São muitos os casos especialmente no que se refere a cuidados com a beleza e com a saúde que as pessoas costumam dar muitas voltas experimentando o que há de mais moderno e que hoje não é pouca coisa, para no final acabarem admitindo que á séculos as mulheres já tivessem conhecimento de muitas técnicas e receitas caseiras que hoje costumamos chamar de receitas da vovó e que apesar de antigas e de muita gente acreditar serem idéias ultrapassadas, na realidade quando postas em prática têm um grande efeito e no caso de receitas para cuidados com a pele e com os cabelos, temos muitas que hoje vem sendo testadas e com resultados surpreendentes especialmente para aqueles que sempre acreditaram que coisas antigas são ultrapassadas e ineficientes.
Símbolo de Imortalidade
Hoje estamos descobrindo coisas que as mulheres egípcias já tinham conhecimento num passado de mais de 5 mil anos. Uma destas descobertas é referente ao azeite de oliva que é um emoliente para a pele dos mais excelentes que existe. Não é de surpreender que a oliveira seja considerada como símbolo de imortalidade e isso se deve ao fato de que tem um poder muito grande de auto-regeneração, pois tem um conteúdo muito grande de vitaminas, A, E, D e K de elevado poder antioxidante. O nome botânico desta arvore to especial que é a oliveira é olea eurpaea e produz dois tipos de azeite que são muito importantes para a saúde e beleza do corpo: virgem e extra-virgem sendo que o azeite de oliva virgem se obtém prensando a frio os frutos da oliveira e a diferença entre este tipo e o extra virgem é somente o grau de acidez. Ele é extra-virgem quando o teor de acidez é inferior a 1%. Hoje temos como novidade o fato de que muitas são as linhas de cosméticos que usam em suas formulações, o azeite de oliva e com isso conseguem produtos extremamente diferenciados quanto ao toque e com importantes qualidades de restauração para o manto que protege a pele.
Uso Nos Cabelos
Se você se preocupa com a beleza de seus cabelos saiba que as madeixas bem cuidadas com azeite podem dar o que você precisa, pois quando usado no cabelo, o azeite de oliva é capaz de melhorar a maleabilidade e a textura, além de evitar o ressecamento e recuperar o brilho. Você pode preparar receitas caseiras de óleo condicionador para massagear o couro cabeludo, passando a seguir nos cabelos.
Receita
Junte 2 colheres de sopa de azeite, de preferência extra-virgem com algumas folhas frescas de alecrim, amasse bem e passe nos cabelos, Massageie o couro cabeludo com a ponta dos dedos e depois deixe agindo por mais ou menos 20 minutos. Após lave e enxágüe muito bem. Esta aplicação deve ser feita uma vez por semana.