A moda da Região Sul do Brasil é bem conhecida tanto pelos seus trajes tradicionais, como pelas grandes modelos brasileiras que são nascidas na região. Para entender melhor a moda da região, vamos conhecer um pouco mais sobre sua cultura, depois, vamos falar sobre as tendências atuais da moda na região.
A Região Sul do Brasil possui uma cultura muito forte e rica, que foi construída baseada na cultura de diversos imigrantes europeus, sendo os principais deles: os alemães, os italianos, ucranianos e os poloneses.
Os principais pontos a se destacar da cultura dessa região são: literatura, música e dança, culinária e moda.
Conhecendo a cultura de determinado local conseguimos entender quais influências em diversos aspectos ele recebe e o seu por quê. Nesse artigo iremos explorar um pouco mais da cultura da Região Sul, conhecendo a sua tradição.
Literatura da Região Sul
A origem da literatura da Região Sul se deu no período da colonização, mas também recebeu influência de outros períodos, como do período de imigrações que teve como os seus personagens principais os indianos, a formação do Estado, a instalação da igreja, dentre outros.
A literatura tem forte representação dos elementos geográficos e biológicos da região, como o pinhão, as araucárias, os pampas, os campos gerais, a campanha gaúcha, além do cenário comum da região, os cânions, vales, serras, rios, planaltos, grandes quedas d’água, dentre outros. Tem como sua principal função disseminar e deixar a cultura sulista ainda mais conhecida, portanto, apresentando vários elementos regionais.
A literatura da região também possui forte influência dos mitos e histórias tradicionais contadas pelo povo, os personagens folclóricos e indígenas e os fatos históricos que ocorreram na região. Alguns dos grandes autores da região são: Alcides Maia, Dalton Trevisan, Anita Philipovsky, Domingos Pellegrini, Emílio de Meneses, dentre outros.
Música e Dança da Região Sul
A música e a dança mais tradicional da região é o Fandango, e a sua vertente Fandango Caiçara é reconhecida como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Essa é uma dança poética e festiva, sendo praticada para o divertimento e outras vezes relacionado a religião. Além desse tipo de dança existe também: o xote, o bugio, o vanerão, o balaio, o pau de fita, o tatu, o facão, dentre outros.
Se tratando da música, há artistas que se destacaram em vários estilos musicais, como na música popular brasileira (Adriana Calcanhoto, Armandinho, Ana Vilela, Chitãozinho & Cororó, dentre outros), na música erudita (Kismara Pessati, Miguel Proença, Zola Amaro, dentre outros) e também em outros estilos musicais.
Culinária da Região Sul
A culinária da região tem forte influência da cultura tropeira, indígena, cabocla, africana e dos imigrantes.
Alguns pratos típicos da região são: o barreado (preparado com carne de boi, temperos e toucinho em panela de barro enterrada abaixo de uma fogueira), boi ou porco no rolete (animal assado inteiro numa churrasqueira), o pirão, a marrecada, pratos com camarão, churrasco com sal grosso, chimarrão, café colonial, carneiro no buraco, cuca, marreco com repolho roxo, quirera com suã, pão no bafo, dentre outros.
A Moda da Região Sul
A Região Sul é um dos principais nichos no segmento da moda no Brasil, sendo um importante influente em sua economia. A moda da região é influenciada pelos costumes e tradições dos povos que ali habitam ou já habitaram, como os imigrantes europeus, os africanos, indígenas, dentre outros, sendo a mais forte delas a influência europeia.
Os Trajes Típicos Da Região Sul
A cultura da região conta com trajes bem típicos e tradicionais, que remetem aos trajes gaúchos, tendo forte influência espanhola e portuguesa, além da indígena.
