O modelo de calça pantacourt voltou a moda há algum tempo ganhando além das passarelas o gosto das famosas e das pessoas comuns, e não parece que ele irá sair de moda tão cedo. Com modelos que combinam com o dia a dia e com situações noturnas ou que pedem mais formalidade, ele completa e sofistica qualquer look. Pode-se parecer estranha inicialmente, mas acredite, é uma aposta que irá lhe deixar bonita em qualquer situação. A calça tem um bônus pois combina basicamente com todos os tipos de corpo, nesse artigo, iremos falar um pouco sobre a calça pantacourt e focar especialmente nas combinações possíveis para as mulheres plus size.
História da Calça Pantacourt
Há algumas versões e algumas explicações divergentes para o surgimento dessa peça, mas uma coisa é certa, ela não é algo atual. A versão mais difundida tem dois embasamentos, um é de que no século XVI as mulheres que eram contra o sistema aristocrático, usavam um modelo de calça chamada “Sans-cullottes”, que se assimilava as pantacourts. Mas foi no século XX, que a calça ganhou maior destaque, as roupas femininas da época eram basicamente saias e vestidos longos, que de certa forma impediam os movimentos das mulheres, elas não praticavam por exemplo atividades físicas, quando essas mulheres começaram a trabalhar, o uso de saias e vestidos eram inviáveis, então começaram a trabalhar as saias de forma a mudar esse quadro, primeiro cortaram a barra deixando a canela a mostra, depois a dividiram no meio, criando uma calça parecida com uma saia, a principal estilista dessa criação foi Elsa Schiaparelli, que foi uma das estilistas mais polêmicas da época. O modelo então estaria ligado a libertação das mulheres por padrões impostos a elas. Há também mais duas versões pouco difundidas do surgimento dessa peça, uma fala que era uma calça usada por volta de mil oitocentos e cinquenta, por baixo das saias. Uma outra versão diz que a peça é de origem chinesa. Qual tenha sido sua origem, uma coisa é certa, a calça virou hit nos anos setenta, época que o movimento hippie estava em alta.
O modelo de tecido leve, com uma boca de sino de cerca de quarenta e cinco centímetros, que lembra as calças pantalonas porém em um tamanho mais curto, ganhou o guarda roupa das mulheres dos anos setenta, que combinavam a peça com os mais diversos estilos, principalmente na cultura hippie. Ela deu uma desaparecida nos anos oitenta, voltando nos anos noventa com algumas variações, modelos de cintura mais baixa por exemplo, porém sumiu de novo nos anos dois mil. Mas por volta de dois mil e quatorze ou dois mil e quinze, a peça começou a aparecer novamente nos desfiles de estilistas famosos, mais tarde virando a peça desejo de todas as pessoas.
Modelos Atuais
As pantacourts dos dias de hoje geralmente tem sua cintura mais alta, geralmente no umbigo, e podem ser feitas nos mais diversos tecidos. Há modelos em jeans, couro, crepe, seda, alfaiataria, malha, veludo, moletom, enfim, a variedade ajuda na hora de combinar e montar o look, podendo escolher um tipo de tecido para cada ocasião. As estampas também são diversas, há os modelos mais básicos em tons escuros, outros mais coloridos e estampas, os jeans podem ser no estilo “destroyed”, ou mais certinho e formal. Não há duvidas quanto a variedade possível da peça, o que é muito bom na hora de escolher a sua, se você é mais reservada comece com uma calça preta e a insira em looks que lhe deixe confortável, pois não podemos negar, essa é uma peça extremamente marcante, após pegar o costume, quando menos esperar, você estará querendo uma de cada cor e tecido, e pensando que pode usa-la em qualquer ocasião. Isso se da pelo fato de que além de ser uma pela de grande estilo, o modelo é extremamente confortável, até nas versões e jeans, elas não são apertadas e não incomodam a movimentação e os possíveis afazeres, por isso é um ótimo investimento.
O Que é Plus Size?
