Como Ter Um Estilo Clássico

A escolha de um estilo para vestir-se com ele depende muito da própria personalidade. As roupas falam por nós e identificam, de certa forma, o nosso modo de ver o mundo e de viver a própria vida. Então, se você pensa “quero ter um estilo clássico” deve saber antes de tudo o que isso “significa”.

Para começar e podemos dizer que isso é o principal ponto para quem está querendo seguir o estilo clássico, esqueça os modismos e as tendências. As pessoas que adotam o estilo clássico para se vestir não são “manipuladas” pelo constante novo que o setor da moda oferece.

O estilo clássico é baseado na simplicidade, no essencial, das cores clássicas, a linhas simples e tecidos de ótima qualidade, mas nada de inovativo ou muito “estranho”.

Uma das grandes vantagens de adotar o estilo clássico é o fato de “nunca sair de moda”. Quando você está alheio as mudanças, elas podem vir e nada muda. Na prática, isso significa gastar menos para renovar o guarda-roupa. Aliás, armário este que deverá ser composto de peças-chaves e os “complementos”.

Por outro lado, quando falamos em peças-chaves estamos falando de boas roupas, que obviamente custarão bem mais do que outras. A grande vantagem é que se trata de um investimento que durará por muito tempo. Roupas de qualidade e de estilo clássico são praticamente para uma vida inteira.

Se depois de ler tudo isso você continua firme com o propósito de adotar um estilo clássico, vamos dar uma ajudinha. Baseada em conselho de consultores de moda, preparamos dicas de como ter um estilo clássico. Confira!

1- A economia para quem escolhe seguir o estilo clássico está no fato de não ter que ficar trocando as peças de acordo com as novas tendências. Mas, no início é necessário fazer um bom investimento. São aquelas peças que falamos antes, que devem ser de ótima qualidade. O preço irá compensar o quanto você irá usar. Então, considere que será necessário ter no armário:

  • Um vestido preto de coquetel de linhas simples, tecido de ótima qualidade e comportado, comprimento clássico (logo acima do joelho) e nada de decote arrasador.  Experimente quantos forem necessários até achar aquele que valoriza mais o seu corpo. Vale ressaltar que roupas pretas só devem ser usadas enquanto a cor está viva, uma vez desbotadas, devem ser trocadas.
  • Sapatos são essenciais e devem ser além de confortáveis, de ótima qualidade. Quando o sapato começa a desgastar é hora de trocá-lo. Tenha sapatos de salto clássicos e sapatilhas também são uma boa pedida.
  • Um par de jeans escuro de cor reto e sem nenhum tipo de enfeite, clássico, como é o estilo que você quer seguir.
  • Tenha uma bolsa para o dia e para a noite. Ambas devem ser de ótima qualidade, para a vida toda e sem detalhes, escolha entre preto e marrom.
  • Se você mora em uma cidade que faz muito frio deverá também investir em um casaco maravilhoso, que poderá ser o seu acessório para chegar a qualquer compromisso nos dias frios.
  • Depois de montar o seu guarda-roupa básico para seguir o estilo clássico, entram os complementos, que são os acessórios, as roupas básicas, como camisetas e camisa branca, entre outros. Lembrando que nada deve ser “da moda” e muito menos cheio de detalhes. A palavra de ordem deverá ser: minimalista.

2- Para seguir o estilo clássico ou para seguir qualquer outro estilo não basta sair comprando roupas e mais roupas sem seguir nenhum critério. O primeiro deles o do bom senso. Veja as dicas!

  • As roupas devem ser compradas para o seu tipo de corpo. Tem sempre o que valoriza mais e o que valoriza menos. Faça a escolha certa.
  • Nunca compre roupas cujo o número não é adequado ao seu tamanho. Nem para aproveitar a promoção e nem para tentar entrar naquele jeans. As roupas têm tamanho e você só ficará bem vestindo aquelas que são para o seu.
  • Todo mundo tem “defeitinho”. Tudo bem, as modelos não. Mas, se você não é modelo, aprenda a usar a roupa a seu favor. Se o seu forte não são as pernas, aposte no decote e vice-versa. Esconda e mostre para equilibrar.
  • No caso do estilo clássico você já sai na vantagem, as cores e as linhas simples ajudam a disfarçar o que não queremos mostrar.

3- Você já se perguntou porque as grifes fazem coleções para primavera e verão e depois para outono e inverno? A resposta é muito óbvia né? Claro, porque o guarda-roupa deve ser mudado a cada tipo de temperatura. Não é por acaso. Por isso, tentar usar roupa de verão no inverno ou vice-versa é acima de tudo cafona.

  • No verão priorize os tecidos de algodão fresco e linho para seguir o estilo clássico. Um chapéu de panamá não pode faltar no seu guarda-roupa.
  • No inverno aposte no xadrez e em tecidos mais pesados, o melhor deles para seguir o estilo é a lã.

4- Se você quer ter um estilo clássico coloque na sua cabeça que acessórios devem ser usados com “moderação”. Não caia na tentação de colocar um brincão, um colar que se vê de longe e um cinto cheio de pedrarias. Tudo deve ser muito equilibrado. O cinto de pedras, por exemplo, em uma produção de camisa social escura, com calça da mesma cor de alfaiataria e um sapato de pico fino clássico é o complemento perfeito.

5- Não confunda se vestir com estilo clássico com se vestir como uma pessoa que é bem mais velha. Atenção!

  • Uma menina de 15 anos pode seguir o estilo clássico e para isso ela fará suas compras tendo em mente quantos anos ela tem e também a própria personalidade.
  • Não pense que algumas peças “envelhecem”. O que pode envelhecer é não saber usar as roupas. Se você coloca uma blusa de gola alta e uma saia lápis no comprimento clássico e um sapato com salto baixo, dificilmente não irá ganhar uns anos a mais. Mas, se a blusa de gola alta está acompanhada de uma calça de alfaiataria com bolsos, você está com um sapato de bico fino de salto alto e elegante, certamente, o seu estilo é clássico e estará linda.

E lembre-se sempre que se você colocar uma roupa e não se sentir confortável com ela, achar que não está bom, ficar insegura, é melhor trocar. Para que as pessoas lhe vejam bem você deve estar se sentindo bem.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Roupas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *