Há 10 anos no mercado brasileiro, a grife de óculos Evoke conquistou espaço no mundo da beleza, e vinda do Brasil, um orgulho para a nossa indústria de moda e beleza do rosto. Mas, você conhece a marca?
Com tantas grifes no mundo e grandes nomes no mercado no mundo da ótica, criar uma nova marca no mercado seria um projeto inovador, arrojado e muito criativo por parte de quem quer que fosse, ao final do século XX. Já havia a pirataria em alta, lutando frente a frente com a indústria.
Nenhum dos motivos acima desanimou os irmãos Fabiano Salomão Moraru e Demian Moraru. Filhos de produtores de ótica no Brasil, os dois pensaram muito para criar algo inovador e toparam o desafio em lançar uma grife diferente no Brasil. O rumo dos dois foi bem diferente no início da carreira, um é administrador e o outro publicitário, conhecimentos perfeitos para unir em um prol único.
Em 2001, a dupla abriu sua primeira loja com a marca Evoke, com design diferente e arrojado para a época, comparado com os produzidos no Brasil. Eram coloridos, diferentes, arrojados e com preços mais baratos, para concorrer diretamente com a indústria de importados nas lojas de grife.
A principal característica da marca sempre foi a qualidade. O uso de matérias primas italianas desde o princípio, sendo os mesmos materiais usados pelas grifes européias Tom Ford, Channel e Gucci, deram credibilidade à marca. A durabilidade é tanta que a garantia dos produtos beira aos dois anos, impossível de se ver até em óculos com grau, de algumas lentes mais famosas e duráveis que existem.
A Evoke começou a ser conhecida nas ruas pelo seu ar diferenciado e modelos arrojados, cujo atrativo era justamente a diferença. Não demorou muito para a marca ser conhecida dos interessados nesta linha de produtos, como produtores de banda, figurinistas e demais do setor de artista do Brasil. Quando chegou na mídia, foram poucos passos para chegar às graça do público.
As primeiras linhas eram a street art, surf e rock e até hoje perduram, com algumas variações. A marca é constantemente encontrada em lojas para praticantes de esportes radicais, como também em óticas, pelo seu estilo clássico e moderno.
Hoje, a linha alcançou fama internacional e seus óculos coloridos já estampam os rostos de ícones da música, como os músicos do Iron Maden, Ozzy Osbourne e até o excêntrico Marylin Manson. Se ele, que não gosta de nada usa, alguma coisa tem ali.
E, se você pensa que foi a banda Restart que começou a trazer o uso de armações coloridas, está longamente enganado. Foi a linha Evoke Amplifier a primeira no Brasil a vir com cores fortes, como laranja, verde limão e roxo, vendidas até hoje.