Verdades e Mentiras Sobre o Uso do Sutiã

Os sutiãs são peças íntimas usadas por mulheres de todas as idades. Eles ajudam a proteger os seios e valorizam o volume de vários tamanhos. Porém, o uso de sutiã gera algumas dúvidas e muitos mitos são criados em relação a essa roupa. Pensando nisso, selecionamos algumas verdades e mentiras sobre o sutiã.

Dormir Com Sutiã Faz Mal

Esse e outros comentários são repetidos pelas mães durante todas as fases de vida das mulheres. Porém, o que não se sabe é se isso é realmente verdade. Segundo alguns mastologistas existem muitos mitos e verdades sobre o sutiã que é passado para outras gerações.

Mastologistas afirmam que o mais importante é que a mulher se sinta confortável e evite transtornos. Os sutiãs devem proporcionar conforto aos seios femininos, de forma que não machuquem ou causem dores e outros incômodos.

“Sutiã de Bojo Provoca Câncer de Mama

Mentira. Não existem argumentos que comprovem esse fato. Tudo o que se sabe é que o câncer de mama é uma doença de origem genética e que pode ser agravado por outros fatores, como alimentação, sedentarismo e outros.

“A Mulher Pode Dormir com Sutiã”

Verdade. É permitido o uso de sutiã para dormir, desde que eles sejam confortáveis. A peça não deve ser apertada para não interferir no sono. Segundo alguns mastologistas, não existem contra indicação do ponto de vista médico.

“Faz Mal Usar Sutiã Todos os Dias”

Mentira. Não existem riscos em usar sutiãs todos os dias. Não existe forma ideal de usar sutiã ou modelo ideal, isso vai depender do estilo da mulher, já que o mais importante é o conforto que ele oferece.

“É Necessário Trocar os Sutiãs a Cada 6 Meses”

Verdade. Especialistas recomendam que a troca de sutiã seja feita a cada seis meses, pois a peça começa a folgar e ficar inadequada para o uso. Porém, não existe uma regra definida para isso.

”Sutiã Interfere no Crescimento dos Seios”

Mentira.  O desenvolvimento dos seios está relacionado à genética dos pacientes. Sendo assim, o uso de sutiãs apertados não irá interferir no crescimento das mamas.

Os sutiãs são peças usadas por mulheres de todas as idades. Eles devem ser confortáveis para que não machuquem os seios ou causem irritações na pele. A mulher pode dormir com o sutiã, desde que se sinta bem e que não machuque os seios. Essas peças são indispensáveis para proteção e valorização do busto e devem ser usadas diariamente.

“Dormir de Sutiã Levanta o Seio”

Por muito tempo acreditou-se que a lei da gravidade poderia ser combatida em favor de mamas firmes e perfeitas, pelo simples fato de se usar o sutiã na hora de dormir. Mas muitos especialistas avisam que isso não passa de um mito, sendo que, para evitar que os seios caiam ao longo da vida, é preciso tomar uma série de cuidados que não passam pela vestimenta escolhida ao ir para a cama.

Uma entrevista com um mastologista e um cirurgião plástico, mostrou que ambos descartaram qualquer tipo de repercussão positiva ou negativa associada ao uso da peça durante o sono. A palavra de ordem é consenso entre as duas fontes – conforto.

Os médicos avisam que essa é a recomendação geral, independente do tamanho dos seios, da idade ou de problemas posturais em função do peso das mamas. “Se a mulher se sente confortável, não há problema nenhum em dormir com o sutiã. Do ponto de vista médico ou estético, não há contra indicações. Este hábito da educação e história da paciente, se ela é acostumada a usar, não tem problema”, afirma o Dr. Fábio Francisco Oliveira Rodrigues, mastologista do Hospital São Camilo e médico assistente titular do Instituto do Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho.

Ele explica que o que conta mesmo para a firmeza dos seios com o passar do tempo são os fatores genéticos e, especialmente, a forma como a mulher cuida dessa parte do corpo ao amamentar. “Se não fizer uma boa hidratação ou não cuidar do peso, engordando demais durante a gravidez, quando as mamas aumentam, o tecido pode ficar mais flácido. Não há sutiã que segure essa situação”, explicou.

O cirurgião plástico, Dr. Fabio Rosa de Almeida, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, reforça a tese. “Realmente, trata-se de um mito o fato de dormir com sutiã para que os seios não caiam. Avaliando do ponto de vista fisiológico, a queda das mamas se dá pelo envelhecimento natural da pele e tecidos subjacentes, e também pela gravidade. O sutiã é benéfico, sim, no uso diário, para minimizarmos o peso e o efeito gravitacional sobre as mamas.”

Ele acredita que a peça pode ser útil – mas não obrigatória – para as mulheres que têm seios muito grandes ou com silicone, por manterem o tecido mamário estável e restrito ao bojo do sutiã. Quanto ao tipo de sutiã mais indicado, ele afirma que cabe à mulher. “A escolha do sutiã é muito individual. Pessoalmente, acredito que os que possuem a famosa barbatana no bojo são os mais desaconselháveis, principalmente em pacientes que realizaram colocação de implante mamário ou cirurgias de mamoplastia, pois ele poderá se apoiar em cima das cicatrizes, ocasionando certo desconforto doloroso.”

Com conforto, Uso Liberado!

Com base na experiência clínica, o mastologista Fábio indica outra crença que as mulheres levam ao seu consultório, a de que dormir com alguns tipos de sutiã, especialmente os que contêm aros, pode ser prejudicial à saúde. “Algumas mulheres acreditam que este tipo de sutiã pode contribuir para o desenvolvimento de nódulos ou até câncer de mama, mas isso não tem o menor cabimento do ponto de vista científico”, pontua.

Isso reforça mais uma vez a regra do conforto, que deve estar acima da estética. Sendo assim, a recomendação vale também para mulheres que estão amamentando – o uso do sutiã durante a noite não está associada à estética dos seios, e sim, à facilidade em amamentar o filho. O Dr. Fábio dá uma dica. “Para as mulheres que estão com leite empedrado, o uso de sutiã é favorável durante a amamentação, evitando o deslocamento anatômico e dando maior suporte às mamas, que estão mais volumosas”, conclui.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Acessórios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *