Saiba mais sobre concurso que elege as mais belas mulheres do Brasil
Os concursos de Miss já foram um dos programas mais importantes no mundo. Milhares de pessoas se reuniam para assistir ao julgamento que levaria o mundo a conhecer qual a mulher mais linda entre as concorrentes.
Antes disso porém, outros concursos devem ser feitos para eleger quais moças terão a sorte de poder concorrer ao título.
Geralmente o caminho é longo. As moças devem ganhar o concurso pela sua cidade, e se candidatar muitas vezes a concursos regionais, antes de poder concorrer ao título estadual. Uma vez vencedora do Estado, a moça concorrerá ao Miss Brasil, onde uma maratona de ensaios e obrigações a espera.
Esses concursos mostram um pouco a evolução do papel feminino na sociedade. Se antigamente a beleza era o único requisito para que a pessoa ganhasse o concurso, hoje em dia existem vários atributos a serem levados em conta. Até entrevistas para avaliar a inteligência, simpatia e nível de engajamento da candidata são realizadas em alguns concursos.
Se antigamente as garotas só precisavam ser belas, hoje elas precisam de outros atributos. Entre as candidatas deste ano (a 56ª Edição do concurso no Brasil), apenas 3 não estão cursando ou já concluíram a faculdade.
Isso mostra como a imagem da mulher ideal está mudando na sociedade.
Outra coisa que muda também são as intenções das garotas. Antes a carreira artística ou o dinheiro eram a principal motivação. Hoje, as Misses participam do concurso para conseguir pagar a faculdade, cursos ou dar um empurrãozinho em algum empreendimento pessoal.
Se tornar Miss do Brasil é uma oportunidade única, principalmente para garotas que anseiam pela oportunidade artística. Afinal, se misses estaduais já alcançaram posições de destaque na mídia (com um empurrãozinho do título, mesmo que pequeno), porque um título nacional seria diferente?
A preparação de uma Miss
O período preparatório é longo e árduo. Afinal, cada candidata tem pontos fracos que devem ser eliminados antes de concorrer à coroa.
E não são só fraquezas na passarela não – os cursos de etiqueta são obrigatórios. O destaque são os outros cursos que as belas fazem para “turbinar” sua aparição.
A Miss São Paulo, por exemplo, apostou em um curso de neurolínguistica e oratória. Ela queria eliminar o sotaque sorocabano.
Cursos de inglês também estão na lista das moças.
Uma das candidatas passou três meses nos Estados Unidos aperfeiçoando a arte do desfile.
Os dados do concurso
– Para organizar todo o evento, são 200 profissionais
– O Estado que mais ostenta títulos é Rio Grande do Sul, com 11.
– O prêmio desta edição é R$200 mil reais (em contratos de trabalho) e 1 carro
– São necessárias 45 horas de ensaio
– Duas brasileiras já foram vencedoras do Miss Universo