sua forma. Os produtos para o cronograma capilar podem ser os mais básicos possíveis como – uma mascara hidratante, uma mascara reconstrutora ou uma queratina liquida, e uma mascara de nutrição ou um óleo vegetal, como óleo de coco, azeite, etc – mas também pode-se comprar produtos mais caros, isso vai de acordo com as condições do seu cabelo e suas condições financeiras também. Invista em produtos livre de sulfato, parafinas e demais produtos que podem danificar o cabelo, invista nos mais naturais possíveis.
O tratamento mais moderado pode ser iniciado em dois meses antes, mas nos dez dias antes de fazer a coloração, recomenda-se que haja ainda um maior cuidado com o cabelo. Comece com uma boa reconstrução dos fios. Dois dias depois, oito dias antes de tingir, utilize bons produtos para uma boa hidratação. Seis dias antes, faça uma nutrição, pode-se misturar alguns óleos para obter uma boa nutrição. Quatro dias antes você pode fazer uma reposição de aminoácidos nos fios, há produtos específicos para isso. Dois dias antes você deve fazer uma hidratação nutritiva, dessa forma seus fios estarão molinhos e mais propensos a que se entre a tintura.
Para escolher a tintura, evite aquelas com produtos que danifique os fios, você pode perguntar no local em que for comprar qual a menos danosa. Depois de feito a coloração, inicia-se um tratamento intenso para manter os fios saudáveis. Você deve seguir com o cronograma capilar, para que seus fios se mantenham como estava antes da coloração. Evite lavagens em excesso pois elas desbotarão a tintura rápido. Há diversas linhas de produtos específicos para cabelos tingidos e ainda para cabelos avermelhados, faça uma busca por esses produtos para que seu cabelo mantenha a beleza e o brilho desejado.