Vamos conhecer algumas dessas peças:
- Bombacha: É uma espécie de calça bem larga, que possui botões no tornozelo. Geralmente ela é feita de brim, algodão, linho, tergal, ou um mix desses tecidos. Ela pode ser em cor lisa, listrada ou ainda xadrez, as cores normalmente não são muito chamativas e nem contrastantes. O traje é considerado oficial no Rio Grande do Sul desde o ano de 1989, junto do restante do traje que é chamado de pilcha. Devido a lei em que a aprovou como oficial, a torna um substituto de trajes formais (terno e gravata ou vestidos longos), ou seja, é possível usar o traje tradicional ao invés de se vestir com roupas de gala para eventos formais.
- Pilcha: É o conjunto completo de roupa tradicional gaúcha, que conta com a bombacha, camisa social, lenço, chapéu, botas e a guaiaca.
- Guaiaca: A guaiaca é uma espécie de pochete, usada como cinto mas que serve para guardar pequenos objetos, como moedas, palha e fumo, dinheiro e até mesmo uma pistola.
- Poncho: É tradicional de toda América do Sul, e como na Região Sul do Brasil se faz muito frio, se tornou muito usado no local, principalmente no meio rural. Tradicionalmente era feito em teares com lã de ovelha, mas passou a ser comercializado sendo feito de fibra sintética. É um tecido quadrado com uma abertura no meio, onde se coloca a cabeça, e então ele irá aquecer o restante do corpo.
- Vestido de prenda: Apesar de ser um traje típico brasileiro, se tornou mais comum na região gaúcha. É um vestido com prendas, que pode ser composto por um vestido inteiro ou por saia e blusa. A saia geralmente é godê ou meio-godê, e em alguns modelos possui babados, ela é longa, até o peito do pé. Há um corte na cintura, que fica mais marcado. Eles são fabricados em vários tecidos, cada um condizendo com uma estação climática, apesar disso, os vestidos tradicionais não podem ser feitos em tecidos transparentes ou brilhantes, por exemplo. As noivas usam o modelo em branco, e o preto é usado em situações de luto, além disso, segundo a tradição, não se deve usar as cores combinadas da bandeira do Rio Grande do Sul (verde, vermelho e amarelo vivos). Pode possui um pequeno decote, ou ter gola, e te enfeites como bordados, fitas, renda, etc.
Esses são os trajes mais tradicionais da Região Sul, mas são bem incomuns de serem vistos nas ruas durante o dia a dia, sendo usados somente em ocasiões especiais. Vamos conferir as tendências de moda na Região Sul mais atuais:
Tendências Da Moda Na Região Sul
É interessante destacar que essa região conta com vários profissionais da moda, como: Alessandra Ambrosio, Ana Hickmann, Caroline Correa, Grazielli Massafera, Juliana Didone, Isabeli Fontana, Rodrigo Hilbert dentre diversas outras. Essas são pessoas influentes e que ditam as regras de moda não só na região, mas no Brasil todo.
Abaixo, vamos conferir algumas tendências da moda atuais:
- Tie Dye:
O Tie Dye deixou de ser algo caseiro para entrar na moda de maneira definitiva. Pode ser encontrado em várias peças de roupas, que tem como sua principal característica ser “manchado” em uma mistura de cores.
Para as peças mais invernais, que combinam com a Região Sul pelo frio, os casacos e suéteres com o estilo tie dye tem feito muito sucesso.
- Casacos alongados:
Esse é um estilo que veio pra ficar e promete deixar qualquer look muito mais interessante e chique. Os casacos mais alongados podem ter o comprimento até o meio da coxa, ou terminar até na canela.
Uma dica legal é aproveitar que ele é alongado e usar com cinto, como vestido.
- Casaco Marrom:
É importante fazer um item somente para o casaco marrom, pois essa é uma tendência muito relevante. Os casacos marrons se tornaram uma das principais peças da moda de inverno atual. Podem ser feitos em tecidos mais chiques para ser usado de maneira formal, ou tecidos mais simples para o dia a dia de trabalho.
- Pelos fakes:
Com a crescente preocupação com o meio ambiente (mais do que justa por sinal), não faz mais sentido usar casacos de pele de animais de verdade, pois sabemos que esse é um luxo bem desnecessário.
