Como as Roupas São Numeradas?

Como Foi Instituído

Quando vamos a uma loja comprar uma peça de roupa, não ficamos experimentando todos os tamanhos até achar um que sirva. E tampouco olhamos e levamos aquele que parece que vai servir. Geralmente, já vamos com um tamanho de roupa em mente, como um “vestido M” ou uma calça “número 40”. Isso acontece porque padronizamos o tamanho das roupas e atribuímos códigos a eles, que podem ser replicados a todas as outras roupas. Isso é bom pois facilita na hora de escolher as roupas.

Maiores

História da Numeração em Roupas

A Europa foi pioneira em pensar em um sistema para padronização do tamanho das roupas. O responsável foi Alexis Lavigne, alfaiate da esposa de Napoleão III (sobrinho do grande Napoleão Bonaparte). Além de ser alfaiate ele era inventor (inventou inclusive a fita métrica), e começou a pensar em uma maneira de facilitar seu trabalho. Todos os dias, ele precisava tirar medidas da esposa de Napoleão III, Eugênia, e isso aborrecia bastante a imperatriz. Para sanar essa dificuldade Lavigne inventou um busto artificial que podia ser usado para tirar medidas, sem que a imperatriz fosse incomodada. A idéia de criar roupas a partir de modelos iguais foi se difundindo.

Principais

Numeração Oficial do Brasil

No entanto, cada país possui a sua numeração já que os biótipos de cada povo são diferentes. No Brasil por exemplo, a primeira padonização oficial quanto a isso surgiu em 1995, e foi registrada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em um manual. Este manual  especifica quais são os tamanhos máximos e os mínimos que uma peça de roupa pode ter, incluindo as variações para crianças, homens e mulheres. A numeração é feita baseada nas medidas dos contornos do busto, tórax, pescoço e cintura, além da altura. Um exemplo é a numeção de paletós, que deve ser exatamente metade do tamanho do tórax do comprador. Uma pessoa que possui 100 centímetros de tórax deve comprar um paletó de número 50. Já camisas sociais masculinas levam em consideração o tamanho do pescoço, então alguém que tenha 38 centímetros de pescoço deve comprar uma camisa de número 38.

Como as Roupas São Numeradas?

Existe outro tipo de numeração que não utiliza números: é o padrão PP, P, M, G e GG (algumas confecções fazem até EGG), que seriam “muito pequeno”, “pequeno”, “médio”, “grande”, “muito grande” e “extra grande”. Para crianças, a medida usada é a idade. Uma criança de 10 anos deveria usar uma roupa de tamanho 10, por exemplo. A medida é apenas uma orientação para facilitar a vida do consumidor. Afinal, é comum ver crianças de 10 anos usando tamanho 8 ou 12 ou mulheres usando roupas maiores ou menores devido às características corporais.

Neto

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Roupas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *