Roupas de verão
Com um calor sufocante em que a sensação térmica ultrapassa os 40°C se torna bastante difícil se não impossível pensar em roupas que iremos vestir quando o inverno chegar. Tudo o que desejamos neste momento é colocar um biquíni minúsculo e cair na água, mas nem tudo na vida pode ser exatamente como desejamos e prova disso é que os desfiles com as tendências para o outono e inverno acontece justamente no mês de janeiro quando as passarelas vêm mostrar o que está surgindo no mundo da moda. Como quem gosta de andar na moda e não quer perder nada do que vai fazer sucesso lembramos que foram destaques nas passarelas tanto no São Paulo Fashion Week como no Fashion Rio. Nestes dois grandes eventos de moda se destacaram muito as peças que foram confeccionadas em neoprene e nylon que fizeram parte de inovadoras propostas para as estações futuras.
Neoprene
A primeira vez que foi manufaturado foi em 1930. É uma borracha expandida e que em 1950 foi escolhida entre vários outros materiais para confecção de roupas de mergulho para membros da Marinha dos Estados Unidos. Como a moda pega logo não demorou em que empresários dedicados ao mundo do surf se dessem conta das ótimas qualidades deste material para ser usado para surfar em águas geladas.
Desde então foram muitas as pesquisas para melhorar a capacidade de proteção térmica deste material, além da busca de alternativas para torná-lo mais flexível para que se pudessem fazer com ele roupas praticas e confortáveis. Não é de hoje que estilistas tanto nacionais como internacionais vem fazendo constantes investidas no sentido de fazer com que o neoprene se torne um material de uso urbano. Agora para o inverno no Brasil ele aparece sendo usado em casacos e com peças inclusive com estamparia digitais o que confere as peças uma mistura do visual esportivo e ao mesmo tempo elegante.
O nylon
Tecido que foi criado em 1935 é um sintético que entre suas principais qualidades se destaca pela leveza, grande resistência a umidade e chuva, maleabilidade e versatilidade o que é facilmente demonstrado pela gama de peças que podem ser feitas com este material a começar pelas delicadas meias femininas e chegando a incríveis artigos para a pratica de esportes radicais como é o caso de seu uso em pára-quedas. O nylon se presta a confecção dos mais diferentes tipos de roupas. A verdade é que o nylon e o neoprene se dividiram nas passarelas com as peças de tricô e o indispensável jeans que misturado a outros materiais teve sua versão bastante renovada enquanto que o tricô foi visto em peças mais rústicas e em malhas mais finas para os dias mais amenos, porém o destaque mesmo ficou por conta do neoprene e do nylon o que logo poderemos conferir nas vitrines de todo o país.