Houve um tempo na história em que as pessoas se vestiam de forma igual e que se você se vestisse de forma diferente, isso era sinal de que você não era habitante daquelas terras. Hoje em dia isso é o que menos acontece. Com a moda incentivando o individualismo, as pessoas se vestem “como querem”, de acordo com os seus estilos, e nós podemos ver nas ruas uma infinidade de peças que podem ser usadas. Uma roupa que há vários tipos é o jeans. E, pasmem: há pessoas que não sabem usá-los corretamente.
A Variação do Jeans
O jeans foi inventado há mais de um século atrás. Quando começou a questão das máquinas e das indústrias, as pessoas que trabalhavam nesse ramo tinham de ter algum tipo de proteção. A indumentária de trabalho para esses profissionais tinham de ser grossos e resistentes, por conta da sujeira e também por conta do maquinário que eles comandavam. Na época, o tecido indicado para essas roupas foi o jeans, que era visto em macacões de fardamentos.
Com o passar dos anos e a moda casual ganhando cada vez mais as ruas, o jeans acabou ganhando espaço para outras peças, como calças e jaquetas, além de bolsas e até mesmo acessórios. As calças, em particular, tem a nossa atenção por, com o passar dos anos, ganhar mais e mais variedade. Existem no mercado vários tipos de jeans. O tecido pode ser “o mesmo” mas a modelagem muda, o que de corpo para corpo também varia, já que nem todos os corpos combinam com todos os tipos de jeans.
Existem muitos modelos de calça jeans: reta, skinny, cigarrete, boca de sino, pantalona, baggy, sarouel. Essa última ainda sofre um certo preconceito nas ruas, já que muitos se atrevem a usar sem saber ou muitos nem gostam desse modelo.
A Calça Sarouel
A maioria das pessoas percebeu a calça sarouel agora, nos anos 2000, mas ela começou a ser introduzida nas passarelas nos anos 70 e 80. Citamos acima a calça sarouel em jeans mas ela também existe em outros tecidos como malha ou algum tecido plano e brilhoso (as primeiras que fizeram sucesso eram confeccionadas nesse tecido).
A calça sarouel tem um gancho mais rebaixado, deixando “os fundos” das calças mais baixos. Por esse motivo a calça sarouel é vista com bons e maus olhos. Algumas pessoas adoram a calça, dizem que ela é super confortável, já outros dizem que a calça é feia e tira a forma do corpo da mulher. Tudo isso por causa de um gancho rebaixado.
Por esse mesmo motivo ela tem duas simples regrinhas: a primeira é que se você é baixinha, evite usar uma calça sarouel. Como o ganho dela é rebaixado, isso diminui a perna e alonga o tronco, o que não é desejado por mulheres que já tem as pernas curtas por conta da baixa estatura.
A segunda regra é semelhante à primeira: se você for gordinha, também evite a calça sarouel. Pessoas acima do peso dão a impressão de serem baixas, com uma calça que diminui as pernas, parecerão que tem as pernas menores ainda.
Mas você não pode pensar que só porque algumas pessoas não gostam da calça você também não pode gostar. Como dissemos lá em cima, o que manda na moda hoje em dia é o individualismo, o seu gosto, o seu estilo. E se você gosta de um estilo mais despojado, solto e confortável, a calça sarouel deve estar no seu guarda-roupa. Tá, você tá com medo de não saber usar a calça e ser mal julgada pelas pessoas que tanto criticam esse modelo? Não seja por isso. Vamos ver algumas dicas de como usar essa calça que ou é 8 ou é 80.
Dicas Para Usar Uma Calça Sarouel
A primeira dica para usar essa calça é não ter preconceitos. Ela é um pouco diferente das demais calças, mas ela é muito confortável. Se você se preocupa em dar a aparência de ter um bumbum sempre empinado ou coisa do tipo, desista logo agora de usar essa calça. Ela não derruba bumbum, mas ela preza o conforto mesmo.
-
Pernas Grossas Ou Curtas
Tenha em mente que a calça sarouel também tem vários tipos. O seu gancho que já é rebaixado para ser uma sarouel pode ser pouco rebaixado ou muito rebaixado, chegando a quase encostar o chão. Alguns stylits dizem que a calça sarouel foi inventada para as altas e magras e que baixinhas não podem usar a sarouel mas, se você é baixinha e quer experimentar esse modelo, para não parecer que está de fraldas ou que tem as pernas muito curtinhas, recomendamos que você escolha uma calça que tenha o gancho pequeno. Pode até ser perceptível, mas nada muito exagerado. Se você tem pernas grossas, também indico essa dica.
-
Combinando Com Blusas
Vamos entender uma coisa: a calça sarouel dá um volume que não existe no corpo feminino. Esse volume vai ficar, queira você ou não, no meio de suas pernas, muitas vezes impedindo que você dê passos longos. Já que você já tem um volume no meio das pernas, nada de colocar volume na parte de cima do look. Ao usar uma calça sarouel, dê preferência à blusas justas ao corpo. Podem ser regatas, camisetas, bodys, vai da sua escolha, o importante é que você use uma peça justa. Você também pode usar sobreposições como casacos, coletes, boleros… Tudo vai depender do seu estilo.
-
E O Calçado?
O bacana do calçado é que a calça sarouel é bem universal nesse quesito. Combina com salto alto (aquelas gladiadoras super estilosas ou até mesmo um peep toe ou um meia pata), com sapatilha (com uma sapatilha estilo bailarina, então, fica muito fofo) ou até mesmo com sandálias rasteirinhas.
O modelo sarouel tbm pode ser encontrado em shorts, bermudas e até em macacões e macaquinhos. Você pode usar uma sarouel estampada, lisa, de malha, de um tecido mais rígido como o jeans ou a sarja. Alguns dizem que o sarouel não pode ser usado por qualquer pessoa, mas você não é qualquer pessoa. Se você tem interesse, tem estilo e acha que esse modelo combina com o seu estilo de vida, experimente, use, prove e aprove ou reprove. Só quem pode dizer o que você usa ou deixa de usar é você mesma, e não custa nada experimentar essa tendência.