A calça pantacourt (pantalona de comprimento mais curto) está na lista das tendências que vieram para ficar por um bom tempo e já caiu nas graças de muitas mulheres. É muito importante destacar que independente do seu biótipo há uma pantacourt para chamar de sua. Se você tem o quadril largo e/ou é baixinha e não quer que o modelo ressalte essas características pode utilizar os truques que vamos ensinar abaixo, mas lembre-se que essa não precisa ser uma preocupação já que cada pessoa tem um corpo único e sua própria beleza.
Pantacourt: Um Modelo Polêmico
As calças pantacourt estão aparecendo no street style desde 2015, sempre causando burburinho e polêmica pelo cumprimento que pode ser logo abaixo dos joelhos ou mídi (logo acima da canela). Outro ponto que desperta discussão é o fato de que a barra é mais larga como uma pantalona convencional. Inicialmente as peças tinham volume exagerado nas pernas para que durante o caminhar se confundissem com saias.
O passar dos anos ‘secou’ as pernas, hoje em dia é bem mais comum encontrar pantacourts que sejam um pouco mais próximas ao corpo e com a barra menos ampla. Embora esteja mais ajustada a calça ainda tem como característica marcante ser mais larguinha desde o quadril até a barra. No verão as calças pantacourt aparecem em tecidos leves e fluidos, já no inverno tecidos mais estruturados e pesados se tornam a melhor escolha.
Dicas Para Usar Pantacourt
Alongando a Silhueta
Peças midi, seja calça ou saia, podem criar um efeito de encurtamento visual da silhueta, isto é, te deixarão com a aparência de ser mais baixinha. Se essa é uma questão que te incomoda à dica é simples, aposta em looks monocromáticos com as calças pantacourt. Usando uma calça e uma blusa azul marinho, por exemplo, você ajudará a fazer com que sua silhueta pareça mais longilínea.
Outra opção é fazer uma combinação tom sobre tom que também reduz a sensação de achatamento. Optar por calçados que deixem o peito do pé livre, mesmo que não tenham salto, ajuda a dar a sensação de continuidade. Sapatos nude ajudam a quebrar essa sensação de corte da silhueta mesmo quando são fechados como um Oxford.
Equilíbrio Para o Quadril Largo
Para quem não quer enfatizar a largura do seu quadril com a calça pantacourt a sugestão é apostar em calças que não sejam tão largas (mas, também não fiquem justas) e cuja barra seja um pouco mais ampla. A ideia é fazer o equilíbrio da largura da barra com a largura do quadril tornando o conjunto mais harmônico. Se a barra da pantacourt tiver uma largura seca pode chamar ainda mais atenção para o quadril.
Outro truque que pode ajudar é acrescentar a produção uma terceira peça, um blazer ou cardigan que seja um pouco mais comprido (cobrindo as laterais do quadril) criando assim uma linha no centro do corpo afinando a silhueta. Blusas com a parte de trás mais longa que tapem o bumbum também funcionam bem para essa tarefa.
Pantacourt com Tênis Branco
Quando a pantacourt começou a se fortalecer entre as tendências de moda era bem mais comum ver looks no street style em que o sapato escolhido fosse um scapin ou uma sandália de tiras finas. Atualmente, os tênis esportivos, especialmente os brancos, estão mais presentes, pois promovem a quebra da peça elegante (a calça) com o mood descontraído (o tênis). Se esse look tiver uma t-shirt de banda ou um cropped estiloso ficará bem moderninho.
Não Tenha Medo de Ousar
A dica para quem está querendo usar calça pantacourt é não ter medo de ousar, pois o cumprimento da peça já irá se destacar. Lembre-se que quando uma pessoa tem um estilo reconhecidamente próprio não importam regrinhas de moda, pois todo mundo irá ficar atento somente ao diferencial da sua maneira de se expressar.