Tipos Sapatos para Cada Corpo

Quando se fala em sapatos, normalmente as mulheres já abrem um lindo sorriso, afinal, elas adoram, amam, colecionam, compram e acabam tendo mais do que precisam e muitas vezes não sabem que existe um tipo de sapato ideal para cada pessoa, que tal aprender um pouco mais sobre isso? Veja a seguir qual o tipo de sapato mais indicado para o seu corpo.

A Paixão por Sapatos

Calçados às vezes são acessórios tão amados que chegam a causar obsessão. Principalmente às mulheres, que enlouquecidas pelas tendências e promoções compram mais do que usam, e estocam em casa uma variedade deles. E nesse mix de opções colecionam sapatilhas, rasteirinhas, botas, sapatos, tênis e muitos outros.

Acontece que apesar do bom gosto de muitas mulheres, essa obsessão desenfreada  impede que elas saibam como aproveitar o privilegio de compra que tem e acabam não investindo da melhor forma possível, que é a sua apresentação visual.

Para elaborar um bom look, harmonioso, é necessário que as peças de roupa, acessórios e corpo da pessoa tenham consenso entre si, conseqüentemente o calçado acaba tendo grande importância na composição de um look, deixando de servir apenas para proteger o pé e atuando diretamente na composição da indumentária da pessoa.

O Calçado serve, portanto para  valorizar o corpo,  e é de suma importância que antes da compra a pessoa conheça seu perfil, para não gastar comprando um calçado que não tenha nada a ver com ela, não se adequando a sua estatura, peso, medidas e estilo de vida.

Tipos de Corpos e seus Respectivos Calçados

Mulheres com Pernas Compridas

Para quem não gosta de evidenciar as pernas e quer dá um aspecto de encurtamento para disfarçar as longas pernas que a natureza lhe deu, deve começar evitando os sapatos com bicos afinados que prolongam ainda mais o efeito visual, ainda mais se o calçado for da mesma cor que a calça comprida.

Já para encurtar o corpo há os calçados de modelos com frente arredondada, e nesse aspecto há uma variedade listada desde a sapatilha para todo tipo de ocasião ao scarpin para ocasiões mais formais, e por falar no scarpin, evite os grandes saltos tão comuns a esse tipo de calçado, afinal sua idéia é diminuir e não aumentar mais ainda.

Mulheres com Pernas Curtas

Se tratando de gente com baixa estatura: mulher com pernas curtas, lógico que a recomendação é inversa ao dito no tópico anterior. Portanto o mais recomendável são sapatos com bico fino e salto que favorecem as pernas, tornando as longilíneas!

Cuidado porem se você estiver acima do peso, pois sapatos de salto alto e fino podem ser desproporcionais ao seu peso e não proporcionar muita estabilidade para você se locomover, e também fica esteticamente feio.

Mulheres com Pernas ou Tornozelos Finos

Já as mulheres que sofrem com as pernas finas bem como mulheres que tem pernas grossas e apenas o tornozelo fino, pode fazer uso de salto plataformas ou Anabela, que desviam a atenção para esse elemento mais volumoso do look, além contribuir para deixar a usuária mais longa que o natural.

Outra dica bastante significativa é usar calçados que trazem volume para região afinada do corpo, como fazem as sandálias que possuem  amarração, como, por exemplo, a sandália gladiadora que tem suas fivelas e pedaços de couro percorrendo a perna de modo a dar um visual de continuidade, ou as sapatilhas com amarração, a única problemática desses dois tipos de calçados citados acima, é que eles engrossam as pernas mas encurtam o corpo. Já para as mulheres com essa necessidade de ter pernas mais grossas e que moram em climas frios, ou cujo inverno é rigoroso, há o privilegio de optar pelas botas de cano na altura do tornozelo.

Outra boa pedida são as ankle boots, que é uma soma da bota de cano curtíssimo e sapato de boca mais alta que o convencional, e que é um calçado ótimo para favorecer as pernas e torná-las visualmente mais grossas do que são.

Mulheres com Tornozelos Grossos

As mulheres com esse perfil de pernas são privilegiadas pelas inúmeras opções de calçados que podem usar (sapatilhas, rasteirinhas, scarpin, etc) mas ainda assim há algumas mulheres que preferem disfarçar a grossura das pernas por não gostar de tê-las ou por ter de forma exagerada.

Portanto os  calçados com saltos grossos e do tipo abertos na frente, favorecem os tornozelos, sem necessariamente torna-os ainda mais grossos.

Uma outra dica é usar um calçado do mesmo tom da perna ou da roupa (quando essa for comprida). Esse truque é capaz de harmonizar a composição, pelo efeito “monocromático” das peças de vestuário envolvidas, onde o calçado não é artifício de disfarce corporal com nehuma finalidade se não a de apenas se camuflar diante dos outros elementos.

Há também as botas de montaria(que não dividem visualmente a perna)e as de cano curto, entre outras, e desde que elas não fiquem justas na altura da canela,que também são grandes aliadas para criar um visual elegante nas mulheres com tornozelos avantajados.

Mulheres com Pernas Grossas

Devem evitar sapatos com pontas redondas e fechados, ou com tiras, fivelas e outros detalhes na altura do tornozelo pois são eles os responsáveis por tornar essa área ainda mais volumosa do que já é, além deles achatarem a silhueta da pessoa deixando-a menor.

Nesse caso, o mais recomendável os sapatos ideais são os de salto alto para dar uma postura elegante ao corpo e de bico fino, pois afunilam as pernas de modo a fazer a quebra de continuidade de pernas grossas. E que eles sejam calçados que de preferência exibam o peito do pé!

Já para aquecer-se no inverno, e a fim de alongar a silhueta e montar looks elegantes, você pode aproveitar para vestir em uma meia calça e sapatos que sejam da mesma cor da meia.

Agora que já sabe que existem sim os modelos ideais para cada tipo de corpo, não erre mais! Compre modelos que se encaixam no seu perfil e que vocÊ sabe que sempre irá arrasar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Sapatos

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *