Moda na Internet

A internet se difundiu de maneira bastante rápida nos últimos anos e mudou a lógica de diversos setores, inclusive o da moda. Atualmente, podemos ver em questão de minutos as imagens do que está sendo desfilado em outro continente e já ir em busca de itens semelhantes. Foi criado um imediatismo que mudou até mesmo a forma como as principais de moda trabalham.

Moda na Internet

Moda na Internet

A internet produziu não só mudanças no ritmo de produção das grandes marcas como também deu voz para outras fontes além dos jornalistas de moda. Se há alguns anos somente as revistas tinham o poder de alavancar ou matar tendências agora convivemos com as blogueiras de moda e digital influencers. Realmente a internet foi responsável por uma série de transformações na moda.

A Velocidade da Internet – A Era do Imediatismo

Os desfiles de moda das grandes grifes sempre foram pensados e realizados para a indústria, isto é, para a apresentação das tendências que estarão em alta na estação seguinte. Por isso em pleno verão são realizados desfiles de inverno e vice-versa, contudo, a velocidade imposta pela internet criou um gap que as marcas já perceberam que precisam contornar.

Hoje em dia milhões de olhos se concentram nos principais desfiles de moda do mundo através dos seus smartphones e querem comprar o que estão vendo imediatamente. Os consumidores criados nessa fase da internet não entendem porque deveriam esperar seis meses para comprar um produto do seu interesse, aliás, daqui seis meses terão outros interesses de compras.

Foi observando esse comportamento que fez com que as principais grifes trabalhassem com uma proposta mais próxima do momento atual e com peças com maior apelo comercial que podem – em grande parte dos casos – ser adquiridas logo no final dos desfiles. Os desfiles se tornaram o principal esforço de comunicação das marcas com os seus consumidores e não atentar para esse fato é perder um bom dinheiro investido.

Impacto na Cadeia Produtiva

É importante dizer que definir que o desfile de verão será realizado no verão não é algo simples. Muitas marcas já vivem essa realidade, mas precisaram enfrentar toda uma mudança na cadeia produtiva. Estamos falando sobre a mudança da lógica de produção para atender a um público consumidor que não quer esperar para comprar aquilo que surge brilhando diante de seus olhos em suas redes sociais. Finalmente se chegou ao consenso de que as pessoas não compram moda pela estação e sim pelo desejo que ela desperta.

O Papel das Blogueiras de Moda nesse Contexto

Uma nova classe de influenciadores de moda surgiu nos últimos anos, estamos falando sobre as blogueiras de moda que começaram escrevendo blogs ao melhor estilo diário pessoal e que atualmente dominam as redes sociais. Embora haja blogueiros nesse mercado foram elas que se tornaram sensação e de consumidoras passaram a ser estrelas de campanhas publicitárias.

A blogueira de moda ocupa um espaço semelhante a aquele dos jornalistas de moda sendo chamada para se colocar nas cadeiras da primeira fila dos desfiles, mostrar bastidores e até mesmo usar as roupas da passarela. A internet trouxe uma linguagem mais democrática para a moda e o público em geral passou a ver em mulheres ‘comuns’ a sua fonte de informação sobre tendências, marcas e beleza.

O Que Faz uma Blogueira de Moda?

As blogueiras de moda de uma forma geral usam seus sites ou blogs assim como suas redes sociais para divulgar os chamados ‘looks do dia’. As produções tem como objetivo inspirar as pessoas que as seguem e muitas vezes se tornam excelentes oportunidades comerciais. Diversas marcas, de todos os portes, pagam para ter peças com sua etiqueta nos looks diários das blogueiras.

Além de postar fotos e dar dicas de como montar looks para diferentes ocasiões as blogueiras produzem conteúdo sobre as principais tendências fashion. O que diferencia o conteúdo de uma blogueira do conteúdo de um jornalista de moda é a visão de consumidora que ela pode agregar. Existe certo preconceito em relação ao trabalho realizado pelas blogueiras, mas há que se reconhecer que existe espaço para todos.

Quando as blogueiras participam de semanas de moda, por exemplo, apresentam uma visão mais prática em relação a como as peças poderão ser usadas no dia a dia e quais são as tendências que vão pegar e as que passarão batido. Geralmente as marcas aproveitam essa ocasiões de desfiles para convidar as blogueiras para que elas façam vídeos e fotos divulgando em suas redes sociais bem como emprestam roupas que estarão na passarela para que elas sejam clicadas antes da entrada no evento, o que se chama street style.

