A roupa, há muito tempo, deixou de ser apenas uma proteção contra o frio ou para cobrir o corpo. A roupa, hoje em dia, expressa características pessoais e o estilo da pessoa. Além de muitas vezes as roupas serem escolhidas por preencher quesitos de estilo do indivíduo, devemos prestar atenção aonde e como vamos usar essas roupas.
Coerência de Lugar-Vestimenta
Precisamos sempre lembrar que certos lugares e certas ocasiões exigem um certo tipo de roupa. Sabemos que usar uma burca (peça típica do oriente, com cultura religiosa e com função de proteger a pele do sol) na praia não é coerente, assim com um biquíni em uma igreja é desrespeitoso. Para tanto, sem considerar exemplos extremistas como os anteriormente citados, vejamos como se vestir adequadamente e bem em uma igreja.
Como se Vestir na Igreja
Mesmo com toda a oniciência que todos possuem, ainda existem os desinformados de plantão. A igreja, seja ela aqui no Brasil ou em qualquer outro país, seja católica ou evangélica, é o lugar onde procuramos paz espiritual. A paz espiritual é importante para o psicológico e até mesmo o físico da pessoa.
Assim como outras instituições, devemos ter o respeito e educação quando adentrarmos em uma igreja. Na igreja encontramos Deus, e não devemos nos mostrar de qualquer forma perante Deus. Mesmo com todo esse conhecimento (e que todo mundo já sabe), muita gente ainda insiste em se vestir de forma inadequada em templos e igrejas.
Nenhuma igreja pôs regra alguma de como homens e mulheres devem se portar quando estiverem ali presentes, mesmo havendo na bíblia textos expondo a opinião (à época) de como tais deveriam se vestir. Nenhuma igreja impôs vestimentas pois creem que isso vai de pessoa para pessoa, já que cada um tem seu livre arbítrio e consciência de como devemos nos portar em determinadas ocasiões e lugares.
Como dissemos antes, não existem regras, apenas a ciência de estar vestida decentemente ou não. Existem roupas que são inadequadas para uma missa ou um culto. Vamos dar uma olhada em algumas peças como exemplo.
Peças Inadequadas Para Igrejas
A bíblia prega (lembremos que a bíblia é um conjunto de vários livros que foram escritos há mais de 2000 anos atrás) que a mulher deve cobrir a cabeça, deve usar tranças e não usar joias. A igreja atual não faz nenhuma dessas exigências, mas exige um mínimo de respeito.
Podemos demonstrar o respeito através das vestimentas ao não usar certas peças que, não que sejam desrespeitosas mas, dentro desse contexto faltam com o respeito para com o ambiente.
O estilo de blusa ou vestido tomara que caia sem nenhuma sobreposição não é muito bem visto. Ele deixa o colo da mulher à mostra, induzindo à sensualidade, mesmo que essa não seja a intenção da mulher. Decotes profundos também não são muito bem vindos. Se deixarem à mostra os seios podem levar algum homem a pensamentos maldosos, fazendo com que o irmão peque, mesmo sem ser sua intenção. Outra restrição para as meninas são as alcinhas muito finas.
Preocupe-se com o comprimento das blusas. Mostrar a barriga, mesmo que você esteja em dia com a balança, também é falta de respeito perante Deus.
Saias e vestidos curtos também não são interessantes nesse momento. Além de impedirem certos movimentos (como, por exemplo, o de se abaixar, cruzar as pernas ou até mesmo de se levantar sem se preocupar se está “pagando calcinha”), deixam à mostra nossas pernas, que podem induzir alguns homens ao pecado.
Nenhum livro ou padre/pastor ou igreja proíbe peças justas demais, mas há igrejas, como a Assembleia de Deus, em que as mulheres não devem usar calças, apenas saias.
Para os homens, não há muitas restrições como para as mulheres. Para os homens é restrito o uso de bermudas, shorts ou peças de baixo que sejam acima do joelho (assim como as mulheres). Regatas e blusa machão também não são muito bem vindas. Roupas de banho são estritamente proibidas (para homens e mulheres).
Não há muitas restrições quanto aos calçados, mas devemos ser coerentes. Igreja não é passarela para estar desfilando de um lado para o outro. Existem mulheres que querem estar muito bem vestidas porque vão encontrar Deus e acabam pecando pelo exagero. Não é proibido ir de salto alto para a igreja, mas evite andar desnecessariamente, principalmente se seu sapato fizer muito barulho. É irritante e chega a ser desrespeitoso o baralho do salto em certos pisos.
Como se Vestir Bem e com Estilo na Igreja
Não é porque estamos em uma igreja que devemos nos vestir de forma brega ou sem graça. Devemos manter o respeito mas podemos agregar estilo a certas peças de roupas.
Como dito anteriormente, o estilo tomara que caia não é legal usado isoladamente, mas se você usar um bolero ou um colete por cima vai ficar mais adequado a uma igreja, além de ficar muito bonito. A regra do bolero ou colete também vale para as blusas de alcinhas.
Saias e vestidos a altura ideal é do joelho para baixo. Se seu estilo for um estilo mais romântico você pode abusar das saias godês e evasês com altura no joelho. Se fizer o seu estilo você pode usar também vestidos longos (são muito confortáveis).
Blusas com decotes longos (tanto na frente como nas costas) podem ser usados com sobreposições. Se você colocar uma regata por baixo vai cobrir o decote. Com essa sobreposição você pode brincar com a textura dos tecidos e até mesmo com as cores e as estampas. Já imaginou fazer um color bloking com a sobreposição de duas blusas?
Igreja não é passarela para estar sendo mostrada as novas tendências ou as suas novas peças de roupa, mas também não é qualquer lugar para ir vestido de qualquer jeito. Devemos ter respeito com a santidade desse lugar e manter a postura coerente. Vestir-se bem não significa vestir a roupa mais cara ou se vestir de forma depravada. É possível se vestir de forma mais “comportada”, continuando na moda e sem perder o estilo. A igreja não vai lhe julgar pelo que você veste ou pelo que você tem. Suas roupas não dirão nada se você não se portar de acordo com a ocasião. Lembre-se: mantenha o seu próprio estilo sem perder a postura.