Ter estilo é saber dar um novo uso a peças que eram consideradas sem graça no mundo da moda
Dizer que uma pessoa tem estilo é uma forma de expressar o quanto aquele ser saiu do lugar comum. É recorrente algumas pessoas usarem apenas o que os outros estão usando, e geralmente as peças nada demonstram um toque mais pessoal. Isso acontece com a maioria das pessoas. Seja por preguiça ou falta de vontade de procurar um diferencial no guarda roupa, pode-se dizer que essas pessoas abriram mão de seu estilo.
Dizemos que uma pessoa tem estilo quando ela sabe mesmo fugir do tradicional ou segue uma forma única de se vestir. São poucas as pessoas que podem dizer hoje em dia ‘eu tenho estilo!’, mas o mundo moderno tem sua parcela de culpa. Vivemos em um mundo industrializado onde tudo é produzido em grande quantidade. Logo, é quase impossível usar algo diferente dos outros e por isso a sociedade é tão igual nas ruas.
Quem pode dizer ‘tenho estilo’ são pessoas que fogem do tradicional e básico. São aqueles que pegam uma calça Jeans recém saída da loja e a transformam com diversos acessórios, deixando ela totalmente diferente. Há ainda aqueles que juntam duas peças que jamais se pensaria em as colocar juntas e formam um visual para lá de inusitado. Pessoas que se vestem assim podem mesmo dizer ‘tenho estilo’.
Uma pessoa pode ter estilo sozinha ou ao lado de várias outras, os famosos estilos grupais. São aquele grupo que anda junto e se veste igual, sendo amigos ou não, mas possuem alguma coisa em comum. Veja alguns estilos que ainda estão nas ruas de moda:
Estilo nerd – Atualmente não é mais nerd, é “geek”. O ‘ser nerd’ virou um estilo porque se observou que todo mundo que tirava sempre 10 na escola tinha o mesmo comportamento e se vestia quase igual. Geralmente eles sentam na frente da sala, nunca tiram notas vermelhas, lêem bastante e usam roupas as mais básicas possíveis, como camisetas de algodão. E 90% deles usam óculos.
Estilo rock and roll – Os fãs de rock meio que possuem uma forma semelhante de se vestir: roupa preta, cintos e fivelas com metais, cabelo preto e sempre camisetas de banda. Quando não usam algo relacionado a bandas é o preto básico mesmo.
Estilo punk – O movimento punk foi muito famoso na Europa e teve sua passagem rápida pelo Brasil na década de 70, mas arrasta fãs até hoje. As letras de musica punk instigam revolta quanto ao sistema, união para protesto e sair do senso comum, e isto vale também para a moda. Os adeptos do estilo punk de ser geralmente usam roupas nada tradicionais e peças exóticas combinadas juntas. Mechas coloridas no cabelo são bem comuns.