Fotografia de Moda

A fotografia da moda é considerada como algo relativamente novo tanto na história da fotografia quanto da moda. As primeiras fotografias de moda eram usadas com o único objetivo de mostrar as roupas para o público, eram fotografias documentais das peças e não havia nenhuma preocupação com o ambiente, modelos, produção, e menos ainda com um olhar artístico e criativo de moda. Com a evolução do mundo e da moda e com a evolução estética que acompanhou todo este processo, a fotografia documental também evolui e se torna a fotografia de moda que conhecemos hoje, ocupando um posto importante no mundo da moda, retratando muito mais do que as roupas e as coleções dos estilistas, mas sim retratando atitudes, um estilo que deve estar intrinsecamente e propositalmente associada aquela marca. Muitas vezes a roupa deixa de ser o centro das atenções do fotografo de moda, mais um artista desse mundo colossal.

O Diferencial da Fotografia de Moda

A fotografia de moda se diferencia das outras formas de fotografia, por buscar uma imagem formada através de um contexto produzido, com poses estudadas para passar uma imagem que se deseja. As fotografias de moda podem ser vistas em diferentes tipos de mídia, como revistas, jornais, publicidades, editoriais, ensaios, etc., podendo ser obtida através de diferentes olhares e momentos diferentes que são especialmente a fotografia de passarela, a fotografia do backstage, as fotografias para catálogo de moda e as fotografias de editoriais de moda. cada um desses momentos exige do fotógrafo posturas diferentes, o que faz muitos fotógrafos de moda se especializarem somente em um ou outro segmento. Vamos tentar entender um pouco mais sobre a fotografia de moda e seus diversos cliques.

Fotografia de Passarela

A fotografia das passarelas são fotografia muito técnicas, fotos de reportagem dos desfiles de moda, onde os fotógrafos ficam em lugares pré-determinados com luz coletiva para todos. A preocupação dos fotógrafos nessas fotos é com a nitidez e o foco das imagens. Nessas fotografias os profissionais contam com poucos recursos além da própria máquina fotográfica.

Desfile

Fotografia de Backstage

As fotografias de Backstage são as fotografias realizadas nos momentos que antecedem aos desfiles de moda, quando as modelos estão se preparando ou então na fila esperando seu momento de entrar na passarela. São fotografias mais individualistas, com mais emoção, porém sem cenários ou luzes especiais.

Na Fila

Fotografia de Catálogo

As fotografias de catálogo são as fotos das coleções de moda feitas depois dos desfiles de apresentação. São realizadas em estúdios ou em espaços externos, e nesses casos o estilista ou cenógrafo passa para o fotógrafo a imagem que se pretende associar a coleção. São fotos mais criativas, com mais emoção e criação.

Moda

Fotografia de Editoriais de Moda

Nesses casos os fotógrafos recebem um briefing, com os looks, as modelos e as makes que vão ser usadas, além do espaço e atitude que desejam passar. Com esses dados o fotógrafo estuda a luz e as técnicas que vai utilizar. Com as câmeras digitais esse trabalho ficou mais simples não sendo mais necessários os testes prévios.

Os fotógrafos de moda são profissionais muito requisitados e que precisam ter técnica aliada a sensibilidade, criatividade e ousadia.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Fotos

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *