O mundo da moda divide-se em diversos segmentos e classes, e a maioria de nós fica deslumbrado ao acompanhar pela televisão ou pela internet os deslumbrantes desfiles de moda das semanas internacionais da moda, sem ter a real noção do poder e do luxo que imperam neste mundo, onde se produzem sonhos fabulosos e milionários.
Os Artigos de Luxo
Depois da crise econômica que avassalou e assustou o mundo a clientela seleta dos milionários e celebridades ricas voltaram novamente a investir no luxo e na satisfação de seus sonhos de consumo, e as grandes e famosas grifes voltaram a faturar, especialmente no mercado japonês. Para muitas pessoas possuir uma roupa, uma jóia ou um artigo de determinada marca é um importante significa status, lhe confere destaque social, sendo um privilégio que somente uma seleta classe usufrui, mas a maioria das pessoas sonha com essas excentricidades consumistas. O luxo sempre esteve em moda, mas também sofreu abalo com a crise econômica que assombrou o mundo, e depois de um breve período de leve recessão os ricos voltaram a gastar com o luxo das grifes famosas, esquentando o setor. Relógios milionários, sapatos de material nobre, bolsas exclusivas, roupas com requintes de luxo estão na lista desses seletos consumidores. Alguns conglomerados como o da marca francesa LVMH, famosa por suas bolsas que valem pequenas fortunas, registrou no último ano um crescimento de 30% no volume de vendas.
Os Ricos Voltam às Compras
As grifes internacionais poderosas dependem desse segmento para sobreviver, pessoas ricas que não exitam em pagar pequenas ou grandes fortunas para obter um artigo de marca ou exclusivo, e os japoneses são os maiores consumidores desse segmento, que são representadas principalmente pelas marcas Louis Vuitton, Hermes e Omega que fabricam alguns dos relógios mais caros do mundo. As lojas de grife tem clientela no Brasil e em quase todos os lugares do mundo, e eles vendem roupas e acessórios, e segundo os consultores as marcas de luxo sempre terão mercado garantido, para isso eles diversificam e apostam em produtos de alta qualidade e diferenciados.
Peças Valiosas
São muitos os exemplos de peças valiosas no mundo da moda, mas podemos começar com as camisas masculinas do estilista Alexander Amosu que tem a opção de botões de prata ou botões com diamantes e preços de variam entre 650 a 40 mil dólares. Uma bolsa com o monograma LV e aplicações de pedras semi-preciosas pode custar mais de 70 mil reais, o equivalente a um pequeno apartamento em São Paulo…..e ainda tem que aguardar a entrega numa fila de espera, o que aumenta ainda mais a cobiça por essas peças, verdadeiros simbolos de status e poder, que simbolizam o verdadeiro luxo da moda.