Como Escolher Óculos de Acordo com Formato do Rosto?

Assim como existem vários formatos de corpo, existem vários formatos de rosto e, assim como nas roupas, cada rosto fica melhor com um tipo de armação.

Confira As Dicas

Confira As Dicas

Muita gente não sabe identificar o que favorece seu rosto em um óculos ou, muitas vezes, não sabe nem identificar que tipo de rosto é o seu portanto, iremos dar algumas dicas para essa escolha.

Identificando Seu Tipo de Rosto

Vamos ver primeiro cada tipo de rosto e como identificar o seu tipo de rosto.

  • Rosto Oval

O rosto oval é simetricamente igual quanto às medidas do cabelo às sobrancelhas, sobrancelhas à ponta do nariz e da ponta do nariz ao queixo. O queixo é afilado, sem ser pontudo.

  • Rosto Redondo

O rosto redondo tem as medidas perpendiculares quase iguais. O queixo de um rosto redondo é mais curto, achatado, arredondado. O formato do rosto lembra a lua cheia.

  • Rosto Triangular

O rosto triangular tem uma testa mais larga e vai afinando até chegar ao queixo. Geralmente o queixo é pontudinho.

  • Rosto quadrado

O rosto quadrado é uma mistura do rosto oval e do redondo: seu comprimento e largura são quase iguais, assim como as medidas da largura da testa, do maxilar inferior e superior.

Armação Para Cada Rosto

Agora que já vimos como diferenciar e, principalmente, como identificar o seu tipo de rosto, vamos ver agora quais armações devem ser usadas por cada tipo de rosto.

  • Rosto oval

Com um rosto simétrico na vertical, o rosto oval é o único formato que permite à pessoa usar qualquer tipo de armação.

  • Rosto redondo

Com um rosto semelhante a uma lua cheia, para não ficar parecendo uma bolacha ambulante, prefira as armações quadradas se você tiver esse tipo de rosto.

  • Rosto triangular

Para quem tem o rosto em formato triangular, as melhores armações são as redondas e ovais.

  • Rosto quadrado

Com um rosto bem uniforme, assim como o formato do rosto, as melhores armações para esse rosto são as retangulares.

Óculos, Mais Que Uma Necessidade

Um óculos não é apenas um acessório que auxilie na necessidade para correção da vista. Hoje, os óculos estão acima do nível de necessidade, e são vistos até como um acessório de moda. Por isso é necessário muito cuidado na hora de escolher sua armação. Escolher uma armação é semelhante a escolher uma roupa: requer tempo e disposição. Você tem que ter muita paciência e tempo para experimentar várias armações até encontrar uma ideal para seu rosto.

Os óculos, no princípio, eram apenas um artigo para quem tinha problemas de visão. Atualmente, além de auxiliar na resolução desse problema, os óculos são um acessório. Tem gente que leva tão à serio a questão do óculos ser um acessório que coleciona vários pares. O cantor Elton John, por exemplo, possui mais de 250 mil pares de óculos.

O principal fator que levou os óculos a ser considerado um acessório foi a questão de os seus usuários evitarem ou desprezarem seu uso, preferindo o uso de uma lente de contato ou quando o uso deste fosse imprescindível. Admiradores dos usuários de óculos, achando que os óculos eram um charme à parte, começaram a usar armações sem lente ou, quando com lente, sem grau.

Detalhes Importantes Na Hora da Escolha

Para fazer uma boa escolha na hora de escolher o seu óculos (seja o de grau ou óculos escuros), fique atento aos seguintes aspectos em você mesmo: o formato do seu rosto, o seu nariz e a cor da sua pele.

O formato do rosto e o nariz influenciam na armação, já que nem toda armação fica boa em todo tipo de rosto. Já a cor da pele influencia na escolha da cor da armação.

Se você tem a pele clara, dê preferência para as armações de cor mais escura. Se você tem a pele mais escura (morenas e negras), escolha armações de cor mais clara. Procure sempre fazer esse contraste de cor da pele + cor da armação.

Tirando esses pontos já comentados, ainda há outros tópicos a serem observados no ato da compra de um óculos. Lembre-se: sempre experimente o óculos antes de comprá-lo.

Saiba Mais

Saiba Mais

Ao experimentar, preste atenção à pupila: ela deve estar centralizada, como se fosse um alvo. O apoio do nariz (seja ele de acetato ou com as plaquetinhas) deve sempre ficar confortável, sem marcar a pele (o que ocorre quando o tamanho é menor) e encaixando bem. Quanto maior for esse apoio do nariz é melhor, pois o peso ficará bem dividido.

Uma dica para quem sofre de olheiras e usa óculos: as lentes devem sobrepor a parte inferior dos olhos, o que auxilia na hora de disfarçar as olheiras. As sobrancelhas devem sempre acompanhar o formato da armação. Os óculos (de grau) não devem ultrapassar as sobrancelhas. O ideal é que, se a sobrancelha é arredondada, que a armação também seja. Também não é bom haver espaço entre a armação e a sobrancelha.

Os braços dos óculos (as hastes) não devem apertar as têmporas, apenas estar apoiadas. As hastes devem ficar ajustadas atrás da orelha, não permitindo que os óculos fiquem frouxos ou apertados. Um conselho é que você sempre vá à ótica para alinhar as hastes, evitando que os óculos fiquem tortos.

Dicas

Se você tem o rosto pequeno, opte por óculos maiores. Se tem o rosto grande, use óculos menores. O ideal é sempre equilibrar o rosto fazendo um contraste. Se você quer ter dois óculos, tenha um mais neutro, apenas com a armação, as lentes e as plaquetinhas, e um segundo de acetato, de uma cor forte (geralmente preto). O primeiro é neutro e o segundo mais marcante, além do que essas duas armações não saem de moda facilmente.

Se você sofre de hipermetropia (as lentes desse problema aumentam os olhos), use armações mais chamativas e evite armações e lentes quadradas. Se você sofre de miopia (que ocorre o contrário, deixando os olhos menores), o indicado são óculos mais arredondados e ovais.

Não se prenda a dicas que alguém lhe deu ou a uma armação que ficou boa em um conhecido. Experimente sempre e veja se a armação está combinando com seu estilo. Experimente diversas cores, diversos modelos até encontrar o que melhor combina com você. Não deixe que a opinião de outros vença sua opinião e principalmente, o espelho e seu estilo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Beleza

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *