Como Conservar Couro Natural e Sintético

O Couro na Vida dos Homens

O couro está presente no cotidiano do homem desde a era remota e de modo involuntário evoluiu junto à humanidade. No principio o homem aproveitava a caça animal para atender a inúmeras necessidades da época, onde a carne do animal caçado, por exemplo, servia para alimentação, já os dentes, unhas, e ossos auxiliavam na produção de armas, ferramentas de trabalho e acessórios, por sua vez o couro do animal servia para proteger o homem do frio. Logo depois esse mesmo couro que era usado apenas para vestir o homem e proteger dos ataques de outros animais, que por vê-lo geralmente com uma pele achavam ser um predador e fugiam.

Atualmente o mesmo couro, só que agora tratado, é encontrado em vitrines em forma de sapatos, cintos, bolsas, jaquetas, e outras coisas mais que fazem parte do vestuário do homem. Claro que para alcançar o nível atual de qualidade e conservação do couro, o homem teve que desenvolver técnicas de tratamento especiais, para todos os processos de construção de um artigo, desde a modelagem à conservação dessa matéria prima.

O uso Desenfreado do Couro

Porém, devido a grande aceitação e popularização desse material ficou quase impossível conter a busca desenfreada pelo couro. E cada vez mais, animais eram mortos apenas para que suas peles virassem peças de vestuário e símbolo de ostentação das pessoas. Mas tentando barrar esse consumismo desesperado e também tornar o uso do couro mais acessível à população, surge nesse contexto o laminado sintético, erroneamente chamado de couro sintético. Pois o couro é uma propriedade animal e em hipótese nenhuma é possível “sintetizá-lo”.

O Laminado sintético, por sua vez, embora não seja o couro, possui semelhanças e cada vez mais tenta se tornar idêntico ao couro. Os menos informados chegam até a serem enganados, comprando um artigo sintético pensando ser couro de verdade, o chamado “couro legítimo”.

Além de ter um preço bem inferior que o couro, ele pode ser encontrado em diversas cores, texturas e ainda a fiel imitação da pele do animal. No entanto, esse material é bastante sensível e não parece em nada com a resistência do couro. Já o couro, como já foi dito possui ótima resistência, tem a capacidade de moldar-se, mas apresenta uma grande margem de desperdício devido ser peça única, geralmente vem com defeitos resultantes da qualidade de vida do animal a qual o couro foi retirado.

Seja laminado sintético ou couro, o importante é saber como cuidar dos artigos para prolongar a vida útil dele.

Conservando as Peças

Como já foi dito, muita gente chama o laminado sintético de couro sintético, acreditando ser a mesma coisa ou ter alguma familiarização com o couro, mas não sabem eles que a única coisa em que se assemelham é a aparência.

O Couro legítimo ou tradicional é bastante resistente e fácil de conserva-lo, porem é preciso não ignorar seus cuidados para não danificar o material que alem de ser de alto valor é uma matéria prima animal, então em consideração ao seu investimento e a vida do animal que originou o couro, cuide bem dos seus artigos.

Guarde-o sempre limpo e para isso use um pano macio e um produto de limpeza específico em gel ou aerossol e espere secar em local ventilado e sombreado antes de finalmente guarda-lo. Para finalizar existe a opção graxa ou mousse para os couros lisos, que é bastante utilizado em calçados; É terminantemente proibido que você o lave, pois a umidade pode proporcionar o mofo, desbotamento e o mau cheiro e danificar gravemente o seu produto.

Guarde-o sem espremer, considerando que o couro cede ao corpo ou a qualquer força criando a forma em que for induzida, por isso para evitar as deformações deixe em local espaçoso livre de coisas sobrepostas e apertadas. Também não o deixe guardado por muito tempo, pois a sua jaqueta pode pegar a forma do cabide, por exemplo.

Para os ecologicamente corretos, pode-se aproveitar o óleo e o potássio da casca da banana para polir o couro, pois eles são ótimos ao substituir à graxa e hidrata o couro! A dica é usar a parte interna de pedaços da casca da banana sobre o couro, movimentando circularmente.

Já o laminado sintético deve ser limpo apenas com água e sabão. E como cada um é diferente do outro em sua composição é interessante considerar as informações da sua etiqueta informativa e segui-las, pois certamente foram fundamentadas em estudos que visam à prolongação da qualidade do produto. Lembre-se de guarda-lo sempre com enchimento macio dentro para não amassar, se for pressionado sobre outra coisa.

Em caso de ter sido presenteada ou não ter atentado em saber se seu sapato, bolsa, colete, chapéu é de couro original ou laminado sintético, e ficar sem saber como cuidar dele, atente para pequenas características do seu produto:

O couro legítimo geralmente apresenta falhas, provenientes da vida do animal, como arranhões, machucados, carrapatos e coisas que marcam a pele do bicho em vida e fazem posteriormente um efeito diferenciado no produto que não passa de uma cicatriz. Há muito tempo atrás esses pequenos defeitos eram vistos como falhas e retirados causando grande estrago do couro, mas atualmente, muitos deles fazem parte do design do produto, identificando sua originalidade.

Esse efeito certamente o laminado sintético dificilmente conseguirá reproduzir, já que o processo em que os artigos em série são fabricados é industrial e não há programação para criar essas “falhas diferenciadas e desproporcionais” como elas realmente são: involuntárias. Além disso, você pode identificar quando um artigo não é de couro, aguardando um curto tempo de usabilidade, pois a maioria dos laminados se deteriora facilmente e começam a largar, escamando e dando ao couro um aspecto plástico.

Mas quando realmente você não conseguir identificar, use a regra geral: evite rasgar, furar e arranhar, dobrar e não usar sua peça, e sendo couro ou laminado sua peça durará.

Agora que você já sabe como deve conservar seus produtos de couro legítimo e laminado sintético, não fique esperando ele aparecer com algum problema. Use as dicas citadas acima e tenha uma vida útil de seus produtos prolongada.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Roupas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *