Looks Com Papete

Pode acreditar, as papetes estão de volta. Para quem não está ligando o “nome” a “pessoa”, vamos explicar bem direitinho quais as características desses sapatos e depois como usá-los. Afinal de contas, eles são perfeitos para o verão, sem falar que são super confortáveis.

Looks Com Papete

Looks Com Papete

O Que São Papetes?

Podemos classificar as papetes como sapatos acima de tudo versáteis e práticos. Ficam bem em pessoas de qualquer idade e seguem o estilo mais esportivo, mas nada impede de usá-los em um look mais arrumadinho. Veremos depois!

O diferencial desse tipo de calçado é em relação a sola, que tem a estrutura toda reforçada e a sua forma concede conforto aos pés, praticamente como se você estivesse usando o bom e velho tênis de ginástica. Porém, no caso dos papetes, os pés ficam bem à vontade e é bem mais fresquinho do que tê-los escondindo dentro do tênis.

Papetes são aquelas sandálias cuja as tiras são largas e o solado é bem mais grosso do que um chinelo normal. Além disso, as tiras não seguem uma linha reta, podem ser acomodadas em direções diversas. Uma das suas principais vantagens é que retém o impacto dos passos durante a caminhada.

Se você olhar bem a sola terá a sensação de que se trata de um calçado para trekking ou trilha, que é justamente o diferencial dos calçados papetes em relação a outras sandálias e chinelos.

Além disso, alguns modelos possuem mesmo travas no solado, fazendo com que a aderência ao solo aumente e fique mais seguro ao caminhar, mesmo que quem está usando passe por terrenos escorregadios e irregulares.

As Vantagens das Papetes

Além de ser muito confortável e garantir estabilidade aos pés ao caminhar, as papetes permitem a transpiração dos pés e isso é essencial em momentos cujo se faz maior esforço físico, como fazer uma trilha com esse tipo de calçado.

Não existe um único modelo de papete, as opções são as mais varidas possíveis, de sandálias mais abertas a mais fechadas. Aliás, é muito comum ver estrangeiros usando esse tipo de calçado com amarração na canela e de meias, para proteger o atrito entre os pés e as papetes.

A variedade de cores desse tipo de calçado não é muito grande, os tons sóbrios são os mais fabricados, como bege, preto e marrom. A marca mais conhecida que fabrica esse tipo de sandália é a Timberland, mas até mesmo as marcas mais voltadas para sapatos mais femininos estão produzindo as papetes, já que elas estão na moda.

A grande maioria das papetes são fechadas com velcro, faz parte da ideia do calçado, conforto, praticidade. Com o velcro é muito mais fácil de calçar e tirar e outra vantagem desse tipo de fechamento é o fato de poder ajustar o tamanho no calcanhar, no tornozelo, até mesmo os dedos. Sendo assim, ela ficará colocada de um modo que não fará mal aos seus pés.

Porém, para quem está querendo curtindo mais a moda das ruas com as papetes, os modelos, neste caso, costumam ter como fechamento, grandes fivelas. As papetes ficam bem com praticamente tudo, com shorts, calças, bermudas e até mesmo saias ou vestidos. Confira a dica de looks com papetes, a seguir!

Dicas de Looks Com Papete

Se você quer cair na moda de cabeça escolha o modelo mais tradicional, que são as feitas em sola moldade de cortiça e com as tiras grossas, com fivela, de couro. Aqui no Brasil, esse calçado que parece ter origem alemã, além de ser chamado de papete também é conhecido como “sandália de Jesus”.

Há uns 10 anos atrás, as sandálias foram uma grande febre e depois de algum tempo de glória, como acontece na moda, foram banidas do guarda-roupa das fashionistas. A verdade é que as papetes quando estão na moda “são tudo de bom”, mas quando não estão, devem ser completamente esquecidas.

Como elas estão na moda agora, porque caíram no gosto das celebridades internacionais, é a hora de atualizar os looks com as papetes, para quem não quer perder o “trem das tendências”.

O modelo que é o “desejo” das fashionistas não poderia ser de outra designer, Isabel Marant, que ficou ainda mais conhecida quando convenceu as fashionistas mais elegantes a usarem tênis de salto.

1- O primeiro look que dá para pensar com as papetes sem medo de errar é com um bom par de calça jeans. Tem tudo a ver com essa peça que é um coringa e não pode faltar no guarda-roupa de ninguém.

Se a ideia for dar uma pegada mais despojada ao look, papetes nos pés, calça jeans modelo boyfriend e uma camiseta branca básica. Depois é só caprichar nos acessórios e pronto, dá para curtir um domingo entre amigas bem confortável e super na moda.

Porém, se a ideia é usar as papetes com jeans, mas ficar menos despojada e mais arrumadinha, basta trocar o modelo de calça jeans, prefira a justinha, dobradinha na bainha criando o comprimento capri e fazendo um estilo mais arrumadinha. Capriche na escolha da blusa, algo romântico com detalhes em um tecido mais fino e pronto.

2- Buscando um segundo look mais para arrumadinho do que para despojado com as papetes, dá para apostar em uma calça de alfaiataria de preferência, em tecido nobre. O linho por exemplo, dá o tom certo. Mas, já vamos avisando, não existe a menor possibilidade de uma mulher ficar elegante calçando as papetes. Não é esse o estilo desse tipo de calçado.

3- O camisão com um short curtinho ou a saia com uma camiseta também são ótimas opções para usar com as papetes. Assim com um vestido, desde que ele tenha uma pegada rústica. Se a peça for romântica ou muito arrumadinha não ficará legal.

É importante não esquecer quais são as características das papetes na hora de montar o look. É um sapato com uma pegada rústica, dá um tom despojado, por isso, não poderá ser combinado com nenhuma peça que “diga”o contrário.

Aliás, o próprio modelo, que lembra um chinelão e como tal não pode ser usado para montar looks elegantes e nem arrumadinhos. Aliás, as papetes para usar no trabalho são uma péssima ideia, a não ser que a sua atividade tenha essa pegada despojada.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Sapatos

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *