Smoking Feminino: Uma Criação Revolucionária

Yves Saint Laurent foi um verdadeiro inventor do mundo da moda. Há quem nunca tenha ouvido falar no especialista mais famoso do mundo, mas com certeza já devem ter utilizado algumas de suas ideias para compor looks incríveis. Nas passarelas, Yves Saint Laurent foi sempre polêmico e buscou inovar a cada nova coleção, derrubando todos os paradigmas criados para limitar a criatividade no universo da moda. Foi a partir desse seu foco que o profissional resolveu revolucionar de vez, criando um dos modelitos mais falado dos últimos tempos: o Smoking feminino

Smoking Para Mulheres?

Todo mundo sabe que o smoking é uma peça tipicamente masculina. No que diz respeito a moda antiga, era o tipo de roupa mais usada por homens importantes e que não dispensavam a elegância quase que nunca. Em tempos passados, era usado quase que 24 horas por dia dentro do mundo masculino, até mesmo pata ocasiões mais informais. Atualmente, o smoking só é visto em locais de luxo, ambiente de trabalho ou festas de caráter bastante formal.

Por isso, não há dúvidas que quando Yves Saint Laurent criou o Smoking para mulheres, o seu objetivo era realmente causa uma mega revolução na moda, quebrando todas as regras impostas por estilistas clássicos.

Onde Tudo Começou

A ideia de se utilizar o smoking tanto para homens quanto para as mulheres surgiu no ano de 1966. Foi com o o Le Smoking que as barreiras entre o feminino e o masculino começaram a ser quebradas e desafiadas ao mesmo tempo. Cheio de charme e versátil, o smoking começou a ser usado pelas mulheres mais ousadas, que tinham personalidade e não suportavam mais a ideia de ter que estar sempre de vestido longo. Hoje em dia, o smoking feminino é digno de um red carpet e cada vez mais vem sendo aderido pelas mulheres. Mais do quem um simbolo de rebeldia no mundo da moda, é uma demonstração de que elas tem realmente o poder nas mãos.

De Estação Para Estação

E foi assim que surgiu a ideia dos smokings femininos. A cada nova estação  eles estão vindo super fortes na tendência, com novos tecidos, estampas, cores detalhes e fits. De uns tempos para cá, a ideia parece não ter saído de moda e por isso vem se reinventando a cada dia.

Como Usar?

Os smokings tradicionais traziam gravatas nos pescoços masculinos, o que , hoje em dia para as mulheres, também não é problema. Mesmo assim, o objetivo é atrelar uma peça comumente masculina ao toque e criatividade femininos. Assim, substituia a gravatinha por um lindo lenço, combinando sempre com o seu smoking. Se ele for estampado, use um lenço mais simples, monocromático e sem muitos desenhos. O ideal nesse caso é usar algo mais liso no pescoço para enaltecer o próprio smoking. Porém, se o seu smoking é aquele pretinho básico, aposte totalmente em um lenço mais chamativo com muitas cores. Se você não achar que a ideia é boa, ainda sim opte pelos mais simples.

Na cabeça de Yves, quando essa grande invenção veio a tona na década de 60, a gravatinha em laço também podia ser uma peça adaptada ao mundo das mulheres. Nas passarelas, o estilista apostou demais nelas! Por isso, não há problema nenhum em apostar na gravata, desde que ela seja simples e bem feminina.

Uma outra peça indispensável para compro o look com smoking é a camisa branca. Mesmo se o seu smoking for daqueles bem trabalhado na estampa, a blusinha branca por baixo ajuda a enaltecer a peça, até porque é uma cor que pode ser usada com qualquer outra. O pretinho básico sempre pede uma dessas por baixo. Para quem não quer deixar o smoking branco de lado, a camisa preta para colocar por baixo também pode ser uma opção bem legal para compor um look interessante. Além disso, não esqueça que a tendência não impede você de usar seus acessórios de sempre, desde que não haja exageros.

Dicas

Para quem ainda esta confuso com o uso adequado do smoking e não sabe como usa-lo, aqui vão algumas dicas apara ajudar:

  1. Para usar o smoking feminino de forma adequada deixe o colo sempre a mostra.
  2. Não dispense os saltos altos. Eles vão ajudar a enaltecer o smoking, tanto na parte de cima quanto da de baixo. Lembrando que um saltinho sempre deixa tudo mais chique e elegante!
  3. Quem quer criar lago ainda mais diferente, pode seguir a famosa tendência “boyish”, usando camiseta branca, um suspensório, além de um sapatos oxford e um paletó. Dessa forma, você irá resgatar o estilo mais clássico dessa tendência, trazendo o antigo para se modernizar!
  4. O tecido mais comum nesse caso é o conhecido lapela acetinada, muito resistente e que pode durar por anos e anos no seu closet. Assim, Use paletó e calça juntos ou até mesmo separados. Combine tudo que estiver ao seu alcance: troque a clássica camisa branca de algodão por uma de seda fina ou então aposte nos paetês.
  5. Quem disse que o smoking tem que ser usado somente com calças para que o look fique no maior estilo Yves? O estilista acanou falecendo em 2008, mas as suas ideias vem ganhando novos contrastes. Por isso, o smoking também pode ser empregado com uma saia lápis ou um vestido não muito ousado. A ideia aqui é sempre estar elegante e inovando!

Cores e Tons

O bom e velho smoking preto era usado antigamente e há quem diga que o estilo mais apropriado é com ele. Esta ideia está para lá de ultrapassada e na atual condição, os smoking femininos vem sendo fabricados em diversas cores e tons. Não existe mais aquela regra de usar uma coloração mais sóbria. Hoje em dia existem smokings até em vermelho! Basta saber combina-lo da forma mais correta possível, sem extravagâncias.

Uma Peça Democrática

O smoking feminino é conhecido por ser uma peça democrática, já que cai bem em diversos corpos. Por isso, use e abuse do modelito sempre com o aval da elegância!

Escrito por Jéssica Monteiro da Silva

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Roupas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *