Mesmo depois de morta a bela princesa Diana não desapareceu da lembrança das pessoas que a admiravam e nesta terça-feira, dia 8 de junho, foram leiloados em Londres mais de 30 itens que são relacionados à princesa. Quem se candidatou a aquisição de algumas dessas peças que foram de Diana, deve ter ido para o leilão com o bolso preparado, pois sabia serem raros os objetos e que os lances seriam muito altos.
Vestido Usado aos 19 Anos
Entre estas peças postas a venda se encontrava um vestido preto feito de tafetá e que foi usado por Diana quando esta tinha apenas 19 anos de idade, na ocasião em que oficialmente apareceu com o príncipe Charles como sua noiva. Esse foi um vestido que em 1981 fez um grande sucesso deixando a realeza toda de boca aberta pela preciosidade de sua confecção. Agora este vestido foi vendido pela casa de leilões Kerry Taylor Auctions por US$ 277 mil dólares e vai essa preciosidade para o Museu da Moda do Chile.
Superação do Valor Estimado
O modelo que há quase 30 anos foi escolhido pela então desconhecida e tímida professora para se apresentar pela primeira vez em publico junto do noivo nobre, superou em quase quatro vezes o mais alto valor que havia sido estimado anteriormente que era de 500 mil libras. Segundo os organizadores do leilão, durante um longo tempo o comentário era de que a princesa houvesse destruído esse vestido, porém ele acabou sendo encontrado pelos estilistas Elizabeth e David Emmanuel. Com a proximidade do casamento Diana foi perdendo peso e por isso o vestido foi devolvido aos estilistas para que fossem feitos alguns ajustes, porém os concertos eram de tal monta que foi decidido fazer uma copia em tamanho menor. O original foi então guardado pelos Emmanuel e esquecido.
Museu de Categoria Mundial
De acordo com a casa de leilões o vestido foi adquirido por Jorge Yarur, que montou em Santiago do Chile um museu de categoria mundial com a Fundação Museu da Moda. Segundo Taylor, dono da casa de leilões, Yarur declarou que depois que morrer esse e outros vestidos da princesa que tem na sua coleção, deverá ser tudo doado ao palácio de Kensington, que durante o casamento foi à residência oficial de Diana e Charles.
Outras Peças
Uma blusa de chiffon que Lady Diana Spencer usou para tirar sua foto de noivado também estava entre as peças que foram a leilão e seu valor estava estimado em torno de 10 mil a 15 mil libras. As peças que foram leiloadas eram parte do arquivo dos estilistas, Elizabeth e David Emmanuel cuja fama chegou com o desenho e a produção do vestido de noiva de Diana.