A gravidez é um momento especial para toda mulher, mas isso não quer dizer que não inclua determinados inconvenientes, como não caber nas mais roupas antigas, não conseguir encontrar roupas bonitas e confortáveis, dentre outros. Claro que nesse período as mulheres acham que tudo vale a pena, já que o que vale é que o bebê esteja bem e se sinta bem com a mãezinha dele.
Fato é que, atualmente, a moda está muito mais preocupada com o visual das grávidas, coisa que não se via há alguns anos, já que todas as peças do gênero poderiam ser, sem medo, comparadas a capas de botijão de gás. As roupas não tinham cor, não tinham corte e nem mesmo tinham a feminilidade adequada às mulheres.
O que as pessoas do mundo da moda não tinham em mente, anteriormente, é que grávida passeia, grávida trabalha, pega os filhos na escola, participa de festas e tudo o mais. Elas têm uma vida perfeitamente normal, tão normal que muitas delas demoram a sentir o peso da barriga, de tanto que estão ativas.
Mas, os tempos de roupas de botijão de gás já ficaram para trás. É importante salientar que a moda atual não faz mais distinção entre grávidas e não grávidas, há espaço para todas. Você pode sair de casa e encontrar peças descoladas, interessantes e confortáveis para enfrentar todos os meses de gravidez, especialmente os últimos, que são os mais complicados.
Por exemplo, há calças jeans, em tecido mais flexível, que têm um elástico na parte da barriga, permitindo que a peça seja usada durante praticamente todo o período de gestação, já que o elástico irá se adaptando conforme cresce a barriga. E assim como ela, há vestidos, saias, shorts e blusas que permitem um look elegante e perfeito para todas as gravidinhas de plantão.
Looks Chiques Para Grávidas
Para estar chique não é preciso gastar rios de dinheiro, basta saber comprar aquelas peças consideradas coringa e ainda não ter vergonha de mostrar o barrigão, já que vai ser a única fase na vida que ver a barriga crescer será uma alegria.
-Vestidos: grávidas e vestidos são duas coisas que combinam bastante, especialmente os longos ou longuetes, que trazem um conforto maior à barriga e você se sente mais a vontade na hora de se movimentar e de sentar e levantar. As cores dos mesmos podem ser as mais variadas, sendo aquelas lisas e sóbrias melhores para as mulheres que querem diminuir um pouco a barriga, enquanto que as estampas mais floridas e coloridas são legais para aquelas que não se importam com o volume.
O que não cai bem e nem é chique, é usar vestidos curtos demais, pois a parte as frente, em razão da barriga, fica mais curta que a de trás, deixando o modelo desajustado e até mesmo inconveniente, especialmente para festas e recepções mais elegantes. Outra dica legal é usar vestido com estampa poá (bola), pois são lindos e, conforme o tecido, ficam bastante finos para as mais variadas ocasiões.
-Saias Longas: Se você não gosta de vestido prefere investir em uma dupla, a saia longa e camiseta básica são perfeitas. Aposte numa saia colorida e deixe a parte de cima com uma camiseta ou blusa mais lisa. Para parecer elegante é importante investir nos acessórios, especialmente as echarpes e lenços, que proporcionam um visual bem diferenciado. Outra coisa que não pode ser deixada de lado é o calçado. Saias longas combinam bem com sandálias baixas e até rasteiras, sendo que as douradas e com pedrarias são muito bem-vindas.
-Mix de Calça e Bata ou Shorts e Bata: As duas peças combinadas caem muito bem num look chique, especialmente se o tecido empregado nelas for um mais nobre, que tenha um corte e um caimento perfeito. No mix de shorts e bata, o melhor modelo é o shorts ou bermuda de alfaiataria, que trazem uma elegância maior ao visual, ainda mais de combinado com uma bata bordada, que nem precisa ser muito comprida. Tudo fica ainda mais perfeito se a mulher colocar um cinto embaixo ou logo acima da barriga, fica bem legal. O calçado pode ser uma linda sandália, com ou sem salto, depende da disposição e do cansaço nas pernas da mamãe.
O mesmo vale para a calça, se for uma ocasião mais especial, o modelo de peça ideal é o flare, que deixa a barra da calça mais aberta e está na última moda, mas isso não quer dizer que não se possa usar uma calça reta, mais social. Aproveite para comprar uma bata com cores mais alegres e vivas, e deixe a cor mais tranquila para a calça. Essas duas peças combinadas servem até mesmo para casamentos, formaturas e tudo o mais, desde que o tecido das roupas seja nobre.
Onde Comprar
Claro que roupas de grávida não são encontradas em todas as lojas, por isso, ao invés de sair por aí batendo sandália e passar de loja em loja perguntando se tem algo legal, seja mais objetivo, procure um estabelecimento que seja especializado nessas peças. Além de diminuir seu trabalho, você ainda não irá se aborrecer experimentando um monte de roupa e não gostando de nada.
Num site de buscas da internet digite a pesquisa sobre “roupas de grávida”, encontrará facilmente inúmeras lojas que vendem essas peças, e muitas delas cheias de bom gosto e qualidade. Mas, se está difícil de ter acesso a isso aí em sua cidade, faça adaptações, busque peças que possam ser ajeitadas com um cinto, troque os cós das calças por um elástico largo e tudo o mais. Cada um joga com as armas que tem, não é!
O mais importante disso tudo é que a futura mamãe procure o conforto, e o bem estar, pois de nada adianta ter uma roupa bonita e chique se você não se sente bem dentro dela. Além disso, é importante que as roupas não prendam ou apertem a barriga, senão pode ocasionar algum tipo de problema ao bebê, já que a barriga precisa de espaço para ficar livre e relaxada.