Blazer é blazer e paletó é paletó são duas coisas diferentes e você vai descobrir agora a diferença entre essas duas peças clássicas do guarda-roupa masculino.
Veja Item a Item as Diferenças!
- Todo paletó faz parte de um terno e é acompanhado de calça e mais colete, em alguns casos, todas as peças feitas com o tecido igual. A cor e a textura podem variar e isso não faz com que o terno, o paletó, ganhe outro nome. A cor será idêntica de e todas as peças, mas pode ter uma leve padronagem, como o xadrez ou a risca de giz. E para ser um terno bem feito é claro que é de alfaiataria, isto é, bem cortado.
- O blazer não é tão formal quanto o terno, ele também pode entrar num contexto de menos formalidade em produções mais despojadas. Ele não precisa estar acompanhado de uma calça igual, pelo contrário, pode ser usado com várias cores. O que faz uma grande diferença no caso dessa peça é a modelagem, que pode ter variações no comprimento e também ser mais bem feita ou menos de acordo com o corte. Porém, um blazer não poderá jamais ser longo demais. O modelo larguinho, sem parecer que é de outra pessoa também pode, o slim faz a linha smai elegante e garante uma boa silhueta, o que nós chamamos de acinturado.
- Entre um e outro você ainda pode cruzar com o que chamamos de paletó esportivo, que não terá a calça gêmea, mas também não terá um aspecto tão mais informal quanto blazer. Pode ser um meio termo para quem quer investir em peças versáteis.
- Quando falamos de blazer ou do paletó esportivo podemos acrescentar que alguns deles possuem um acabamento na parte do cotovelo, são as cotoveleiras de couro. Mesmo que no caso a peça tenha uma leve padronagem, a cor desse detalhe é lisa e um tom acima.
Essas Peças não são Diferentes por Acaso, Elas Também Devem ser usadas em Ocasiões Diferentes. Veja Como!
- O paletó deixa poucas dúvidas da sua função, porque é uma peça formal e a melhor maneira de usá-lo é com a sua calça. Nem sempre é preciso colocar o terno com a gravata, em algumas ocasiões, a gravata pode ser deixa de lado. Para que o terno fique bem é necessário que seja exatamente na medida de quem usa. Por isso, se comprar um, faça todos os ajustes necessários. As lojas que vendem a roupa sempre disponibilizam esses acertos de tamanho.
- O paletó também pode ser usado com calça jeans fazendo um estilo menos formal, desde que essa seja escura e nem um pouco desbotada, e embaixo do paletó você esteja usando camisa e gravata e nós pés um par de sapatos sociais.
- Uma grande desvantagem de usar o paletó separado da calça que muita gente não leva em consideração é que isso faz que uma parte perca mais tonalidade que a outra. E se as peças ficarem com cores diferentes, o terno não poderá ser mais usado.
- Como o blazer é informal dá pra usar com tudo e em várias situaçõe. Aqueles bem cortados, bem estruturados podem ser combinados com calças sociais, mas também ficam ótimos com jeans e até mesmo com bermudas, prefira as na cor khakis ou as chinos.
- Com o prazer, quanto mais você combinar as tonalidades mais formal ficará, quanto menos combinar, mais casual e informal. Outro fator que fará parecer mais ou menos social é o tipo de tecido do blazer, que pode variar e muito, de algodão a couro, passando pelo veludo.
- E já que falamos de paletó esportivo, vamos falar em que ocasião ele é mais adequado para usar, como o nome sugere, é para momentos informais, que podem ser na cidade e até no campo. Dá mesmo para adotá-lo como look para praticar esporte e por isso, podemos perfeitamente dizer que vale usar o paletó e a calça esportiva juntos. Tecidos como flanela são bem legais para se ter um paletó desse estilo e se ele é estampado ou liso não importa. Porém, nem pense em usá-lo com gravata.
Curiosidades do Mundo da Moda Masculina
Os primeiros blazers que surgiram tinha mais a cara de um jaquetão, com dois botões dourados na cor azul-marinho, era o uniforme dos marinheiros. Depois eles foram para os clubes náuticos, já com uma cara de blazer paletó, bem mais arrumadinho e com uma cara mais elegante. É muito comum ouvir alguns estilistas defendo que o blazer é somente aquele com as antigas características, entre elas, que possuem os grande botões dourados, enquanto outros, coloca essas peças no grupo dos paletós informais. Na verdade, cada um dá o nome que quer quando cria uma coleção, o que não quer dizer que a diferença básica permaneça. De vez em quando os ternos sofrem alterações em relação ao comprimento, de cobrindo o tornozelo, eles passam a deixá-lo de fora em calças slim, que se ajustam bem a linha das pernas. Na verdade, se trata de um modelo de terno que limita muito o seu público. É feito para homens altos, muito magros e com pernas finas, resumindo, praticamente os modelos que usam na passarela durante os desfiles.
O mais importante na hora de escolher um blazer ou um paletó é levar em consideração o caimento que ele tem sobre o seu corpo. Tanto uma peça quanto a outra deve estar em perfeita harmonia com a silhueta. São roupas que quando não são feitas com as medidas de quem as vestirá passam a ideia de desleixo, fica feio, mesmo que seja o melhor terno. No caso do terno, muita gente pensa que tem a ver com o preço, quanto mais caro, melhor é. Claro, que as grandes marcas fazem ternos de ótima qualidade e de alfaiataria perfeita, mas se o tamanho de quem veste não é aquele, o desastre será o mesmo. E para terminar, não esqueça que o comprimento correto da manga tanto de um blazer quanto de um paletó é na “risca” entre a mão e o braço.