Quem são as Top 5 Blogueiras de Moda do Mundo?

O fenômeno dos blogs de moda é mundial, praticamente todos os países têm seus ícones fashion digitais, a seguir conheça as 5 blogueiras internacionais mais famosas do mundo.

Blogueira: Chiara Ferragni

Blog: The Blond Salad

A italiana que mora em Los Angeles, Estados Unidos, se tornou uma das referências do universo fashionista. O poder de influência da loira vai muito além da tela dos smartphones, prova disso é que a coleção de sapatos assinada por ela obteve faturamento de mais de US$ 10 milhões no ano de 2015. Chiara tem tino comercial e aproveitou a sua fama para lançar a sua loja virtual e abrir uma loja própria em Milão.

Blogueira: Kristina Bazan

Blog: Kayture

Além de blogueira, Kristina Bazan, é modelo e se tornou queridinha das principais grifes do mundo. A jovem é embaixadora da L’Oreal e tem uma relação bastante próxima com marcas como Dior, Louis Vuitton, Balmain e Valentino.

Blogueira: Aimee Song

Blog: Song of Style

Uma das primeiras blogueiras de moda a se tornar famosa, Aimee, é designer e mora em Los Angeles, Estados Unidos. O site da blogger conta com looks do dia caprichados e vídeos. Assim como Chiara, Aimee, transformou a sua popularidade em produtos criando sua linha de roupas e de joias.

Blogueira: Gala Gonzalez

Blog: Amlul by Gala Gonzalez

A espanhola radicada em Londres é um dos principais fenômenos fashion da web dos últimos anos. A blogueira já foi clicada em campanhas para marcas como Mango, H&M e Loewe. Além disso, Gala tem uma linha de roupas criada em parceria com seu tio, Adolfo Dominguez, que é estilista.

Blogueira: Julia Engel

Blog: Gal Meets Glam

Dona de um estilo bastante particular, Julia Engel, lançou seu blog em 2011 e em pouco tempo se consolidou como um dos principais nomes entre as digital influencers. Já em 2013 o trabalho com o blog passou a ser o seu trabalho em tempo integral.

Quem são as Top 5 Blogueiras de Moda do Brasil?

O Brasil tem muitas blogueiras com destaque internacional e abaixo listamos as 5 mais populares.

Blogueira: Thássia Naves

Blog: Blog da Thássia

A mineira Thássia Naves é uma das principais influenciadoras digitais do Brasil participando de semanas de moda internacionais e mantendo além da página oficial um canal no YouTube. A blogger já foi fotografada para a campanha de inúmeras marcas, inclusive internacionais, já estampou capas de revistas e se consagrou como uma das mais bem pagas para incluir peças em seus looks do dia.

Blogueira: Camila Coutinho

Blog: Garotas Estúpidas

Com mais de dez anos de blog, Camila Coutinho, está sempre figurando em listas internacionais de blogueiras com maior influência mundial. Natural de Recife, atualmente, a blogger mora em São Paulo. Além dos seus looks do dia e passagens marcantes pelas semanas de moda ela se destaca por conseguir entrevistas com famosos badalados para o seu canal do YouTube.

Blogueira: Helena Bordon

Blog: Helena Bordon

Filha de Donata Meirelles, uma das mais importantes editoras de moda do país, Helena se tornou uma blogueira bem-sucedida com foco em registro de looks com apelo fashionista. Uma blogueira que além de bonita tem um ótimo gosto para a escolha das peças que vai exibir em seu site.

Blogueira: Lu Ferreira

Blog: Chata de Galocha

Uma das blogueiras que está com sua página no ar desde o início do boom dos blogs, Lu Ferreira, dá dicas de moda, gastronomia, beleza e família. O nome do blog já mostra o estilo que marcou Lu, divertida ela também sabe ser ácida em suas críticas. Atualmente, o blog conta com a colaboração de mais profissionais.

Blogueira: Camila Coelho

Blog: Super Vaidosa

A blogger Camila Coelho se tornou famosa por seus vídeos com tutoriais de maquiagem e quando todos pensavam que já tinham visto tudo ela passou a clicar também os seus looks do dia. Atualmente, Camila está entre as blogueiras brasileiras que tem uma proposta de looks mais fashionistas para a sua página.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tendências

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *