Como Fazer Aplicação de Spikes em Roupas

Já pensou em juntar duas tendências muito bacanas para andar na moda? Já pensou o quanto é legal alguém perguntar onde você comprou algo e você responder “fui eu quem fiz”? Vamos ver agora como juntar duas tendências e mostrar que você é antenada em moda.

Faça Você Mesmo

Com as necessidades que surgiram no nosso mundo atual, uma tendência que ganhou os consumidores de moda foi a customização. A customização acontece quando pegamos algo que já está pronto e transformamos em outra coisa, podendo a função ter sido mudada ou não. Junto com a customização surgiu o conceito de Faça Você Mesmo (Do It Yourself): o conceito de você mesmo fazer os produtos que você vai usar. Esse conceito ganhou força por baratear os produtos, além de a pessoa deixar o produto da forma como ela quer.

Faça Você Mesmo

Faça Você Mesmo

Tendência: Spikes

Uma das tendências que vieram para o inverno de 2012/ 2013 foi o spike. O spike é aquele ferrinho pontudo que roqueiros costumam usar em pulseiras e cintos. O spike virou febre no mundo da moda e até quem não é roqueiro usa atualmente. Os spikes começaram a ficar conhecidos quando roqueiros e admiradores do rock usaram esse acessório para agregar valor aos seus acessórios. Parando para notar, artigos de rock sempre tem muitos spikes. Cintos, pulseiras, colares, coletes, blusas, calças… Quase todos os acessórios usados por essa tribo são feitos de couro adicionando o spike. Mesmo tendo essa rápida e forte ligação com o rock (quem não lembra de rock quando imagina um spike grande e pontudo?), o spike começou a virar febre mundial quando artistas internacionais começaram a usá-los em seus figurinos. Miley Cyrus ( a Hanna Montana), Katy Parry e Rihanna, até mesmo Lady Gaga e Madonna incluíram este acessório em seu figurino, chamando mais atenção e fazendo mais sucesso. Com esse “empurrãozinho” das popstars, o spike acabou virando febre entre os fashionistas e entrou no mercado do fast fashion. Depois de toda essa massificação, o spike começou a ser visto como um sinônimo de atitude, de modernidade, de um estilo fashion (fashion style). Foram lançados como tendência de inverno (no inverno o couro entra em vigor, e combinaram com o spike, mistura que já fazia sucesso no mundo do rock) e já vingando para o verão 2013, conquistou o público em geral, prometendo ficar por muito tempo.

Faça Você Mesmo x Tendência

Quando uma tendência está em alta, ela acaba tornando o produto mais caro, já que a intenção do mercado é lucrar e pretende atingir sua meta vendendo o que está na moda. A maior reclamação das consumidoras é pagar um valor muitas vezes alto por um produto que não está condizente com seu estilo. Com o surgimento do conceito de sustentabilidade, surgiram junto os conceitos de customização e, consequentemente, o conceito de Faça Você Mesmo. Esse conceito, como já dissemos, facilita nas duas reclamações da clientela. A primeira reclamação, o valor alto, é resolvida da seguinte forma: quando nós mesmas vamos atrás da matéria-prima e quando nós mesmas somos a mão de obra, a peça final acaba barateando muitas vezes à metade do valor original. A segunda reclamação, o estilo da peça, é resolvida a partir do momento em que você faz o produto. Quando você faz um produto que você quer usar, você vai fazer do jeito que você quer, com suas características e seu próprio estilo, sem muitas dificuldades e sem ter que mandar ajustar. Isso economiza tempo e dinheiro, já que às vezes ficamos horas procurando uma peça que agrade o nosso gosto, que preencha o nosso estilo, e que seja do nosso tamanho. Fazendo a customização, o custo da peça chega a diminuir pela metade, podendo ser investido em outras peças ou em programas de lazer. Na moda tudo tem um jeito. Apesar de não ser tão simples assim, a aplicação de spike pode ser feita em casa mesmo, sem ferramentas industriais ou dor de cabeça…

Simples e Fácil

Em sua maioria, as pessoas pensam que a aplicação de spike é muito difícil e que sai mais barato fazer esse processo em uma facção ou industria. Também pensam que, por ter sido feita em casa, a aplicação não fica com um bom acabamento. A aplicação de spike não é muito complicada (apesar de não ser tão simples, afinal requer muito cuidado). O primeiro passo para uma aplicação de spike é a compra do material. Escolha o tecido em que vai ser aplicado o spike e escolha o spike desejado. Existem spikes mais pontudos, como se fossem espinhos, e existem os spikes mais chatos, que mal tem ponta. Você pode comprar os spikes em lojas que vendem artigos para fazer bijuterias, ou em lojas de bijuterias. Em algumas lojas (isso vai depender da cidade em que você mora e da fama da loja) um pacote com 5 spikes chega a custar R$2,00. Ao adquirir o spike desejado, preste atenção no que deve vir: a parte externa, que é a ponta ou o quadrado (a parte que vai ficar para o lado de fora, aparecendo) e a parte interna, que é o acabamento do spike. Ele serve para segurar o spike e impedir que ele caia.

Simples e Fácil

Simples e Fácil

Aplicando os Spikes

Depois que você já escolheu a peça que vai aplicar o spike e que já adquiriu os spikes, você vai, com o auxílio de uma caneta ou de um lápis (se preferir, tem canetas próprias para tecido) demarcar onde você vai aplicar o spike. Você pode aplicar de forma aleatória ou formando desenhos. Nesse momento, você já deve ter em mente como vai ficar no final, pois você deve pensar se o spike vai ficar junto ou longe do outro. Depois que você “desenhou” onde os spikes vão ficar, você vai precisar do auxílio de um objeto pontiagudo para ajudar a perfurar o local de aplicação. Esse objeto pode ser uma agulha, um perfurador, até mesmo um prego vale. Com o objeto escolhido fure na marcação feita anteriormente. Abra o furo com a ponta da tesoura, e faça esse processo em todas as marcações. Depois de todos os furos feitos, você deve encaixar o spike no furo e, pelo lado do avesso, encaixe o fecho do spike.

Dicas Para a Melhor Aplicação

Para garantir uma aplicação perfeita, passe uma gota de cola maluca no fecho do spike. Você também pode bater com o cabo da tesoura no spike, como se fosse um martelo. Para facilitar na hora da aplicação, você pode usar alicates. Os alicates não são caros e previnem de nossos dedos e unhas de machucados, além de deixar a aplicação com um acabamento melhor. A aplicação de spikes em tecido mais grosso, como o jeans e a sarja é mais fácil do que em tecidos finos. Os tecidos finos marcam muito fácil, não nos deixando errar na hora da aplicação.

Dicas Para a Melhor Aplicação

Dicas Para a Melhor Aplicação

A aplicação de spikes em uma indústria ou fábrica é perfeita, mas já que você aprendeu como fazer em casa, faça uma aplicação com o seu estilo e arrase nas ruas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tendências

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *