Antigamente, podíamos classificar a moda urbana com as estampas de estilo militar, os jeans rasgados e coturnos. Hoje, existem outros tantos elementos para compor o look urbano ou street style, considerado uma mistura de tendências entre o look básico, utilizado no dia a dia e alguns toques de diferentes culturas.
As tendências mais usadas nos últimos tempos e que veio para ficar, são os elementos da cultura punk rock, como as calças super skinny e detonadas, seja manchadas ou rasgadas. Além dos all stars detonados, que começaram com os modelos básicos em preto, vermelho e branco e depois apareceram nas mais diversas cores, modelos, etc. Camisetas e regatas de bandas, pretas, brancas ou rasgadas, desenhadas, enfim… Para elas, o é melhor soltar a criatividade.
Os coturnos, botas de cano baixo, médio ou longo, podendo ser de couro, lona ou de tantos outros materiais e cores, permanecem em alta, mas também conseguem espaço as sapatilhas, os sapatos Oxford, sandálias de salto, plataforma com tiras grossas, estilo pesado. Mas tudo isso ganhou um colorido a mais, não ficando apenas no preto e branco. Hoje, as cores e estampas são liberadas, dando sutileza ao estilo pesado.
Tanto para as meninas quanto para os meninos, os paletós e calças estilo boyfriend, continuam em alta, combinados com muitos acessórios, cintos de taxas, correntes, pulseiras, brincos e piercings, são sempre bem vindos.
Outros acessórios um tanto quanto inusitados como os lenços tomaram conta de cabeças, cinturas, braços e pescoços de quem se identifica com o estilo. Esse mix de culturas, a exposição dos acessórios é particular, ou seja, cada um escolhe aqueles adereços que mais combinam com a cultura que gosta, o som que escuta.
Os cabelos moicano que ficaram famosos com o jogador de futebol Neymar, já eram tendência muito antes, com a entrada do estilo punk rock, por volta de 2008, com a explosão das bandas emocore , que misturavam elementos de diversas categorias do rock’n roll, e também do estilo punk, que acabou ficando mais caracterizado como o hardcore melódico. Além de pegar os elementos da música, os emos também se espelharam na vestimenta das categorias do rock, usando elementos do punk, do hard rock (no caso das calças leggings, das estampas de onça e zebra e dos lenços na cabeça).
O colorido dos cabelos também voltou a ser lembrado nessa época, com o retorno das tendências rock’n roll para a vestimenta de rua das pessoas.
O street style representa o interior das pessoas, permite que cada um se expresse com o que veste, por isso a mistura de elementos, passou do rock, para o pop e todos os outros estilos de música, sem discriminação. O que importa nesse estilo é se expressar.