Como Usar Uma Camisa Xadrez

O tecido de estampa xadrez foi inventado por donos de terras escocesas, ao longo do século dezenove, como uma opção para substituir o tartã, definido como impróprio para vestir e fazer as tarefas laborais. Foi ao longo do século vinte, que o xadrez, de início, foi utilizado apenas para dar vida a ternos e camisas de homens, porém rapidamente foi popularizado e entrou no guarda roupas feminino por meio de peças como xales, vestidos, saias e nos anos sessenta virou, também, o tecido de calças para mulheres.

Tartã é como se chama um tipo de tecido feito de lã de trama fechada, de peso muito leve e cada padronagem do xadrez identificava um determinado clã escocês. O tartã tem listras diversas as quais se cruzam dando forma à estamparias em xadrez de espessamentos diversos. Durante a Idade Média o tecido era tingido com tintas naturais extraídas de frutas nativas como as framboesas, as amoras e os morangos.

No final do século dezesseis, os clãs começaram a utilizar as diferentes padronagens de xadrez, para diferenciar as suas respectivas famílias. Sabe se, ainda, que as famílias tinham determinados tartãs para eventos distintos, como festas e cerimônias.

A rainha Vitória, com freqüência, costumava viajar para uma de suas residências localizada na Escócia, mais especificamente na cidade de Balmoral, e esse hábito deu visibilidade para o costume de se vestir roupas tecidas com o tartã, visto que essas roupas eram vestidas em comemorações. Depois da Segunda Guerra Mundial as roupas tecidas com o tartã ficaram muito populares.

A responsável por introduzir no guarda roupas feminino peças com padronagem tartã foi a icônica Coco Chanel, durante o século vinte. Durante os anos setenta, com o aparecimento da cultura punk, as estampas xadrez foram utilizadas juntamente com tecidos completemente pretos e sem estampa com a proposta de criticar e quebrar os ícones culturais regentes, clamando, desse modo, por uma nova ordem social. já nos anos oitenta, diversos estilistas conhecidos desenharam peças com padronagem xadrez, sendo a mais famosa deles a britânica Vivienne Eastwood.

Padronagens geométricas estavam presentes na sociedade dinamarquesa e alemã há tempos, entretanto, de acordo com a história da moda a história da moda, a estamparia xadrez tem origem definida no século dezenove e na região da Escócia, como dito anteriormente. É da terra das saias masculinas, feitas tipicamente com o tartã, conhecidas como kilt, que a padronagem do xadrez iniciou a sua expansão para todo o mundo, em especial, através dos ternos masculinos. Num tempo mais recente, mais especificamente ao longo dos anos cinqüenta, a padronagem xadrez ficou popular através de toalhas utilizadas em piqueniques e nos biquíni, que na época eram um tipo de vestuário ousado, vestidos pela famosa Brigite Bardot. Outras peças marcantes que ajudaram a popularizar as estampas xadrez foram as bermudas, as calças e as camisas que se tornaram uma espécie de uniforme dos jovens dos anos noventa, participantes do clássico movimento cultural influenciados grunge, liderado por Kurt Cobain.

Considerado um coringa do guarda-roupa masculino, a camisa de estampa xadrez virou uma peça eterna e sobrevive às mudanças de coleções sem jamais ser uma roupa fora de moda. O marco do estilo grunge pode ser facilmente utilizada como uma blusa pra se proteger do friozinho dos dias de clima ameno. Apesar de toda a história por trás dessa estampa, a camisa xadrez em especifico é vista como um símbolo dos anos noventa.

As camisas de estampa xadrez são ótimas para se vestir nos dias frios do inverno e perfeitas para o outono. A pegada rocker fica por conta do caimento solto no corpo que a camisa xadrez pode ter. A dica é comprar uma camisa de um número maior que o que você veste para conseguir o caimento ideal da camisa.

Roupas de padronagem xadrez podem ser muitos simples de se vestir, mas estando em terras brasileiras deve se tomar cuidado para não ficar com cara de que você está pronta para curtir uma festa de São João. A dica mais simples para fugir desse erro é investir em roupas pretas para combinar com a camisa xadrez.

Confira Mais Algumas Dicas:

  • Uma estampa xadrez com padronagem de linhas finas e tramas miudinhas de cores escuras ajudam a dar uma aparência mais magra ao corpo. Já o xadrez de estampas coloridas completam o visual mais divertido e podem ser usadas sem medo por quem está em dia com a balança.
  • Se você é fã de rock, a dica é apostar em calças de estampa xadrez, ou shorts ou ainda saias e combinar com acessórios de couro preto. Mas cuidado, muitos acessórios juntos podem remeter a um visual gótico, que em nada combina com a estampa xadrez.
  • Já para as meninas que curtem o estilo colegial, marcado pelas saias xadrez com pregas, precisam atentar para o comprimento da saia. Uma saia muito curta que tenha pregas não fica bem para qualquer idade.
  • Vestidos com o corte típico dos anos vinte, marcado por amarrações, por laços e pela gola arredondada não combinam com acessórios de estampa xadrez.
  • Outra dica para parecer mais magra ou para evitar parecer ter gordurinhas que não existem é investir em estampas xadrez que tenham poucas variações de cores. Ou seja, o efeito contrario acontece quando se veste um estampa xadrez de quadrados muito amplos e bem coloridos.

Agora que você já sabe em que tipo de estampa xadrez apostar, veja dicas de como vestir a clássica camisa xadrez para ficar com o visual bem estiloso:

  • Camisa xadrez abotoada com calça jeans
  • Camisa xadrez aberta ou fechada por baixo de uma jaqueta de couro
  • Camisa xadrez  com uma regata canelada por baixo e shorts jeans ou saia
  • Camisa xadrez aberta com uma regata canelada por baixo e calça
  • Camisa xadrez aberta com saia ou short e, para fechar o look, meia-calça escura

Fotos para Sugestões de looks:

http://www.justlia.com.br/2009/07/como-usar-camisa-xadrez/

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Roupas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *