A palavra ‘cigano’ é utilizada para se referir a populações nômades cuja origem é indiana e se caracterizam por ter a língua romani como ligação. Considerados como uma minoria étnica, os ciganos, estão presentes em vários países e em muitos deles são vistos sob o olhar do preconceito. As roupas e acessórios são os elementos que mais se destacam na cultura cigana. Continue lendo e entenda como eles compõem esse quadro cultural.
Roupas Ciganas de Mulheres
O vestuário cigano tem grande relevância para a cultura dos povos que utilizam a linguagem romani por representar o respeito às tradições e manutenção das mesmas. As peças mais utilizadas pelos ciganos têm significados próprios dentro da cultura cigana. As mulheres ciganas utilizam saias longas e rodadas que combinam a sensualidade do movimento com o recato do comprimento (geralmente até os tornozelos). É comum que as ciganas usem saias sobrepostas.
As blusas não costumam ter decotes muito extravagantes, discrição no tanto de pele que ficará a mostra é primordial. Na cultura cigana não há muita exposição do corpo com roupas curtas porque se acredita que tudo que é muito fácil é pouco valorizado. Fitas, xales e rendas são bastante utilizados nas roupas ciganas sendo que dentro de cada família esses elementos possuem significados próprios.
Diklo: Lenço das Mulheres Ciganas Casadas
Uma diferença de vestuário entre as mulheres casadas e as solteiras é que a as primeiras usam o diklo no cabelo (lenço de seda). O acessório não precisa cobrir totalmente o cabelo, apenas uma parte dele. É encarado como falta de respeito e até mau agouro uma mulher casada aparecer em público sem o diklo. Para alguns ciganos esse ato pode até ser entendido como um chamamento de viuvez.
Roupas Ciganas de Homens
Os homens ciganos mantém um visual elegante e de certa forma chamativo com belas camisas bordadas com mangas largas, calças com caimento confortável e botas. O visual ainda recebe cinturões largos ou faixas com tecidos coloridos na cintura. Os lenços (no pescoço e na cabeça) assim como os chapéus de aba larga podem complementar a produção masculina cigana.
Acessórios Ciganos
Homens e mulheres usam joias na cultura cigana, destacam-se peças como pulseiras, cordões de ouro, colares e aneis. Esses artigos são entendidos como um sinal de poder econômico entre os povos ciganos.
Moedas nos Acessórios
Um dos detalhes que mais chamam atenção nos acessórios ciganos com certeza é a grande quantidade de moedas utilizadas. Pulseiras, enfeites de cabeça, colares entre outros itens são feitos em muitos casos com moedas penduradas. Inicialmente esses acessórios eram confeccionados com moedas de ouro puro ou prata de lei. Conforme o tempo passou se tornou comum que esses acessórios sejam feitos de metais menos nobres inclusive de moedas em circulação atual.
Amuletos
As moedas de ouro e prata dos ciganos eram verdadeiros talismãs para canalizar boas energias. Os povos ciganos não possuíam propriedades ou terras para cultivo então esses metais eram os únicos bens de que dispunham. A disposição de uma grande quantidade de moedas nas roupas ciganas pode também ser uma referência a riqueza da família.
Gostou de saber mais sobre os acessórios e roupas dos povos ciganos?