Os pelos fakes são bonitos e chamativos, e podem estar presentes em vários modelos de casaco. O casaco pode conter pelinhos na gola e nos punhos, ou então ser feito completamente de pelos.
Existem vários tipos de pelos fakes, alguns são mais baixinhos e lembram pele de ovelha, outros possuem os fios mais longos, dando um visual bem diferente e interessante. O legal é usar esses casacos coloridos, trazendo contraste para um look mais sóbrio.
- Estilo Country:
O estilo country entra e sai de moda por várias vezes, dessa vez ele volta a ser uma tendência, presente em botas e em camisas com recorte bem caricato, que combinada com peças modernas criam um look bem diferente.
As franjas, bem comuns desse estilo, também voltam à moda em casacos, saias, e bolsas.
- Neon:
Você pode até não concordar muito com peças em neon, mas não podemos deixar de aceitar que as peças nesse tom são muito chamativas, diferentes e estilosas
Para a região Sul o clima é mais frio, as peças em neon entram com tudo combinadas a tons mais sóbrios, como o preto e o marrom, dando um contraste perfeito.
É possível usar uma blusa básica neon com um casaco de pelos fake, por exemplo, combinando duas tendências bem atuais. Caso você escolha criar um look nesse estilo, finalize a composição com peças neutras, podendo completar o look com um acessório em neon também.
Além de aparecer nas peças de roupa, o neon também aparece em sapatos, como botas e tênis.
- Detalhes dos anos 80:
Alguns detalhes que fizeram sucesso nos anos 80 voltam a moda combinados em peças modernas, como as ombreiras, muito brilho e os bustiês. Essas peças são usadas combinadas a peças modernas, criando um look bem atual.
- Detalhes dos anos 90:
Além dos anos 80, os anos 90 também estão super em alta, como o xadrez, as meias até o joelho, as camisas e as calças mom jeans, mais larginhas e de cintura alta.
- Brilhos prateados:
Voltando a moda dos anos 80, o prateado se tornou tendência há algum tempo e parece que não vai sair de moda por um longo período. O prata irá aparecer em brilhos nas peças, paetês, acessórios, etc. Além disso, o prata holográfico, com uma pegada mais futurista também está em alta.
- Coturno:
O coturno é usado em todas as regiões do Brasil, é uma peça que promete ter vindo para ficar. É um sapato confortável, que pode ser mais tradicional, em preto, ou colorido, brilhante, com estampas, transparente, floral, etc.
- Presilhas e tiaras no cabelo:
Se tratando dos acessórios, uma das principais tendências são as presilhas de cabelo e as tiaras. Além de úteis essas peças vão deixar o look com um charme a mais, mas tome cuidado para não prender o cabelo de forma infantil.
- Estampas de lenço:
As estampas de lenço, geralmente bem coloridas e com uma pegada meio “indiana”, vão aparecer não só nos lenços como também em blusas, saias, calças, vestidos, dentre outros.
- Tweed:
O Tweed é um tecido que fez muito sucesso nos anos 50, e voltou com tudo agora. Ele é usado em peças invernais, como conjuntinhos, tailleurs e vestidos próprios da estação, combinando perfeitamente com a Região Sul.
Quem usa peças nesse tecido com certeza irá montar um look mais “chique”, mas também da para usar ele compondo looks mais informais e descolados, como combinar um vestido de tweed, jaqueta, meia calça e um coturno tratorado, criando algo mais descolado.
- Animal print:
A tendência do animal print é uma das mais usadas em peças atuais. Além da onça que é bem tradicional, as estampas de cobra, zebra e vaca aparecem em peças bem diferentes. As peças agora não veem em estampas tradicionais, mas sim coloridas e inovadoras.
Quem quer usar o animal print de maneira mais discreta, podem apostar em um sapato com a estampa, como as botas, tênis e sandálias. O couro fake de cobra é uma das tendências tanto nos sapatos como em casacos, bolsas e cintos.