No começo desse artigo foi falado que seriam dado dicas de como se usar a calça pantacourt sendo uma pessoa pluz size, mas afinal, o que é isso? No meio da moda, o termo plus size é usado para definir mulheres que usam blusas acima do tamanho GG, e calças acima do tamanho quarenta e oito, porém muitos estilistas consideram plus size aquelas que não se encaixam nas medidas da passarela (ou seja quase todas as mulheres do mundo). As lojas plus size vendem peças a partir do manequim quarenta e quatro, assim como os concursos de beleza plus size, onde somente são admitidas pessoas acima desse número. Mas há muitas variações na definição exata desse termo, alguns consideram somente acima do manequim quarenta e seis, outras acima do quarenta e oito, e alguns acreditam que as mulheres que vestem quarenta já se enquadram no termo plus size.
Então, a definição do termo é um pouco vaga, mas sabe-se que esse mercado está em ascensão nos dias de hoje, com o foco de não deixar as pessoas que se enquadram no padrão trinta e oito se sentindo “pior” que as demais. Sabemos que há mulheres com todos os tipos de corpos, e o legal do termo plus size é que ele quis dar um maior alcance da moda para esses tamanhos que não eram tão explorados, na verdade, o mercado ainda hoje é pouco explorado, mas deve crescer ainda mais em breve.
Calça Pantacourt Para Plus Size
A calça pantacourt não tem nenhuma desavença com as pessoas tamanho plus size, mas há algumas dicas para se seguir para deixar o seu visual ainda mais bonito. Primeiro, se você for muito baixinha, e não gostar da sua altura, a calça pantacourt pode de certa forma deixa isso ainda mais evidente, então, se optar por usar esse modelo, invista em um scarpin ou ao menos uma sapatilha, que deixando o peito do pé livre, da uma impressão de alongamento. Segundo, não utilize calças apertadas demais em sua cintura e no bumbum, ainda mais se elas forem de tecidos como seda e outros que marcam o corpo, escolha bem a numeração da sua calça, o modelo se torna mais bonito quando está soltinho desde a parte de cima. Terceiro, se você pretende alongar a silhueta, invista em looks monocromáticos.
No dia a dia: A calça pantacourt é uma peça maravilhosa que combina com o seu trabalho, seu dia no shopping, ou passeando no parque, indo ao cinema e tomando um sorvete ou um café em um dia chuvoso, enfim, ela irá montar um look divertido e confortável para qualquer ocasião. Se você precisa sair num dia chuvoso, ela se torna ideal por que não terá aquele momento chato de estar molhando a barra da calça. Se você quer fazer um passeio diurno mais tranquilo, ela também combina, por ser mais leve ela não esquenta e nem incomoda. Pode ser combinada com os mais diferentes looks, os modelos de cintura alta ficam lindos com os croppes, uma camiseta básica por dentro dela também combina, uma regata básica mais colada no corpo e um colete? Fica genial também. Nos pés você pode colocar desde um tênis até uma sandália tratorada super estilosa, vai do que combina mais com você e com seu estilo.
Em ocasiões formais: O modelo, extremamente democrático, vai muito bem em ocasiões formais. Nesses casos, opte mor modelos de alfaiataria combinado com um bom salto alto, na parte de cima, utilize camisas, e blusas de tecidos mais nobres. A dica também é apostar em acessórios que deixam o look ainda mais rico e mais bonito.
Looks trendy: Já ouviu falar em trendy? São as tendências do mundo da moda. A pantacourt ainda está em alta, e a combinação com cropped é a opção mais estilosa, para o inverno, combine com max jaquetas e casacos diferentes. As estampas dos anos noventa estão super em alta, como os xadrez estilo colegial. Cores pastéis como rosa e azul também são apostas para looks bem estilosos.
Na hora de escolher a pantacourt para o seu guarda roupa, pense se você tem peças que combinem com ela, por exemplo, não adianta nada comprar uma calça verde se não vai ter uma blusa para combinar. Analise as opções e invista naquela que te deixa linda e confortável.