Para entender a malha de poliéster, vamos conhecer o que é o poliéster. Trata-se de uma fibra sintética geralmente utilizada pelo setor têxtil. Esta fibra é considerada versátil, com ampla utilização em vestiários. O poliéster tem o preço bastante acessível, isso faz com que seja muito competitivo em relação ao algodão.
Em Paris, o poliéster voltou com força total, tem sido a grande tendência do momento e está por todos os lados. As recentes evoluções tecnológicas no tratamento da fibra deixaram a malha do poliéster mais fina e delicada, tais fatores levaram os estilistas a adotar essa malha cada vez mais.
Prós e Contras do Poliéster
O tecido, devido a sua reduzida espessura e extrema elasticidade, provoca algumas limitações como, uma imensa dificuldade de costurar e a impossibilidade de passar a ferro que quente. A malha do poliéster deve ser tratada com muito cuidado. Por ser uma fibra muito “dura”, apesar de leve, o poliéster foi uma glória na época do pós-guerra, pois essa malha não encolhia, deste modo não precisava ser engomada, secava rapidamente e era uma das malhas com o custo mais acessível.
De acordo com suas características, o poliéster rapidamente se tornou a fibra da moda, o que durou durante a década de 60 e 70. Para dançar, o poliéster é super indicado por sua elasticidade fenomenal. Apesar de tudo isso, no final dos anos 80 foi organizado um movimento anti-fibras sintéticas, infelizmente as pessoas entraram nesse ritmo e o consumo de poliéster demonstrou um declínio considerável.
Um dos maiores riscos de vestir roupas de poliéster é que sua fibra de plástico fica suscetível a incendiar, caso fique em contato com o fogo. Sem contar que é uma malha muito abafada que não ventila ar, isso deixa a pessoa com uma sensação horrível de “sufoco”.
Nos anos 80 e 90 a malha poliéster surge com uma “cara” nova, mais fina e bem mais leve, com esse novo formato a malha passou a ser utilizada em artigos de vestuário, como camisas e vestuário desportivo. A função mais importante do poliéster era proteger as pessoas contra o frio e vento.
Logo mais os estilistas começaram a tentar a mistura do poliéster com o algodão, e até mesmo com lã. Outro grande benefício desta malha é que o tecido de poliéster é impermeável e não amassa.
Atualmente, novos tipos de poliéster vêm sendo desenvolvidos, claro que esses avanços têm melhorado gradativamente as propriedades desta malha. Muitos criadores preferem o poliéster a materiais como linho, que enruga muito facilmente, outros criadores e estilistas apostam nesta malha por sua elasticidade e produzem muitos casacos e calças.
Nos últimos, anos o poliéster é visto por seus benefícios, porém ele pode ser tudo, menos uma malha “barata”, o preço já está superior ao preço dos tecidos de seda, mesmo com seus prós e contras o poliéster é bem visto no mercado, vale conferir.
Vídeos Sobre o Poliéster
Posts Relacionados
Veja dicas de roupas confortáveis para fazer ginástica e saiba como escolher as peças pelo tecido. As camisas de malhas são opções para quem gosta de roupas práticas e fáceis de serem lavadas. Conheça melhor a malha dry e a sua diferença do poliéster.
preciso de 14 metros de 100 poliester