Algumas roupas são delicadas e podem ser estragadas muito facilmente. Veja como evitar que isso aconteça. Cuidar das roupas não é tarefa fácil. Mantê-las sempre limpas, sem manchas, sem vincos em locais indevidos, sem cheiro “de gaveta” e a salvo das traças é uma verdadeira guerra.
Principalmente se pensarmos nas roupas delicadas, aquelas que são mais fáceis de desfiar ou de formar bolinhas.
No entanto é possível manter suas roupas sempre com boa aparência e longe de todos os problemas que podem acometer uma peça do seu guarda roupa. Para isso, alguns cuidados são necessários.
A parte boa é que esses cuidados são simples e incluem apenas algumas ações que devem ser tomadas no dia a dia para prevenir que um os problemas citados se instaurem nas suas vestimentas.
Veja como:
– Eliminando o cheiro de “gaveta” e de “armário”
Como as roupas ficam guardadas durante um longo período de tempo, é comum elas ficarem com cheiro característico. Isso não é agradável para quem está vestindo a roupa. Para acabar com este problema, é só deixar as gavetas e as portas do guarda roupa abertas, para que o ar circule e elimine o cheiro. Para roupas que guardam muito cheiro côo roupas mais grossas ou de lã, por exemplo, vale colocá-las no varal para tomar um ar.
– Tirando manchas de gordura
Colarinhos de camisas e algumas outras áreas da roupa podem ficar com manchas devido à nossa transpiração. Essas manchas geralmente são difíceis de tirar, principalmente porque a região fica engordurada. Um grande aliado para remover essas manchas é o shampoo que utilizamos. Como o shampoo possui na fórmula ativos que ajudam a dissolver a gordura corporal, é só passar um pouquinho nas áreas manchadas e colocar a roupa na máquina. Geralmente a mancha sai mesmo!
– Evitando o aspecto amarelado
Se você possui uma roupa branca que não é muito utilizada e não quer que ela fique amarelada, guarde-a envolvida em algum papel de tonalidade azul. Isso evita que elas fiquem amareladas.
– Tirar fiapos e linhas da roupa
Durante a lavagem ou até no dia a dia algumas roupas acabam ficando com fiapos grudados. Para eliminá-los, é só esfregar uma esponja na roupa, logo depois de passá-la. Como a roupa estará quente, os fiapos sairão com mais facilidade. Existem produtos específicos no mercado para esta finalidade, como o “papa bolinhas”, que também apresentam bom resultado.
– Para evitar vincos indesejados
Ao passar uma roupa é sempre ideal umedecê-la com jatos de água morna. Tanto que alguns ferros de passar já estão vindo com essa funcionalidade, para que na hora de passar a roupa esteja molinha e não forme vincos.
Com estes cuidados, as roupas ficarão sempre lindas!
Andressa Silva.