A Moda das Listras: Como Combinar Corretamente

As tendências de moda mudam de acordo com as estações, mas existem aqueles modelos que permanecem o ano inteiro, faça chuva ou faça sol.  Ter em casa pelo menos uma dessas peças no guarda roupa é bom para manter-se sempre dentro da moda independente do estilo que você segue. As listras são exemplos de tendências de moda que nunca caem. Entra estação e sai estação, entra ano e sai ano, qualquer peça de listra que você colocar no seu corpo, combinada de forma ideal, vai ajudar a montar um look mais bonito e mais cheio de charme.

Mas não é qualquer forma de listra que pode ser usada. Do mesmo jeito que elas são versáteis, elas podem estragar seu figurino por completo se você não souber compor uma mistura legal. Não existem proibições para se usar listras, mas existem dosagens certas e de certa forma, uma ousadia diferenciada para que você assuma as listras que está colocando na sua roupa, afinal, o nome que mais vence na hora de formar um look de sucesso é “ousadia”, não é verdade? Não existiu um estilista que não tenha criado tendências de moda sem ousar em nenhum momento.

Então sabendo que as listras caíram de verdade no gosto de todas as pessoas, que tal aprender a combinar melhor peças com essa ornamentação e arrasar com o look por aí?

Listras Horizontais Engordam e Listras Verticais Emagrecem

Essa sentença é meio que uma lei para quem usa listra. Tornou-se também um questionamento entre profissionais da moda porque alguns afirmavam e outros negavam essa informação. Então acabou que as pessoas ficaram com o tempo, receosas de não seguir essa máxima e fazerem feio por aí. Então, no final das contas, como aparentam as listras no nosso corpo?

A questão não é que uma emagrece e a outra engorda, a questão é que uma pode ser usada de forma errada ou certa, por isso causa esse efeito. Por exemplo,

As listras verticais quando são usadas, por exemplo, com roupas que tenham costuras, zíper, vincos, casacos ou coletes, onde você enxerga uma ou no máximo duas dessas listras que são exatamente as que ficam no centro do seu corpo, ou então que mostre mais, mas que você combine com colares mais compridos e decotes em V mais profundo faz com que a sua silhueta aparente mais comprida e consequentemente, com menos largura.  Se forem listras horizontais elas de fato alargam o corpo de quem usa, mas se você colocar roupas com listras mais escuras e sempre na região abaixo do busto, vai disfarçar mais e não deixará você com a aparência de uma silhueta mais larga. Se você for aquela mulher com a silhueta mais fina e quer alargar, basta incrementar justamente na região como cintos mais chamativos, calças com cós mais largos entre outros incrementos visuais.

Agora falando do efeito engorda e emagrece na verdade essa regra é basicamente a que falamos mais acima: As listras horizontais alargam o corpo e as listras verticais alongam.  Acontece que o que vai deixar você aparentemente mais magra ou mais gordinha quando usa listras verticais ou horizontais é exatamente a combinação de cores que você vai fazer e a largura dessas listras.

Então vamos aprender a combinar: Se você quer reduzir as medidas, escolha peças com listras mais finas e quanto mais fina melhor, nesse caso e com contrastes em tons mas que não sejam tão aparentes. Por exemplo, um cinza mais claro com um cinza mais escuro, um vermelho mais vivo com um mais fechado, entre outras combinações de “tons sobre tons”. Isso vai causar um efeito de ilusão de óptica em quem olha para você porque o nosso olho automaticamente liga os pontos e quando as listras forem mais largas, isso dificilmente vai acontecer, assim como quando as cores tiverem um contraste maior.

Então agora você já sabe que o que vai deixar você mais gordinha não são as listras horizontais assim como as verticais não deixarão você mais magra. O processo está em saber combinar as cores e as larguras das listras. Listras mais finas e/ou com menos contrastes emagrecem e  listras mais largas e/ou com mais contraste engordam um pouco.

Vestidos Longos e Vestidos Curtos

As listras por conta própria já dão um charme mais especial ao seu look. Elas podem ser usadas em ocasiões mais informais como em ocasiões mais formais, como um casamento ou festa de 15 anos, por exemplo. O comprimento dessas roupas também pode ser variado se você souber combinar com outras peças.

Os vestidos com listras mais curtos, podem ser incrementados com uma jaqueta, colares mais longos, paetês, entre outros detalhes mais “fashions”, vai deixar a sua roupa aparentemente mais elegante e cheia de estilo. Já os vestidos mais longos podem ser também usados tanto de dia como de noite, mesmo eles naturalmente aparentarem mais formalidade. Você precisa apenas combinar com peças mais leves como uma jaqueta jeans ou de couro, colares mais curtos e menos chamativos e sandálias mais baixas.  Se quiser arriscar nos vestidos de listras longo para um look mais noturno, como casamento, formatura e aniversários mais formais, aposte em tecidos como a seda, por exemplo, ou outros tecidos mais finos.

Mesclando Peças

Você pode optar por usar ou apenas a parte de cima ou a parte de baixo do seu look com listras e você precisa saber combinar bem para não errar. Aposte em tons neutros como blusas pretas ou em tons mais fechados para combinar com as listras. Nesse caso você pode ainda incrementar com acessórios como correntes maiores, brincos grandes, bolsas no estilo carteira e buscar sempre combinar bem essas tonalidades.

Caso queira mesclar a listra com outras estampas ou até mesmo com listras você deve tomar muito cuidado e sempre atentar para a tonalidade das cores que está usando para não exagerar e poluir visualmente quem olhar para você.  Evite usar listras com estampas muito colorida ou peças de xadrez porque vai causar uma certa confusão visual. O certo e ideal é você sempre usar as mesas tonalidades ou tons sobre tons para não “quebrar” o seu visual.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Roupas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *