Há muito tempo as roupas deixaram de ser apenas um pano que cobre o corpo com função de proteger do frio, do pudor ou por status. Hoje em dia a roupa assume, além de todas as funções já citadas anteriormente, a função de comunicação visual.
Roupa Como Comunicação
Mesmo sem muitos aceitarem isso, as pessoas (a sociedade em geral) avaliam umas às outras por sua aparência. De acordo com Isabella Fiorentino no livro “Na moda com Isabella Fiorentino”, a aparência visual conta nos primeiros 15 segundos. Mesmo sendo pouco tempo, a aparência visual é o que vai contar como uma primeira impressão.
Quando falamos de primeira impressão, falamos em qualquer ocasião. Em uma primeira aula de faculdade ou pós-graduação, em uma consulta médica ou até mesmo em uma entrevista de emprego, todo o aspecto visual é avaliado através da forma como você se apresenta.
Estilos e Ocasiões
Sabemos também que as pessoas se vestem de acordo com o seu estilo e não é porque você vai para uma determinada ocasião que você deve abrir mão de seu estilo. Assim acontece em todas as ocasiões do nosso dia-a-dia. Devemos levar essa percepção para um lado onde as pessoas pecam muito: o lado profissional.
Por se tratar de um emprego, quando a empresa não oferece uniforme, as pessoas pensam que devem se vestir de um jeito mais formal, muitas vezes sem personalidade ou sem o seu estilo próprio. Acabam pecando pela falta de informação.
Looks de Trabalho
O segredo de se vestir bem, hoje em dia, é você saber misturar peças básicas com peças fashion, mesclando sempre o seu estilo nessas peças. Outro segredo para os dias atuais é você se vestir de forma que, se aparecer outro compromisso, você já esteja pronta.
Quando falamos de uma produção para ir ao trabalho a coisa não é muito diferente. Você deve se vestir de uma maneira coerente com o ambiente, conforme seu estilo e preparada para algum evento que não esteja programado.
Hoje em dia não tem pessoa que trabalhe com o que não gosta. Como, querendo ou não, acabamos levando trabalho para casa, somos influenciados desde jovens a escolher uma profissão que amemos. Ao escolher essa profissão por amor, escolhemos muitas vezes pela vocação e essa mesma vocação acaba influenciando em nossas vestimentas, como no caso de um advogado ou médico.
Local Formal
Pessoas que trabalham em escritório devem se vestir de um jeito mais formal. Os homens de, no mínimo, blusa, calça e sapato social e as mulheres, se possível, de saia lápis no lugar das calças.
Para os pés, as mulheres podem (e devem) trocar o sapato social por uma sandália estilo scarpin ou peep toe (ficam lindas com as saias lápis). Além de ser um look formal para o trabalho em escritório, é um look clássico e que, caso aconteça alguma reunião de ultima hora, você vai estar apresentável.
Local Alternativo
Para quem tem um trabalho mais alternativo (designers, artistas, até mesmo escritórios mais liberais), você pode se dar ao luxo de ir menos formal para o trabalho, mas sempre indo arrumado, afinal é o seu emprego.
Vestidos são aceitos, mas com moderação, é claro. Nada de vestidos muito curtos ou decotados. Se for de alcinha ou tomara que caia, durante o expediente coloque um bolero ou casaco por cima.
Calças jeans e camisetas também já são aceitas nesse ambiente, mas procure não ficar tão simples. Invista em acessórios que deem um up grade na produção. Sapatos de cor viva, com estampas e com detalhes, como um laço, fazem toda a diferença.
Acessórios como brincos, colares, pulseiras, lenços e até mesmo as bolsas podem fazer toda uma diferença nessas produções mais informais. Quando se trabalha em um local que permite uma “informalidade”, você também pode investir numa maquiagem e num penteado mais elaborados, mais despojados e mais “jovens”.
Mesmo em empregos mais descolados acontecem reuniões. Sejam internas, para fechar um contrato ou até mesmo para fechar o balanço do mês, sempre há uma reuniãozinha. Então, mesmo sendo um emprego que não exija tanto nas vestimentas, é legal ter uma consciência.
Nem sempre as reuniões são avisadas com antecedência e, se algum dia rolar uma reunião de última hora logo no dia que você foi trabalhar com o look da balada de mais tarde? Não é muito legal…
Looks Para Reunião
Existem dicas importantes e essenciais a serem seguidas na hora de se vestir para trabalhar, seja de uma forma mais formal ou mais informal.
A primeira dica que podemos lhes dar é de usar e abusar da monocromia. Cores semelhantes ajudam a manter a formalidade da roupa. Para dar charme ao look, use o contraste de cores, como por exemplo, uma blusa social branca, uma calça ou saia preta e os sapatos pretos. Para as mulheres, blazers e casacos com mangas três quartos são ótimas para dar uma feminilidade ao look, sem perder a formalidade da ocasião.
Use casacos e coletes como sobreposição caso seu emprego não exija tanta formalidade. Use blusas confortáveis, como blusas de malha e calças jeans: são universais e formais em ocasiões mais informais.
Usando ainda a opção de trabalho mais informal (são raros os trabalhos hoje que impõe uniforme aos trabalhadores, em sua maioria somente o comércio), procure usar roupas que não marquem muito o corpo. Você está indo para o trabalho e não para uma balada. No trabalho ou até mesmo em reuniões da escola não é legal ficar mostrando a barriga, com decotes enormes ou mostrar demais as pernas.
Se possível aposte também em sapatos baixos. Você nunca sabe quando vai ter um dia “daqueles” e, querendo ou não, dependendo da sua produção, um sapato cai muito melhor do que um salto 15.
Evite nas roupas estampas marcantes como cruz, caveiras ou afins. Dependendo da estampa pode não ser coerente com o trabalho nem com a reunião. Abuse de jaquetas (de couro ou de jeans, sempre caem muito bem). Combine com calças estilo boyfriend e sapatos. Fica um look bem despojado e pode ir da reunião a um cinema com as amigas.
Ao se vestir, nunca deixe de lado seu próprio estilo. Procure sempre se vestir de forma coerente com o ambiente em que vai estar, com a ocasião e com seu estilo. Não é porque você vai trabalhar que deve deixar de lado sua personalidade. As roupas são um complemento disso, e você deve aprender a unir todas essas informações.