Dicas de Como Lavar Roupas Escuras

Lavar roupa é uma das coisas que ninguém gota de fazer, assim como passa-la depois. A máquina de lavar já faz tudo, mas mesmo assim a preguiça impera, principalmente quando temos que tomar cuidado com certos tipos de roupas.

As roupas estampadas, precisam de uma certa regulagem na máquina, por exemplo. As roupas brancas precisam de água quente para que as manchas possam sair de forma eficaz. E as roupas escuras? Elas também precisam de muitos cuidados especiais, principalmente as pretas. Pode não parecer, masas roupas escuras se sujam também. Muitos acham que as brancas sujam mais, mas é poque a sujeira geralmente aparece mais nas roupas claras.

Desfile Roupas Pretas

Desfile Roupas Pretas

As blusas escuras, por exemplo, escondem melhor as manchas de desodorante, gordura, suor e muitas outras coisas. Dessa forma, não sabemos quando as roupas pretas estão extremamento manchadas ou sujas. É neste artigo que vamos dar algumas boas dicas de lavagens delas, sejam em máquinas ou na mão mesmo.

Donas e Donos de Casa em Pânico

Tantas roupas para lavar e elas nem sabem por onde começar. O dinheiro é curto para levar as roupas para a lavanderia ou mandar limpa-las em um lugar mais apropriado. Por isso, alguns especialistas aconselham a separar as roupas por cores: “Separe as roupas por cores. Cada bloco de cor deve ser lavado separadamente. As peças lavadas à mão devem ser lavadas individualmente no tanque, assim como as roupas mais escuras. As da máquina de lavar, dividindo por blocos de cores. Coloque de lado as de tecido delicado, que precisam ser lavadas à mão, como a seda”. Lembrando que o tecido das roupas escuras também são muito importantes!

As Roupas Pretas

Você compra uma peça preta, linda e cheia de charme. Mas ai, ela começa a perder a cor e fica bastante desbotadinha. A culpa pode ser do seu sabão em pó. Calma que nós não vamos fazer propaganda de nenhum amaciante. Mas é porque a lavagem danifica muito a roupa preta e por isso temos que lavar as roupas pretas. Abaixo, vamos descobrir como e ainda receber algumas dicas de especialistas no assunto, não que vocês donas e donos de casa não sejam!

Dicas Para Lavar Roupas Escuras

1. Só Não Pode Perder a Cor

A roupa preta tem tendencia a perder a cor com a lavagem. Jamais deixe as roupas escuras de molho e esse é o primeiro cuidado que todos os especialistas indicam: “Quanto menos elas forem expostas ao sabão e ao sol, mais vão durar”. O sabão age nas roupas pretas com muita agressividade e por isso, com o tempo, elas perdem a cor. As tatuagens na cor preta também desbotam assim como as roupas. Deve ser mau da cor, não é?

Os produtos como amaciantes e alvejantes podem danificar as roupas escuras com muita facilidade. Não precisa de deixar de usa-los, mas não exagere: ” Também é preciso ter cuidado com aquelas manchas esbranquiçadas que aparecem por causa do excesso de sabão e de amaciante, use moderadamente esses produtos” aconselham os especialistas.

Eles também ensinam a eliminar as machas caso elas apareçam: “Se as peças ficarem manchadas, antes de lavá-las novamente, experimente passar uma escova de roupas. Muitas vezes são apenas resíduos de lavagem que saem facilmente com uma boa escovada”.

2. Não Ponha na Máquina de Lavar

Uma das dicas que ninguém esperava ler é essa: Evite colocar as roupas escuras em máquina de lavar. Até os especialistas atestam: “O atrito da máquina de lavar tira o pigmento da peça e ainda pode fazer aquelas bolinhas no tecido. O certo é que elas sejam apenas lavadas normalmente e em seguida colocadas para secar. O ideal é que essas peças de roupa não sejam expostas à luz solar, o melhor é deixar secar na sombra, assim elas correm menos riscos de desbotarem.APENDICITE

3. Lavando a Mão

Opte por lavar a roupa preta na mão. Ela com certeza vai faze-la dura-la mais ainda. Se a máquina é a grande vilã, evite-a de qualquer forma, embora seja uma tarefa árdua lavar a roupa a mão. Deixe secar a roupa à sombra, pois o sol em excesso também vai danificar as roupas escuras e não só as pretas. “Use sabão neutro e lave sempre com outras roupas escuras”.

4. Não Vai Desbotar!

Esse truque não vai falhar! os especialistas aconselham: “Para evitar as manchas avermelhadas que aparecem nas roupas pretas quando estas começam a desbotar, além de evitar a secagem sob o sol ainda existem alguns truques caseiros que podem fazer milagres. Acrescentar um pouco de sal ou vinagre durante a lavagem e o enxágue. Existem produtos especiais para manter a cor, mas o vinagre ou o sal estão sempre disponíveis em qualquer cozinha.” Depois dessa, nenhuma roupa escura sua vai desbotar, pode apostar!

5. Água Fria Nelas

É sempre preferível usar água fria ao invés de água quente para lavar qualquer tipo de roupas, principalmente as escuras. “Prefira a água fria quando as roupas não estiverem muito sujas ou forem de cor forte, que desbote. O tipo de sabão ajuda na lavagem: o líquido é perfeito para água fria, enquanto o sabão em pó dissolve melhor em temperaturas mais quentes”. Essas são as palavras dos profissionais que entendem tudo de roupas escuras!

Mesmo assim, quando a roupa está muito suja, algumas pessoas não descartam a água quente. Por isso, aconselhamos: “Quando as peças estiverem muito sujas, acione o modo água quente (caso haja) da máquina de lavar.  Do contrário, lave a peça à mão. Use a temperatura morna em tecidos de cor clara ou quando a sujeira for moderada”.

6. Do Avesso

É aconselhável que, após a lavagem das roupas pretas, elas possam secar (da forma que nós explicamos logo acima) sem que as manchas desagradáveis apareçam. Por isso, coloque todas elas do avesso para secar na sombra: “Antes de colocar as roupas na máquina de lavar, verifique cada peça. Retire sujeiras muito espessas e outras manchas visíveis, que não saem com facilidade ou que podem estragar o eletrodoméstico. Roupas estampadas e escuras devem ser estendidas do lado avesso, para não desbotarem com a luz solar”

Escrito por Jéssica Monteiro da Silva

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Beleza

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *