Foi-se o tempo em que a moda era imposta aos consumidores. Hoje em dia, mesmo nós, consumidores, não participando da criação, se não gostamos de algo, basta não comprar que estaremos manifestando nosso desgosto. Mas para certas coisas não existe o gosto ou desgosto mas sim a escolha correta.
A escolha da roupa certa requer muitos cuidados. Cores, modelagens, tamanhos, estampas e o próprio estilo influenciam na hora de escolher uma peça corretamente, mas o que deve realmente influenciar a sua escolha é o seu tipo de corpo.
Os Tipos de Corpo
Os corpos femininos se dividem em 5 biótipos: ampulheta, triângulo, triângulo invertido, retangular e oval. Cada biótipo tem sua característica. Vejamos a seguir:
- Ampulheta – o corpo ampulheta consiste nas medidas dos ombros e dos quadris semelhantes e maiores que a medida da cintura. O corpo ideal, quem tem esse biótipo pode usar quase tudo.
- Triângulo – o biótipo “triângulo” consiste na medida dos ombros menor que a da cintura e que a dos quadris. Quem tem esse tipo de corpo deve evitar usar volume nos quadris, usando-os nos ombros e busto.
- Triângulo Invertido – o contrário do item acima: possui os ombros maiores que a cintura e os quadris. Quem tem esse corpo deve evitar volumes excessivos nos ombros e pode abusar de volumes na altura do quadril.
- Retangular – Com as três medidas (ombros, cintura e quadril) semelhantes, quem tem esse corpo deseja criar a ilusão de uma cintura.
- Oval – Com a medida da cintura levemente maior que a dos quadris e a dos ombros, quem tem esse biótipo deve usar mais volume nos ombros e quadris, afinando ilusoriamente a cintura.
Agora que sabemos os biótipos existentes, meçamos nossas medidas suplementares (ombros, cintura e quadris) e identifiquemos nosso corpo. Nessa medição, devemos prestar atenção também em outras características nossas como a grossura das pernas, dos braços, se temos muito busto, entre outras características. Algumas dessas características já estão implícitas pelo tipo de corpo mas cada característica é importante na hora de escolher uma peça.
Hora da Compra
Muitas pessoas tem complicação na hora de comprar roupas pois não consegue visualizar em si uma boa peça e alguns vendedores não são honestos com seus consumidores. Para isso, vamos aprender agora algumas dicas de como acertar na hora de comprar calças jeans.
Quando entramos em um grande magazine, como Riachuelo, C&A ou Renner, encontramos vários estilos e, consequentemente, vários tipos de calça. Nesses grandes magazines somos muito atraídas pela versatilidade, pelas várias opções e pelo preço. Há vários modelos mas nem todo modelo combina com seu biótipo.
A calça jeans é uma peça universal. Combina com qualquer estação e em quase todos os lugares. Peça também que se diferencia por modelagens, cores, lavagens, recortes… A calça jeans é uma peça que por sempre ser confeccionada as pessoas pensam que combinam com qualquer tipo, mas não é bem assim.
Diferentes Calças
Há vários modelos, várias lavagens e vários comprimentos para combinarem com diferentes corpos. Vejamos agora alguns detalhes que fazem toda a diferença na hora de escolher uma calça jeans.
Para aprender como escolher uma calça que combine com seu corpo, aprenda a avaliar essas quatro características: cós, bolso, lavagem e largura da boca da calça. Esses quatro itens equilibram ou desequilibram um look, e devem estar diretamente ligados com a medida do quadril e a grossura das pernas. Vejamos alguns tipos de calças e quais biótipos esses modelos favorecem.
- Calça skinny – É uma calça justa, que se adapta à forma do corpo. O modelo com recortes se ajusta melhor ao corpo, definindo as curvas e valorizando as coxas e os quadris. Mulheres que estão acima do peso devem evitar essa calça. Essa calça é ideal para os biótipos retângulo e triângulo invertido.
- Calça boca de sino – sua característica principal é a barra que vai abrindo a partir do joelho. Geralmente a cintura é no lugar. A barra dá uma silhueta harmoniosa e esse modelo dá uma forma interessante às pernas. Ideal para os biótipos retângulo e triângulo invertido.
- Calça pantalona – com modelagem reta e larga, proporciona volume à silhueta. Pode ser de tecidos grossos ou mais finos. A presença de detalhes no cós ou de bolsos amplia os quadris. Modelo ideal para o biótipo triângulo invertido.
- Calça cenoura – releitura da antiga calça baggy, tem volume nos quadris e afunila nas pernas. Dá volume à silhueta. Ideal para os biótipos retângulo e triângulo invertido.
- Calça reta – também conhecido como calça de alfaiataria, tem linhas retas e cós na cintura que suavizam as curvas e disfarçam os quadris largos e coxas grossas. Modelo ideal para quem tem o biótipo ampulheta, triângulo e oval.
Assim como há calças que são ideais para certos tipos de corpo, existem detalhes que favorecem ou desfavorecem alguns tipos, como a cor, por exemplo.
- Cintura alta – ideal para quem possui as pernas curtas comparadas ao tronco, ajudando a equilibrar a proporção. Mulheres com pernas longas devem evitar usar esse detalhe pois evidencia essa característica. Ideal para mulheres magras com pernas curtas.
- Calça sarouel – com o fundo mais rebaixado, fica ótima em tecidos mais leves, porem uma calça jeans sarouel é bem estilosa. O modelo não mostra as curvas, mas dá movimento. Quanto mais embaixo for o fundo, mais curtas as pernas parecerão. Ideal para mulheres que tenham pernas longas.
- Para disfarçar o bumbum – evite bolsos nas costas, ou, quando tiver bolsos, que sejam no mesmo tom que a calça em si e que sejam costurados mais abaixo do bumbum. Prefira também os tons mais escuros como azul marinho e preto.
- Para aumentar o bumbum – quem tem pouco bumbum e deseja aumentá-lo deve investir em calças com detalhes nas costas, como bolsos com lapelas, pespontos, pregas e botões. Cores claras também auxiliam a aumentar o bumbum.
- Pernas grossas – evite usar calças justas demais como a skinny. Elas evidenciam o volume das pernas. Dê preferência à calças com cortes retos.
Vimos que escolher uma boa peça não requer que a peça seja cara, única ou que seja de uma marca extremamente conhecida. Escolher uma boa peça, tratando-se exclusivamente das calças jeans, que são peças universais, requer apenas conhecimento. Conhecer seu próprio corpo, cada detalhe, o que você quer realçar e o que você quer disfarçar para saber se o que aquela calça oferece preenche o perfil do seu biótipo. Preze pelo conforto, por valorizar seu corpo e por estar bem.