Looks Monocromáticos: Como Usar

Toda mulher que é mulher de verdade gosta de se vestir e, principalmente, de se vestir bem. Querendo ou não, as pessoas são avaliadas pela forma como se portam, como falam e pela forma como se vestem. Esse último item interfere no prévio julgamento, quando as pessoas não nos conhecem e nos avaliam apenas pelo nosso físico. Pensando nisso, em como as pessoas vão nos julgar e nos avaliar olhando apenas o que a gente veste, não podemos cometer nenhuma gafe de moda quando o assunto for sério, como uma entrevista de emprego ou um encontro com aquele gato! E para você não passar nenhum mico, vamos dar algumas dicas para você se vestir bem.

Looks Monocromáticos

A moda é ditada por várias tendências. Essas tendências nos são dadas várias ao mesmo tempo, e usadas em conjunto formam belos looks. As tendências podem ser momentâneas (que duram algumas poucas estações) ou podem ter uma maior durabilidade, sendo consideradas básicas por combinarem com muitas coisas, para não dizer quase tudo. Podemos citar vários exemplos de tendências: estampas de animais, spikes, calça sarouel, calça skinny, camisão, cropped, mullet, color blocking e até mesmo os looks monocromáticos. Looks monocromáticos, como o nome já diz por si só, são os looks que são compostos por peças de uma (mono) só cor (cromático). Looks total black, total White, entre outras cores que também são muito bem vindas são os chamados looks monocromáticos.

Medo de Usar Uma só Cor

Muitas pessoas tem medo de usar os looks monocromáticos por medo de cometer alguma gafe, o que não é muito difícil de se entender já que é só o que a gente vê nas ruas. Querendo ou não, um look monocromático mal usado chega a ser catastrófico. Outras pessoas já tem medo de que o look monocromático fique parecendo uniforme para trabalho (já que alguns escritórios e algumas empresas optam pelo uso do uniforme monocromático [calça social combinado com blazer, preto ou colorido]) ou que fique parecendo o conjuntinho tão querido pela vovó. Esses conjuntinhos quase nunca nos agradam quando somos mais jovens, o que acaba ganhando nosso voto quando mais velhos por ser bem confortável, além de facilitar a combinação. E para que você não cometa nenhuma gafe e esteja muito bem vestido até mesmo com um look monocromático, nós vamos dar a seguir algumas dicas que você aprende na prática e bem rápido.

Medo de Usar Uma só Cor

Medo de Usar Uma só Cor

Dicas Para Usar Looks Monocromáticos

  • Ilusão de Óptica

Se você usar da forma correta, o look monocromático pode parecer outra coisa sem ser. Por exemplo: se você usar uma minissaia com uma blusa de cores parecidas (por que não dizer da mesma cor?), a uma primeira olhada vai parecer que você está usando um vestido, e não uma blusa e uma saia. Da mesma forma acontece se você usar uma calça com um corte diferente, como uma sarouel ou uma cenoura e uma blusa da mesma cor. Aposte na saia da sua preferência: saia godê, saia pregueada, plissada e até mesmo bandage (aquela que é bem justa ao corpo). Na blusa, sugerimos uma blusa que seja mais ampla, sem ser muito justa ao corpo. Isso ajuda na hora de criar a ilusão de ótica. Se você gosta de estampas animadas e diferentes, essa é a hora de usá-las nas blusas. O look vai ficar bem diferenciado.

  • Varie o Tom

Uma cor vai continuar sendo a mesma cor mesmo se a tonalidade variar. Não entendeu? Um amarelo vai continuar sendo amarelo, mesmo se houver a diferença entre o amarelo claro e o amarelo escuro. A cor tem essa propriedade (ou característica, como alguns designers gostam de falar) de mudança de tom. O tom é justamente a tonalidade dela: se é clara, escura, bem viva, quase morta…. Todas as cores tem tonalidades: basta elas poderem ser misturadas com branco (clarear) ou com preto (escurecer). Se for usar um conjuntinho, aqueles que a gente compra pronto na loja, nós sugerimos que você use por dentro (geralmente esses conjuntinhos são compostos por um blazer e uma calça ou uma saia) uma blusa da mesma cor, mas de um tom diferente. A blusa fica melhor se for em um tom mais claro que a cor do conjunto, e você pode apostar em estampas divertidas novamente: isso ajuda a quebrar a seriedade do conjuntinho.

Varie o Tom

Varie o Tom

Dicas Para as Gordinhas

As mais gordinhas também podem usar looks monocromáticos, porém é necessário ter um pouco de atenção. Algumas cores ajudam com que o nosso olho enxergue algo maior, ou menor, dependendo da tonalidade da cor. As cores mais claras facilitam que o nosso olho enxergue maior, já as cores escuras são o contrário, facilitam que a gente enxergue menor. Por isso que as pessoas tem o costume de dizer que o preto emagrece. Cores semelhantes ao preto são muito indicadas para as pessoas gordinhas: preto, marrom, azul marinho, verde escuro, vermelho bordô… Se você, gordinha, gostar e se sentir à vontade com um look de uma só cor sendo essa cor clara, como o branco, rosa claro, amarelo, tudo bem. Você quem dita o que você veste e o que deixa de vestir. Além do mais, o importante é que você se sinta bem, acima de tudo.

E Para Finalizar…

Como todas nós já sabemos, os acessórios foram feitos para enfeitar, para dar mais brilho ao look. Então, aproveite dessa função do acessório e use e abuse dele. Aproveite a monocromia do look para extravasar nos acessórios. Use maxicolares e maxibrincos, além de anéis e pulseiras. Procure casar as cores dos acessórios com a cor da roupa, ou procure quebrar a mesmice da roupa com o brilho do acessório. Invista em acessórios que lhe favorecem, e arrase! O mais bacana dos looks monocromáticos é que eles são para todas! Altas, baixas, gordas ou magras, todas podem usar o look monocromático. Por ser de apenas uma cor, a monocromia ajuda a alongar a silhueta, parecendo mais alta (altinhas, cuidado) e também a afinar. Assim como qualquer outra produção de moda pessoal, antes de você escolher um look para sair, se olhe no espelho e veja se você está gostando. Se você gostou do que viu no espelho, é só mostrar para o mundo como você está linda, independente de tendência e de moda: o seu estilo é seu e de mais ninguém!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tendências

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *