Hoje em dia há muitas dicas e regras relacionadas a coloração de cabelo, há uma cor que combina mais com cada tipo de tom de pele, mesmo que é certo de que devemos estar bem com o nosso cabelo independente da cor ou padrões a nós impostos, mas é certo que ao seguir algumas dicas, é possível chegar mais perto da combinação “ideal” de cor de cabelo e cor da pele.
História da Coloração de Cabelos
Uma das maneiras mais comuns atualmente de mudar o visual é mudar o cabelo, as tinturas é uma das mais usadas para conquistar um novo visual, além disso ao longo do tempo mudar os cabelos também foram definições de alto imagem, como marcas pessoas. Hoje em dia existem diversos tipos de tinturas, feitas a base dos mais variados produtos, mas nem sempre foi tão fácil para mudar o visual do cabelo. Tudo começou com a Cleópatra, a rainha egípcia lançou diversas modas, uma delas foi o cabelo preto escuro, suas súditas usando de inspiração a rainha, escureciam os fios do seu cabelo com tintura natural, como henna e o kohl, foi dai que originou-se a ideia de pintar o cabelo, alguns séculos depois na Europa Ocidental, em torno de mil e quinhentos, outra rainha chamou a atenção das mulheres comuns, Elizabeth I exibia cabelos ruivos, e as pessoas começaram a usar tinturas naturais novamente para se parecer com ela.
Mas foi em mil oitocentos e sessenta e três que a industria dos cosméticos se revolucionou, o químico August Wilhelm von Hofmann descobriu as propriedades de coloração do PPD (parafenilenodiamina), esse é o tipo de tintura mais comum até nos dias atuais, foi a partir dai que começaram a surgir colorações de tons artificiais para os cabelos. Apenas quatro anos após a descoberta dessa descoloração houve um novo avanço, o químico E.H. Thiellay e o cabeleireiro francês Leon Hugot em parceria, descobriram os benefícios do peróxido de hidrogênio para os cabelos. Já no ano de mil novecentos e sete foi que o empresário Eugene Schueller, fundador do Grupo L’Oréal, descobriu como descolorir os cabelos, e começou a comercializar a formula, foi a partir dai que surgiram as tinturas permanentes oxidantes.
Com os anos, a industria de cosméticos buscou sempre renovar sua formula de acordo com as necessidades das consumidoras, foram reduzidos os os níveis de ingredientes ativos de tinturas semipermanentes, para diminuir a descoloração excessiva e penetrar menos nos fios, depois pesquisadores desenvolveram formas para que se reduzissem os danos causados pela hidroxila nos fios, depois foram se desenvolvendo-se novos descolorantes, que reduziam o tempo de ação e os danos aos fios.
É evidente que a industria busca sempre melhorar os benefícios das tintas, são lançados sempre novos tons de tinturas, abaixo vamos ver qual cor combina com um tipo especifico de tom de pele, a morena jambo.
Chocolate
O tom chocolate é coringa e combina com quase todos os tons de pele, ao usar essa tintura você estará com um cabelo super natural, o que ajuda a melhorar o aspecto visual dos fios. Uma vantagem também é que se os seus cabelos já forem naturalmente escuro, será preciso retocar a tintura poucas vezes, esse tom na luz natural também fica super bonito, ganhando algumas nuances de dourado. A cor está presente em todas as estações mas combina principalmente com o outono e inverno.
Acobreado
O ruivo é algo que sempre chama atenção de todas mulheres, mas muitas vezes para combinar com a pele morena há um pouco de receio, uma dica é investir em tons de cobre, essa cor acobreada não é um ruivo muito chamativo, mas na luz do sol aparecem algumas nuances de ruivo. Esse tom pode ser adquirido por um mix de chocolate e ruivo. É uma cor marcante, mas consegue-se chegar a um efeito natural com ela.
Caramelo
O caramelo é uma das variedades de marrom, um tom que fica entre o castanho claro e o castanho escuro. Essa cor na pela morena jambo traz uma iluminação para o cabelo que se reflete no rosto, deixando um ar de iluminado. Essa cor pode fugir um pouco do efeito natural, para disfarçar isso pode-se ou retocar constantemente ou então usar a raiz esfumada.
Castanho
Os tons de castanho já são mais comuns, mas é importante cita-los por combinar perfeitamente com a pele morena, um tom que combina muito com a pele morena jambo é o castanho escuro, passa um efeito de seriedade e dependendo do corte fica jovial e bonito.
Preto
O preto é uma alternativa quando necessita de tingir o cabelo todo, mas em alguns casos ele pode passar uma impressão de envelhecimento, para que isso não ocorra tenha sempre um corte sofisticado em dia.
Tiger Eye
Uma variação muito bonita e diferente é o tiger eye, em tradução livre quer dizer olho de tigre, e a ideia é essa mesmo, uma mistura de tons que podem incluir o marrom, bronze, castanho, dourado, e vermelho. Esse mix traz mechas sutis e naturais, e fogem das tradicionais mechas loiras.