Tricô é uma técnica manual muito antiga de entrelaçar os fios com o uso de agulhas formando panos que nas mãos das hábeis tricoteiras, com aumento de pontos de um lado e diminuindo os pontos do outro, fazem cavas, decotes e golas, formando lindas peças exclusivas, quentinhas e feitas sob medida, sempre com um toque de carinho e orgulho do criador tem com sua criação, ainda mais quando tricotamos para alguém que amamos.
A Volta do Tricô
A arte do tricotar é muito antiga, sendo passada de geração em geração, e apesar de ser um dos hits da moda inverno 2010, ele nunca esteve realmente fora de moda, pois a maioria de nós já usou e ainda tem uma peça de tricô no armário, esperando para aqueles dias mais frios, ou aquele domingo que dá vontade de ficar vendo TV. Pois agora o tricô realmente chegou pra valer, e é uma das principais tendências da moda inverno 2010. Foi nos desfiles das grandes grifes internacionais como a Prada, a grife italiana famosa, que o tricô se destacou como tendência fashion para o inverno 2010/2011, em loks super-produzidos.
A Tendência do Tricô
Apesar do tricô feito a máquina também aparecer nas passarelas a grande tendência do inverno 2010 são as peças de tricô feito a mão ou que pareçam assim, peças artesanais em pontos grossos e com muitas tranças e outros pontos que criem relevo nas peças. Os fios também, embora apareçam peças com fios mais finos a grande atração são os fios grossos, tudo para que as peças fiquem com ar bem artesanal em contraponto com outras peças com fios extremamente finos em tecelagens delicadas e muito sofisticadas, dois extremos. O tricô aparece em peças inteiras ou somente nos detalhes como golas, mangas ou um acessório, mas ele aparece sempre. As peças em geral tem modelagem bastante estruturada e nas passarelas vimos muitos casacos compridos e curtos, golas, blusões, maxipols, cardigãs, polainas, vestidos curtos, mantas grandes e estilizadas, cachecóis e pelerines. Muitas cores quentes e também cores naturais, tons terracota.
Aprenda a Fazer Tricô e Entre na Moda
Tricotar requer habilidade e paciência, mais não é difícil e depois de aprender os pontos básicos muitas mulheres seguem fazendo por intuição e por puro prazer. Não é a toa que muitos chamam o ato de fazer tricô de tricoterapia, construir uma peça de roupa a partir de um fio, tecendo ponto a ponto é um desafio maravilhoso, prazeroso e estimulante. Para começar é necessário um novelo de lã de espessura média e um par de agulhas do tamanho indicado para a lã. Para colocar os pontos na agulha a primeira vez é necessário a ajuda de alguém com experiência, depois é só ir puxando a linha por dentro do ponto, com o auxilio da agulha, formando um novo ponto, parece complicado mas é bastante simples. Na internet existem muitos tutoriais inclusive com vídeos que ensinam a fazer tricô passo a passo. Em lojas que vendem lãs também frequentemente tem cursos rápidos para aprender a tricotar. Se você está querendo aprender com certeza vai achar algum desses lugares ou uma pessoa disposta a lhe auxiliar, porque tricoteiras é o que não faltam neste Brasil, e agora com certeza elas vão aparecer e mostrar todas as suas habilidades.
gostei de toda informação prestada. Gosto muito do trico feito a mão e gostaria de receber modelos atuais que estão nas passarelas da moda. Um abraço e muito obrigada.
gosto muito de tico só que sei faze só cachicol mas gostaria de apende mais se vc pude me encina a faze blusas te agadeço?
lindo teus trico.
é muita coisa bonitas
eu quero saber o valor, se for para cobrar 30,00 reais eu prefiro dormir, é um trabalho manual e dá muito
trabalho, e as pessoas tem que dar valor no trabalho manual