Jeanne-Marie Lanvin (1867 – 1946), foi uma grande estilista francesa que iniciou a sua carreira como chapeleira em 1889 na cidade de Paris. Com o seu primeiro casamento com o Conde Emílio de Pierto, teve sua primeira e única filha Marguerite di Peietro, a estilista começou a desenhar vestidos para a primogênita.
Logo, as mulheres da cidade que eram suas clientes foram se interessando pelos trajes da menina, e as encomendas foram surgindo. Com o passar do tempo, Lanvin já estava vestindo as mulheres mais velhas também.
Mas foi só em 1909, já no seu segundo casamento com Xavier Melet, que a marca é oficialmente fundada – Maison Lanvin – integrando o Sindicato da Alta-Costura (Chambre Syndicale de La Houte Couture).
Após sua morte, a direção da empresa ficou a cargo da filha, e depois passou para Antonio Castillo, que manteve o estilo da estilista sempre um padrão. Com a saída de Castillo a empresa ficou por conta de grande estilista Jules François Crahay, que antes estava a cargo no ateliê da grande Nina Ricci.