Principais Tendências da Semana de Moda em Paris
Encerrou no dia 08 de outubro um dos eventos mais importantes da alta costura no mundo, a Semana de Moda de Paris. O evento que começou no dia 30 de setembro contou com a apresentação de 101 coleções de 90 grifes diferentes, encerrando no mais alto estilo a temporada dos desfiles de alta costura internacional para a primavera – verão de 2010. Durante o evento as grifes mas prestigiadas no mundo da moda, como Chanel, Christian Dior, Yves Saint Lauren, Jean Paul Gaultier e Valentino dividem a passarela com diversos outros nomes da moda internacional, alguns deles respeitados no circulo da cultura fashion e também com muitos nomes novos que começam a surgir no mundo da alta costura.
Programação da Semana de Moda
Mesmo para aqueles que podem, foi impossível acompanhar todos os eventos da semana de Moda de Paris, a programação de alguns dias chegou a prever 14 apresentações de coleções, os desfiles começaram todos os dias às 10 horas da manhã e só terminaram a noite, com diferença de uma hora as vezes meia hora entre um e outro, assim foi preciso escolher as marcar preferidas para então prestigiar seus desfiles. Porém, isto não abalou o público presente, e os desfiles de todas as marcas foram acompanhados de igual para igual, afinal, temos na semana de Moda de Paris as melhores tendências e as melhores marcas do mundo mostrando tudo o que têm de melhor e mais criativo, fora que as apresentações são feitas pelos melhores produtores e estilistas de moda do mundo, o que realmente torna o evento único e marcante.
Tendências da Semana de Moda de Paris
São tantas as novidades apresentadas nesses 9 dias em 101 coleções que fica muito difícil traduzir o que vai realmente se tornar “usável” pelas mulheres do mundo inteiro, mas os especialistas em moda, produtores e estilistas, experts em buscar no meio de tantas novidades o essencial já dão as dicas e moda com base naquilo que viram, pois foi notório por exemplo que os comprimentos das roupas estão mais comportados e que as cores predominantes foram o tradicional branco o preto e o nude e o azul, ao que parece teremos muito nude e azul na moda verão 2010. Além disso na passarela se viu muitos bordados, sobreposições, transparências e aplicações junto com babados, drapeados e pregas, mostrando uma moda feminina e sensual. A alfaiataria, com paletós, coletes e calças de cintura alta também foram presença forte em diversas marcas.
Brilho e Flores
O brilho do mundo fashion veio muito forte nos bordados e nas peças cobertas de paetês. Algumas coleções também apresentaram o brilho dos paetês misturado com tecidos transparentes, marcando detalhes como bolsos ou ombreiras. Em algumas coleções que o brilho dos paetês deu lugar para os tecidos luminosos. Em outro extremo do brilho dos paetês foi apresentado com muita força o romantismo dos tecidos florais e da moda básica campestre. Eram criações com recortes, estampas, aplicações e bordados, tudo lembrando a doce vida do campo, com flores de tule, estampas em branco e preto, bordados e muitos, muitos vestidos no mais singelo estilo romântico com uma pitada de ousadia, e para comprovar que este estilo vai ser uma forte tendência para a moda verão 2010 foi este o estilo da Maison Chanel, que apresentou um desfile/show em meio a montes de feno e musica country.