A Arte de Combinar Estampas Diferentes

Atualmente a moda vem mudando, e com isso, o que era errado há alguns anos, já não é mais. Por exemplo, a combinação de estampas era quase como um pecado e agora é perfeitamente usável, desde que se saiba combiná-las da maneira correta. Nas passarelas a combinação de estampas e padrão é feita sem a menor cerimônia, encantando aos olhos de quem vê. Mas na vida real, no dia a dia, combinar isso com aquilo parece uma tarefa difícil demais e requer algumas dicas importantes para não correr o risco de cair no ridículo.

A Combinação de Estampas      

Muitos consideram bastante complicada a combinação de roupas com cores diversas. E quando é necessária a composição de estampas, então, a dificuldade piora demais. Basta dar uma olhada nas ruas para entender como as pessoas sentem extrema dificuldade em selecionar formas ou desenhos que conversem entre si num mesmo look. Apesar de ser um pouco complicadinho, bastam algumas dicas, para acertar a mão e de quebra aprender a disfarçar o que mais incomoda em seu corpo aproveitando as inúmeras quantidades de peças estampadas que estão disponíveis nas vitrines. Mesmo que essa quantidade de informações visuais possa assustar a primeira vista, o que se tem de ter em mente é usar sempre as cores parecidas ou ainda estampas semelhantes.

Dicas Para Aprender a Combinar as Estampas

Quando você optar por usar estampas com motivos que sejam iguais, convém escolher um para se sobressair. Para conseguir essa forma de proporção, o melhor é optar em uma das peças uma estampa maior e, em outra, uma menor. Desta forma não tem como errar Entretanto, como tudo na vida há as exceções, pois não são todas as estampas e desenhos que podem ser combinados entre si. Então, veja a seguir, como combinar as principais delas:

Dicas Para Aprender a Combinar as Estampas

Dicas Para Aprender a Combinar as Estampas

  • Estampa Floral – Ela é perfeita para fazer composições com uma peça de cor lisa, ou para os mais ousados, até usando estampa de listras, desde que seja no máximo com duas cores, como por exemplo: um xadrez com duas cores, bolas ou ainda com outra estampa floral na qual as cores que mais sobressaiam sejam compatíveis.
  • Estampa de Animal Prints – Elas geralmente são as mais queridas, sendo de zebras, onças, e tigres. Como são muito chamativas, o melhor é que não sejam misturadas a outras estampas e que com elas sejam usadas peças lisas.
  • Estampa Exótica – Este padrão de estampa inclui figuras, frutas e desenhos, especialmente aqueles que seguem a temática tropical, geralmente se apresentam mais durante o verão, como os limões, bananas e afins. Como elas são sempre muito chamativas e coloridas, ficam bastante difícil de combinar com qualquer outro tipo de estampa, por isso, o ideal é que a composição também seja feita com uma peça lisa.
  • Estampa Étnica – Apesar de parecer diferente, esta estampa é a mais básica de todas, por isso, pode ser utilizada em composição com outra estampa igual, porém, em um tom que seja mais neutro. Ela também pode acompanhar peças com listras neutras, ou algumas que possuam duas cores que sejam semelhantes.
  • Estampa Geométrica – Assim como a étnica ela é bastante democrática: cai bem em diversos tipos de pessoas e comporta diversas combinações. Pode combinar muito bem com estampas xadrez, florais, listradas e ainda com poás.
  • Estampa Xadrez – É um tipo de estampa que nunca cai de moda, mas também não combina com outros padrões. Com ela o ideal é usar peças que sejam completamente lisas.

Use a Estampa a Seu Favor

Saber usar peças estampadas para disfarçar possíveis imperfeições é uma arte, que também ajuda a aumentar partes do corpo. Por exemplo, se você é baixo, prefira os desenhos miúdos e não os grandes, pois os mesmos passam a impressão de que se é mais baixo ainda. Já as pessoas altas devem optar pelos desenhos maiores e fugir dos menores, para criar uma proporcionalidade. Agora, se você estiver um pouco acima do peso ideal, pode se fartar das estampas verticais, especialmente as listras e ainda os tecidos com poás. Mas não use peças claras, opte pelos tons escuros, que ajudam na hora de disfarçar os quilos a mais. Se por acaso, você tem a cintura fino e o quadril grande, bem no estilo mulher brasileira, procure chamar mais a atenção para sua a parte de cima, colocando uma peça estampada e embaixo uma peça mais discreta e lisa. Por exemplo, uma estampa de onça na blusa e uma de bola na calça. Um exemplo: poá na calça e onça na blusa”, Para quem tem o quadril estreito o abuso das estampas é totalmente permitido, ainda que sejam de todos os tamanhos e tipos. Nesses casos até as listras horizontais podem ser usadas. Outra dica importante para quem tem seios muito grandes é usar sempre as peças que tenham estampas mais miudinhas, sem muito espaço entre elas e preferencialmente com fundo escuro. Estes padrões podem ser geométricos com até duas cores e também xadrez com cores mais neutras, ou ainda as bolinhas. O importante é saber fugir das estampas de listras horizontais, que causam um aumento da superfície. Além de tudo o que já foi dito, é muito bom saber que as estampas podem também fazer com as mulheres ganhem curvas na cintura. Para isso, basta investir em estampas miúdas, e ainda nas listras verticais, também nas estampas geométricas de duas cores e com fundo escuro e nas lindas poás, sem se esquecer das listras diagonais.

Use a Estampa a Seu Favor

Use a Estampa a Seu Favor

Aventure-se na Composição de Estampas

Para quem quer iniciar na aventura da composição de estampas:

  • Nível Iniciante – Use a mesma estampa com tamanhos diferentes ou ainda a mesma estampa, mas com as cores diferenciadas.
  • Nível Intermediário – Usar as estampas que sejam diferentes, mas que tenham as cores em comum, como uma peça em poá e a outra em oncinha, por exemplo.
  • Nível Avançado – Usar as estampas florais com padrões completamente diferentes ou ainda misturar de acordo com a intuição as mais diferentes estampas e padrões. Como podemos ver, tudo é possível e provável a moda. Basta de coragem de ousar e não ter medo de errar buscando todas as possibilidades.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tendências

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *