A Moda e o Oriente

É tecido esvoaçante, um festival de texturas e cores os fatores determinantes para a inspiração de incontáveis designers. Quando se vê a delicadeza que os panos oferecem é praticamente impossível não tocar para sentir, assim como se torna impossível a quem vê não voltar o pensamento do minucioso trabalho de Issey Miyake e a incansável pesquisa feita no setor têxtil. Não esqueça que já é muito antiga esta paixão em relação ao Oriente, seja China Rússia ou Japão, isto vem de muito longe na linha do tempo, mas foi somente no século XIX que os povos ocidentais se voltaram para o Oriente prestando atenção nas diferentes culturas.

O começo se deu através das artes plásticas, mas não demorou a que passasse para o guarda-roupa e A Moda Hoje e o oriente tem uma forte ligação. Desde 1909 quando aconteceu na França a primeira temporada das apresentações do famoso balé russo. A elite se deixou encantar com o orientalismo.

Globalização da Moda

Estamos vivendo em um mundo onde a Moda e Natureza tem se relacionado com Elegância e Comportamento. Começamos aqui uma longa viagem pelo mundo em que o tecido é o meio de transporte. Se até aqui cada roupa era o reflexo de uma época e de um lugar, isto começou a mudar de maneira muito rápida e Paulo Poiret foi com um trabalho duro o precursor desta globalização.

Hoje o avanço da tecnologia tornou esta globalização uma realidade muito presente em nosso dia a dia e assim numa verdadeira demonstração de perseverança é que muitos estilistas vão à busca de inspiração ou de referências nas simbologias orientais. Esta busca se dá não somente entre os mais conceituais como é o caso dos das escolas japonesas, como também os modernos ou os mais comerciais, como no caso da brasileira Neon que no São Paulo Fashion Week, em sua última edição, apresentou um verdadeiro festival de coloridos quimonos.

O Fascínio pelo Oriente

Imaginar o porquê de tamanho fascínio pela cultura oriental não é difícil, uma vez que o brasileiro é dedicado ao culto a beleza e a profusão de cores com suas múltiplas relações com as roupas e também com os sentimentos são algo capaz de cativar que vive nesse mundo da Moda e trabalha e sabe o quanto uma peça criada pode representar em termos de cultura e sentimentos. Romântico, extrovertido, fúnebre, alegre, tudo pode ser dito através de peças feitas por conhecedores da arte de criar.

Embora venham muitas novidades da china a aproximação do ocidente é mais palpável em relação ao Japão, mas como sabemos que a propaganda é fundamental, podemos supor que isto se deva ao fato de que o Japão divulgou mais suas peças de Moda e Estilo roupa especialmente após os anos 80. Uma característica do Oriente é quanto à narração do figurino, pois esta faz uma mistura de realidade com sonho bem dentro do conceito de Moda e Poder que é combinar as necessidades reais com o imaginário.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tendências

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *