Sempre que uma estação chega, diversas mudanças acontecem nas roupas das pessoas. Em épocas mais frias, aquelas roupas em cores mais fechadas, roupas mais compridas e que aquecem entram em alta. Ao mesmo tempo, quando chega o verão as roupas menores dão o ar da sua graça e fazem tendência. Quando falamos em tendência de moda para o verão, vamos sempre encontrar peças com mais cores e mais estampas também. Elas colorem e deixam o look mais extrovertido, o que é bem a idéia da estação.
A estampa étnica é muito bonita, mas você deve atentar para acabar não pecando por excesso na hora de montar o seu look. Por ser muito colorida e por exigir um pouco mais de moderação na hora de combinar as peças, algumas mulheres se sentem inseguras na hora de usar roupas na estamparia étnica.
Então para não surgir mais nenhuma dúvida na hora de você esbarrar com uma estamparia desse tipo, vamos ensinar como combinar com perfeição e você poder arrasar com qualquer look.
Colorido Mas Com Moderação
Imagine você colocar aquela blusa ou aquela saia linda em estampa étnica e de repente faz a combinação errada. Vai resultar apenas em um look poluído visualmente o que não é legal. O que pode ser mais difícil de combinar estampas étnicas é porque não é somente as estampas que temos que nos preocupar mas também o formato delas.
Sabemos que não devemos combinar xadrez com listras, por exemplo, mas como explicar essa mistura em estamparias étnicas? Não tem. Podemos dizer que essa talvez seja a única exceção da regra, pois elas são feitas com as mais variadas formas geométricas e fica bem bonito.
Sem Medo de Errar
Se você nunca usou estamparia étnica antes e não sabe se vai gostar, afinal são muitas cores diferentes, você pode começar apostando no branco e no preto. As estampas nessas duas cores são ideais para quem não tem costume e sente um pouco de segurança. O mesmo vale para outras estampas de duas cores e que você gosta.
Calçados
Para combinar as estampas étnicas, nada melhor do que rasteirinhas principalmente na cor dourada ou caramelo. Se você quiser acertar de vez, faça essa combinação com as sandálias do estilo gladiador que combinam perfeitamente.
Sapatilhas, também nessa tonalidade irão combinar muito bem e deixar você mais bonita.
Blusas Em Estamparias Étnicas
As blusas são mais delicadas de se combinarem, mas a regra sempre é combinar com cores neutras e com uma cor que seja contínua. Se você usa uma estampa étnica onde a cor de destaque é o vermelho, por exemplo, você pode dar continuidade e complementar a segunda peça também com uma tonalidade de vermelho qualquer. Caso não goste da cor que vai seguir essa regra, branco e preto são duas cores padrão e elas combinam com qualquer outra tonalidade, então você pode apostar a sua segunda peça com essas cores.
O jeans também combina muito bem, então você pode apostar nos shorts, calças ou saias nesse tecido e lindas blusas em estamparia étnica. O bom de fazer essa combinação é que ela vai cair muito bem com qualquer tonalidade. Sem falar que todo mundo sempre tem uma peça em jeans e geralmente essa é aquela que mais gostamos de usar.
Vestidos Com Estampas Étnicas
Os vestidos são bem mais fáceis de combinar já que você não vai precisar usar outras peças, apenas a sandália. Esses vestidos são bem mais luxuosos e são perfeitos para as mais diversas ocasiões, mesmo as mais formais como formaturas e casamentos.
Os sapatos devem seguir a mesma regra que ensinamos mais acima, onde você deve preferir os modelos mais neutros e sem serem muitos chamativos, já que por si próprio o seu vestido já fará isso. Você pode também usar uma cor que está presente na sua estampa étnica para dar seqüência ao seu modelito e arrasar entre as suas amigas.
Herança Cultural
A moda das estamparias étnicas começou durante os anos 70, quando muitos hippies faziam uso para demonstrar que faziam parte daquela mesma tribo. E falando em tribos, as estamparias vieram exatamente da mesma padronagem usada pelos índios da África e da Ásia.
Essa estampa chegou às passarelas em 1967 quando o estilista Yves Saint Laurent apresentou em um desfile de moda verão, uma coleção inteira com estampa étnica, coleção intitulada de “African Look” ou Look africano em português.
A estampa pode ter diversas formas geométricas. Elas podem também ter duas ou mais cores, o que vai variar muito de estilo para estilo.
Acessórios
Imagina aquele look com uma peça em estamparia étnica todo perfeito e de repente você entope o seu look de cores, inclusive no acessório. Quando for combinar esses acessórios com sua roupa em estamparia étnica, atente-se para as cores e seguir sempre a mesma regra de usar cores segmentares e que estejam presentes na estampa que você está usando.
Evite peças muito grandes e que chamem muito a atenção. As roupas por si próprias já passarão uma firmeza e uma personalidade diferenciada, então você deve atentar-se para não ficar com muita informação no look.
Tipo de Corpo
Uma dúvida muito grande entre as mulheres é saber se determinada roupa combina com qualquer corpo. De fato é um pouco preocupante porque ninguém quer sair feio pela rua não é verdade? No caso das estamparias étnicas você deve apenas seguir a regra de roupas e não de estampas.
Por exemplo, se você vai usar um vestido, atente-se para os detalhes como comprimento, decotes e outros detalhes que combinem com o seu corpo e não com a estampa em si porque elas não limitam nenhum tipo de corpo para serem utilizadas.
Outra preocupação que você deve ter na hora de montar seu look com estamparia étnica, é se as cores que você vai utilizar não deixarão parte do seu corpo mais aparente. Lembre-se que cores claras marcas mais, então se você tiver um corpo mais cheinho, ou for do tipo “mulherão” essas cores devem ser usadas com moderação para não deixar você com a silhueta ainda maior.