Customizar Bolsas: Passo a Passo

Quando a bolsa sai de moda é hora de tirá-la definitivamente do guarda-roupa?Não é verdade, dá para renová-la. Não é assim que funciona a moda? A cada nova estação, coleções diferentes, novas tendências. O que é novo vai pegando o lugar do velho e as roupas e acessórios vão ficando com cara mais moderninha. O lançamento acontece nas passarelas internacionais e não demora muito as novidades estão aqui no Brasil.

Mas, deixando o papo moda de lado, mais ou menos, vamos voltar a falar do que fazer com as bolsas que já não são as queridinhas do momento. Já pensou em customização? Sim, dá para pegar uma bolsa clássica e deixá-la com a maior pinta de moderna e mais, bem original. Então, nem pense em jogar fora, dar de presente, enfim, se desfazer de uma bolsa que saiu de moda, faça a customização.

Como Customizar uma Bolsa

Quando falamos em customizar alguma coisa, estamos falando em agregar e modificar elementos de um objeto já existente, neste caso a bolsa, fazendo com que ela fique com uma nova cara. É uma técnica, muito usada, inclusive com as roupas.

No caso das bolsas, normalmente, não dá para mexer na modelagem, mas colocando detalhes e retirando outros, dá sim, para deixá-la bem moderninha. Até porque é uma tendência que vem se confirmando, são roupas e acessórios com detalhes de todos os tipos, pedras, franjas, tachinhas, uma infinidade de possibilidades.

Uma das dicas para você customizar a sua bolsa e deixá-la com uma cara hipermoderna é procurando elementos que estão em alta. Por exemplo, as franjas são o hit do momento, então, se o seu modelo de bolsa permite, aposte na colocação desse tipo de detalhe. 

Não tem nada de difícil e nem de complicado para customizar uma bolsa. O caminho simples e para que o resultado seja satisfatório, é respeitar o modelo da roupa. Nem sempre aquilo que queremos é possível fazer, por causa de costuras, detalhes, enfim, não adianta insistir. Tentar fazer alguma coisa muito complexa pode acabar fazendo com que você fique com uma customização feia e no final nem use mais a bolsa, a inutilizando por completo.

Outro detalhe importante para que dê certo a customização é comprar os materiais adequadas, principalmente, aqueles que servem para colocar os detalhes, como a cola, por exemplo, ou outro tipo semelhante.

E mais, não esqueça que o exagero nunca é o melhor caminho. Siga mais ou menos o estilo da bolsa ou mude de um para o outro. Se você tem uma bolsa bem simples, pode pensar em transformá-la em uma bolsa de festa, usando elementos como pedras ou alça de corrente dourada, por exemplo. Se for uma bolsa jeans pode dar uma pegada ainda mais despojada, fazendo aplicações de tachinhas.

E já que falamos tanto das franjas, que estão na moda e verdade seja dita, são uma graça. Que tal aprender a customizar uma bolsa com franjas? Pode ter certeza que é bem mais fácil do que você imagina. Não acredita? Veja o passo a passo a seguir e capriche na sua bolsa customizada! 

Passo a Passo Para Customizar uma Bolsa: Colocação de Franjas

Você precisará dos seguintes materiais: a bolsa usada, um tecido o mais parecido ao da bolsa possível, tesoura e cola quente. De preferência, a bolsa em questão deve ser macia, de camurça ou mesmo de tecido, melhor ainda. O couro, neste caso, é impossível de trabalhar em casa.

Veja o Passo a Passo:

  • O primeiro passo será trabalhar com o tecido, faça tiras (franjas) de largura média com a tesoura e todas com a mesma medida. Faça a quantidade suficiente para decorar toda a sua bolsa.
  • O segundo passo, é com mesmo tecido, fazer duas tiras, largas, que serão aplicadas uma de frente para outra na parte de baixo da bolsa, de onde sairão todas as tiras da franja. 
  • A largura da franja você deve definir antes de acordo com o seu gosto, mas a altura das franjas, decida de acordo com a bolsa e altura do seu corpo. Se a bolsa já tiver uma alça muito comprida, corre o risco das franjas ficarem exageradamente baixas. Faça um teste na frente do espelho antes de colar. Outra opção é colar e depois cortá-las, mas, neste segundo caso, você corre o risco de ter uma mais comprida que a outra.
  • Depois de resolvido o problema medida, com a ajuda da cola, cole uma das tiras largas na horizontal na parte baixa da bolsa, depois passe cola sobre ela e comece a colar uma a uma as franjas e por último, cole a segunda tira larga por cima.
  • E pronto! É só esperar secar bem e você já tem uma bolsa de franja novinha e bem moderna. 

Vamos Agora Customizar uma Bolsa com Tachas?

Se você achou a primeira opção fácil e o que dizer da colocação das tachinhas. Se você é criativa, porém, preguiçosa, uma opção é buscar ajuda de um profissional. Você pode marcar direitinho onde quer colocar as tachinhas, e normalmente, os sapateiros fazem esse serviço bem rapidinho para você.

Se você quiser “faço eu mesma”, então, não coloque a tachinha “como deve ser”, mas pode sempre usar a cola quente para colocá-las. É claro, que as tachinhas colocadas pelo sapateiro vão ficar bem mais firmes e bem melhor. Outro material usado para fixar esse material é a cola de artesanato e ainda se usa impermeabilizado com verniz (especial). 

As Bolsas no Universo Feminino

As bolsas têm papel fundamental na vida das mulheres. Não se trata de um simples acessório ou objeto do desejo, mas elas realmente desempenham um papel fundamental no dia a dia de qualquer mulher. Sem falar que é um acessório super democrático que fica bem para qualquer mulher porque são oferecidas em várias formas, tamanhos, estilos, enfim, o que não falta é opção de escolha.

E não é só isso, a bolsa pode acabar falando pela mulher e não precisa abri-la, como dizem por aí, “se querem descobrir os segredos de uma mulher, veja o que tem dentro da bolsa”. Assim como as roupas, as mulheres escolhem as bolsas que tem mais a ver com o próprio estilo e não só isso, que atendam as suas necessidades. Como sair de casa sem uma bolsa? 

O Que é Preciso Para Customizar uma Bolsa

  • Uma bolsa fora de moda, mas em perfeito estado.
  • Criatividade e vontade de inovar com base no que está na moda.
  • Materiais simples e fáceis de trabalhar como: tachinhas, materiais com brilho, renda, tecido, bordados para aplicação, flores para aplicação, tinta, etc.
  • Também dá para trocar a alça. Em lojas que vendem materiais para fazer artesanato você encontra correntes e outros materiais, como acabamento de fecho. 

Posts Relacionados

Aproveite e confira também as nossas dicas de como customizar sandálias e renová-las. Em se tratando do mesmo tema, o ato de customizar camisetas é também bastante conhecido, por meio dessa prática dá para fazer belas peças usando peças básicas. Aprenda como customizar abadá, que são aquelas camisetas comuns no carnaval e em camarotes de festas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Acessórios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Ótimo artigo, parabéns! É bom incentivar as pessoas a reaproveitar as coisas, inclusive bolsas. No meu blog mesmo tem algumas customizações de bolsas. 🙂

    Mariely - Customizando 26 de março de 2014 17:29

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *